• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

5 tipos de inovação para aplicar no seu negócio

Segundo o Pai da Administração, Peter Drucker, ?inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza.? Portanto, inovação vai além dos avanços tecnológicos, podendo estar presente na mudança de valores, no reposicionamento da marca, entre diversas outras situações.

Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer os tipos de inovação existentes se torna essencial para o crescimento da sua empresa. Conheça a seguir cinco tipos de inovação para você aplicar no seu negócio.


Inovação em Marketing

A inovação em Marketing é um dos principais tipos de inovação. Ela não se limita apenas em uma oferta ou promoção, pode ocorrer também com a inovação do logotipo da marca e na forma de atrair ou fidelizar clientes.

Esse tipo de inovação ocorre junto com a tendência de mercado e com o novo tipo de público-alvo que deseja atingir. Um exemplo de inovação em marketing é o chamado módulo Freemium, que é quando se oferece um produto ou serviço de graça por um determinado período. A degustação cativa o cliente, e após o uso temporário acaba contratando o produto ou serviço.


Inovação em Produto

Esse tipo de inovação envolve a criação de um novo produto ou melhorias e relançamentos de projetos que já existem. O objetivo é agregar ainda mais valor ao seu público-alvo e atender suas expectativas e necessidades com maior assertividade.

O que define um produto ser inovador são os novos recursos. As características que trazem algum tipo de valor inédito para o cliente do segmento em questão. Um exemplo são as câmeras de celulares que a cada nova versão a qualidade e recursos se tornam melhores em relação ao modelo anterior.


Inovação em serviços

Essa inovação acontece quando um novo serviço é agregado a um já existente, ampliando a satisfação do cliente. Um exemplo de inovação de serviços são as linhas aéreas, que no exterior tem uma categoria de voos mais baratos por entregar um serviço mais enxuto. Também tem o exemplo da empresa Uber, que sempre lança uma novidade ou uma nova opção de atendimento.


Inovação tecnológica

A inovação tecnológica se trata da adição de novas tecnologias a um produto ou serviço. As informações de mercado são a base da inovação tecnológica. É necessário ter uma equipe de inteligência de mercado para acompanhar as tendências, analisar indicadores e identificar oportunidades de negócio.


Inovação em modelos de negócios

A inovação em modelo de negócio tem o objetivo de alinhar os desejos e necessidades do consumidor com a oferta da empresa. Para desenvolver essa inovação, precisa saber quem é o público-alvo, como pode resolver as necessidades do cliente e quais os procedimentos e recursos devem utilizados para isso.

Um exemplo são empresas que utilizam aplicativos, com isso reinventam a maneira de se comunicar com o cliente e entregar o serviço desejado.

As maiorias das inovações surgem de necessidades percebidas pelos clientes. Estar atento a essas necessidades é o que dá insumo para o desenvolvimento da inovação. A inovação é uma ferramenta poderosa para manter a sua empresa competitiva e a frente dos seus concorrentes.

O que acha de ter acesso exclusivo a diversos conteúdos compartilhados por especialistas para ajudar empresas e profissionais? Se inscreva no Movimento Ponto da Virada, e faça parte da nossa lista premium!


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer os tipos de inovação existentes se torna essencial para o crescimento da sua empresa.

inovação

11/08/2020

https://www.trecsson.com.br/files/blog/c203d8a151612acf12457e4d67635a95/banner-desktop--5-tipos-de-inovacao_1412505433.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/inovacao/5-tipos-de-inovacao-para-aplicar-no-seu-negocio