Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Inovação
    6minutos de leitura

    Inteligência artificial: O que é, como funciona, quais seus impactos na atualidade?

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    O ano é 2141 e a cena descreve uma comunidade de pensadores discutindo se é, não somente, possível, mas sobretudo, ético, um robô possuir emoções humanas. O filme, Inteligência Artificial, é datado de 2001 e foi dirigido por Steven Spielberg, mas é um projeto do cineasta filósofo futurista Stanley Kubrick e aborda uma das questões mais profundas da humanidade e que inevitavelmente teremos que discutir um dia de modo mais claro e aberto.

    A questão é: Até onde vai a Inteligência Artificial?  

    Podemos observar que no início dos anos 2020, ela traz como consequências, centenas de benefícios à nossa vida, saúde e bem estar, mas também outra centena de efeitos colaterais, como por exemplo as propagandas intrusivas que recebemos em nossos celulares e computadores, resultados da Inteligência Artificial sendo usadas por empresas para lucrarem cada vez mais. 

    Nesse artigo iremos aprofundar mais estas questões, definindo o seu conceito, apresentando as suas funções em nossas vidas e sobretudo, refletindo sobre como seu avanço impacta a existência humana, tanto no campo tecnológico, quanto nos campos éticos e sociais.

    Entendendo a origem do termo Inteligência Artificial 


    Por mais que ainda não estejamos familiarizados com o tema, que ainda se mostra uma novidade, a Inteligência Artificial tem sua origem há muitas décadas, mais precisamente após a segunda guerra mundial. Nesta época de pós-guerra o matemático inglês Alan Turing publicou um artigo chamado "Computing Machinery and Intelligence" e neste texto questionou, através de alguns testes, a capacidade das máquinas de serem inteligentes.

    Seu teste, também conhecido como The Imitation Game, ou teste de Turing, visava medir a capacidade de uma máquina apresentar um comportamento inteligente que se equiparasse ao nosso. Para quem desejar entender melhor essa parte do artigo, há um filme chamado O Jogo da Imitação, de 2014, que conta toda esta história.

    Já em 1956, anos depois da publicação do artigo de Turing, o professor John McCarthy deu vida ao termo, se referindo a capacidade que as máquinas poderiam possuir para resolverem problemas que antes eram somente solucionados por humanos. 

    Alguns anos depois outro termo essencial nesta área de estudo foi introduzido: o Machine Learning, que dá aos computadores a capacidade de aprendizado, bastando assim alimentar um algoritmo com dados, que então o computador teria a capacidade de executar funções de modo automático. Este é um dos primeiros e grandes avanços da AI.

    ELIZA, quem é você? 

    Para terminar esta pequena cronologia, chegamos a 1964, e com ele a criação do primeiro chatbot, o software ELIZA, uma criação do cientista da computação americano Joseph Weizenbaum no MIT. ELIZA conversava automaticamente usando respostas baseadas em palavras-chave e estrutura semântica e sintática que é utilizada em larga escala no mundo atual.

    Afinal, o que é uma Inteligência Artificial?