Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Finanças
    8minutos de leitura

    Como Se Tornar Um Analista de Finanças de Sucesso?

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    A área de Analista de Finanças é considerada uma das áreas mais procuradas no mercado atual. Existem muitos caminhos para um profissional Analista financeiro seguir, porém, é importante que o profissional tenha ciência sobre as possíveis áreas de atuação e as habilidades necessárias para se tornar um profissional de sucesso.

    O Analista oferece um suporte completo para empresas, a fim de auxiliar na tomada de decisão. Além disso, o profissional financeiro é responsável por analisar as condições da economia atual e projetar cenários futuros, a partir de técnicas específicas e gestão estratégica.

    Confira a seguir, uma visão geral do mercado para o Analista Financeiro e as possibilidades de carreira para o profissional.

    O que faz um analista de finanças, afinal?


    O analista financeiro é responsável por algumas das principais demandas de uma empresa, como fluxo de caixa, faturamentos, cobranças de inadimplentes, relatórios financeiros, o que cada produto ou serviço vendeu naquele período, as confirmações dos pagamentos, dentre muitos outros trabalhos que o analista de finanças se debruça para resolver.

    Numa economia como a brasileira, a função de analista de finanças tem um papel ainda mais relevante, pois com uma economia instável, é de grande importância otimizar ao máximo a área financeira de uma empresa, construindo uma gestão enxuta financeiramente, pondo em equilíbrio as contas para pagar e os planejamentos.

    O analista de finanças acaba dialogando com todas as áreas de uma empresa, e a sua importância se dá muito por conta dessa ligação que o profissional faz com todas as essas áreas, cabendo a ele criar todos os relatórios necessários para que a empresa consiga ser gerida de forma saudável, e sobretudo, rentável.

    O analista de finanças é um profissional que normalmente se graduou na área de contabilidade ou até mesmo economia, e que fez alguma especialização em alguma área ainda mais específica, como gestão financeira. Essa capacitação, se bem feita, dará todo o suporte para um analista de finanças ser bem sucedido no mercado.

    O cérebro de uma empresa 

    Se toda a área criativa de uma empresa pode ser considerada o coração dela, cabe ao analista de finanças a função de cérebro, afinal de contas, o trabalho de um analista é sobretudo técnico, cabendo a ele analisar, gerir e planejar toda a área de recursos financeiros existentes em uma empresa, seja ela pequena, média ou grande. 

    A rotina de um departamento financeiro em uma empresa carrega uma importância bem grande, pois todos os dias há de vencer algum boleto, algum pagamento, há alguma planilha para ser apresentada, algum relatório para ser entregue, e cobranças para serem feitas. Assim, o analista de finanças possui uma rotina de trabalho bem previsível, de controle de pagamentos e de balanço de finanças.


    Conheça o Mercado Para a Área de Analista de Finanças