• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que significa 5W2H e como aplicar?

Sempre é preciso buscar estratégias para desenvolver as atividades e comunicações corporativas com precisão e agilidade. Por isso, é importante conhecer a ferramenta 5W2H.

Essa técnica representa um modelo internacional para gestão de negócios, com foco em aliar eficiência e simplicidade com o intuito de esclarecer todas as possíveis questões e estratégias para alcançar um bom resultado na empresa. Se você ainda não conhece essa ferramenta, continue a leitura para entender tudo!

O que é 5W2H?

É uma ferramenta de administração utilizada para determinar uma sequência de ações e seus responsáveis para alcançar uma meta ou objetivo, estabelecendo o que será realizado. Confira seu significado:

  • What: o que precisa ser feito?
  • Why: por que precisa ser feito?
  • Where: onde deve ser feito?
  • When: quando precisa ser feito?
  • Who: quem será responsável?
  • How: como deve ser feito?
  • How much: quais são os custos do processo?

A técnica é utilizada para a empresa responder essas perguntas. São úteis tanto para uma cultura interna quanto para aplicação em um único projeto. O objetivo de usá-la é o foco na excelência de resultados.

Como aplicar na empresa?

Primeiro você precisa ter clareza ao tipo de atividade que deseja aplicar a ferramenta. Pode por exemplo usar na contratação de um colaborador, respondendo todas as questões para decidir para quem determinar tal vaga. Quando a técnica é aplicada, você percebe que os processos ficam mais ágeis e pode tomar decisões mais embasadas.

O 5W2H pode ser aplicado em diversas situações, não só na empresa, mas na sua vida pessoal também. Afinal, esta é uma ferramenta criada para aprimorar o planejamento de qualquer atividade. Confira algumas atividades em que a técnica pode ser usada no ambiente empresarial:

  • no planejamento estratégico para tornar uma empresa mais lucrativa;
  • na manutenção de máquinas de uma indústria;
  • na definição de um processo de recrutamento e seleção de pessoal;
  • no aumento da sua carteira de clientes.

Mesmo que sua empresa seja pequena, vale a pena experimentar essa ferramenta para decidir alguns processos. Pois, você consegue ter mais clareza dos objetivos e qual o melhor caminho a ser seguido.

Quais as vantagens de aplicar ao seu negócio?

Agora que você já sabe o que é 5W2H e como aplicá-lo na sua empresa, confira alguns motivos para você não deixar de implementar essa ferramenta!

Ajuda a montar planos de ação

A partir do momento em que você tem todas as informações mapeadas, criar planos de ação deixa de parecer algo tão complexo.

Simples de ser manuseada

A ferramenta funciona com perguntas e respostas sobre o que é preciso para alcançar um objetivo, então ela se torna muito simples de ser manuseada.

Pode ser aplicada em qualquer negócio

Pode ser usada por empresas de qualquer porte e até mesmo pessoas. Basta ter um problema para resolver, um projeto para desenvolver ou uma meta para alcançar.

Não precisa de grandes investimentos

Com baixo custo, o 5W2H pode ser implementado facilmente. E seu negócio não precisa se desfazer de um grande valor em dinheiro para colocá-lo em prática.

Como você pode ver, a metodologia 5W2H é aquele tipo de ferramenta que pode te auxiliar para praticamente tudo. Ela se encaixa a diferentes situações e ocasiões, seja qual for seu objetivo.

Se você deseja aprimorar ainda mais seus conhecimentos e habilidades, confira os nossos cursos de MBA disponíveis! A Trecsson é conveniada FGV e uma das principais referências em educação corporativa no país!

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

5w2h é um conjunto de perguntas utilizadas para construir uma ação rápida e eficiente, essas questões são: What, Why, Who, Where, When, How, How much.

5w2h, o que é 5w2h

29/12/2020

https://www.trecsson.com.br/files/blog/428fca9bc1921c25c5121f9da7815cde/desktop5w2h_1441507235.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/o-que-significa-5w2h-e-como-aplicar