• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Futuro do trabalho: quais as tendência do mercado?


Nas últimas três décadas, passamos por diversas revoluções e, todas elas, fundamentais para chegarmos até este momento da história, como a revolução tecnológica, das relações humanas, da educação, entre outras. Mas, quem pensa que acabou, um aviso: tem muito mais mudanças a caminho e, uma delas, diz respeito ao futuro do trabalho, assunto que tira o sono de milhões de pessoas pelo mundo.

Afinal de contas, teremos uma revolução corporativa pela frente? 

Como será o mercado de trabalho no futuro?

O que ele nos reserva?

Quais serão as tendências que irão ditar o mundo das profissões? 

Todas estas perguntas são importantes para entendermos o nosso lugar no mundo daqui há algum tempo e percebermos o quanto vamos precisar nos aperfeiçoar, ou quem sabe, até mesmo redirecionar nossas habilidades para outras funções ou profissões.

Neste artigo vamos falar sobre o futuro do trabalho e tudo que ele pode nos reservar, desde tendências, até a busca por um perfil mais específico de profissional que o mercado irá procurar. Estão prontos?    


O que esperar do trabalho no futuro?


Podemos esperar muitas novidades, disso temos certeza.

Claro que a primeira grande mudança será reflexo de um movimento que já vem acontecendo, e que se resume ao protagonismo cada vez maior das tecnologias dentro do universo empresarial.

Essa tendência terá como consequência o sumiço de algumas funções no mercado de trabalho, mas também fará nascer outras, equilibrando um pouco essa relação.

Por isso é essencial que desde já possamos acompanhar o que está por vir no futuro do trabalho, para que a gente consiga se aperfeiçoar, se capacitar, mudar nossas metas profissionais e redirecionar nossas habilidades, para que estejamos prontos para sermos bem sucedidos lá na frente.   


Tendências para o trabalho no futuro


É claro que a automação é somente uma das tendências previstas para o futuro do trabalho. Temos muito mais novidades, e vamos listar as principais:


  • Nem modelo presencial, nem modelo remoto

O trabalho presencial sempre foi o padrão no mundo, e no Brasil não era diferente.

Entretanto, com a Pandemia da COVID que se alastrou pelo mundo em 2020, tivemos que nos readequar, e, com isso, surgiu com muita força o modelo de trabalho remoto, baseado na ideia de home office, ou seja, de trabalhar de casa ou de qualquer outro espaço que não seja a empresa.

Com o fim da pandemia, veio o dilema: o que vai prevalecer a partir de agora? 

Como o modelo presencial continua sendo fundamental para grande parte das profissões, e o modelo remoto veio para ficar e diminuir custos, a tendência para o futuro do trabalho é a popularização do modelo híbrido, que justamente une essas duas perspectivas.

Então esperem por empresas que vão buscar profissionais que tenham o perfil para trabalhar de forma remota, mas que também entregue bons resultados presencialmente.


  • Flexibilidade na carga de trabalho

Uma das grandes tendências do mercado para o futuro já começou a engatinhar no mundo e no Brasil. Estamos falando da flexibilidade e da redução da carga horária de trabalho.

Para quem não sabe, já é uma realidade a ideia da semana de trabalho ter 4 dias. 

Essa transformação promete virar algo comum no futuro, principalmente porque a diminuição de 1 dia na semana de trabalho tende a resultar em aumento de produtividade e melhora na qualidade de vida dos colaboradores.

Nesse sentido, outra proposta que promete ganhar espaço no futuro é a da flexibilização de horários, criando sistemas mais maleáveis de trabalho, melhorando sobretudo a qualidade de vida dos profissionais, o que tende a acarretar em maior produtividade e lucratividade para as empresas.


  • Novas profissões

Esse é um movimento que não tem volta. Do mesmo modo que algumas profissões irão sumir do mapa nestas próximas décadas, outras irão surgir, e será preciso estar antenado com as notícias do universo corporativo para se preparar para o futuro do trabalho.

A tendência é que grande parte das novas profissões esteja ligada ao setor de tecnologia, direta ou indiretamente.

Já sobre as profissões que poderão sumir no futuro, destacamos:


1. Funcionários dos correios;

2. Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados; 

3. Caixas de banco e funcionários relacionados;

4. Secretários administrativos e executivos;

5. Caixas e cobradores.


  • A saúde mental será muito mais valorizada

Até pouco tempo atrás vivíamos em uma sociedade que valorizava o excesso de trabalho. Ser workaholic era algo romantizado.

Como resultado desta cultura, surgiram gerações de profissionais cada vez mais exaustos com a rotina de trabalho, com stress, depressão e doenças advindas do excesso de atividades.

Esse modelo já vem sendo refletido e modificado, e será cada vez mais combatido no futuro. 

A saúde mental de todos os envolvidos no mundo corporativo será colocada em primeiro lugar, mesmo porque há uma relação muito forte existente entre saúde mental e produtividade.

  

Profissões que serão valorizadas no futuro


Vários estudos já indicaram quais as profissões que serão valorizadas daqui há algumas décadas. Vamos listar algumas, mas como regra geral podemos dizer que o profissional do futuro precisará dominar completamente as tecnologias.   

Veja a lista:

  • Analistas e cientistas de dados;
  • Especialista em transcrição médica;
  • Especialistas em transformação digital;
  • Engenheiro de energia; 
  • Engenheiros robóticos; 
  • Especialista de marketing digital ; 
  • Especialista em inteligência artificial; 
  • Especialista em sustentabilidade; 
  • Engenheiro de computação em nuvem; 
  • Gerente de produto digital.


Podemos observar alguns detalhes destas inúmeras listas de profissões do futuro que diversos estudos e revistas científicas publicam:


1. Grande parte das profissões vai demandar um conhecimento mais aprofundado pelas novas tecnologias, tais como inteligência artificial e robótica;

2. A figura do especialista será cada vez mais exigida e popularizada;

3. O mundo dos negócios vai ficar cada vez mais ambientado no universo digital, então o profissional com esta habilidade tende a se sobressair.


Como observação extra, podemos afirmar que algumas profissões tradicionais, e que lidam com o ser humano de uma forma mais profunda, serão potencializadas e terão uma importância ímpar. Psicólogos e terapeutas, além de profissionais responsáveis pela nossa saúde clínica e mental, serão cada vez mais valorizados no mercado de trabalho futuro.


Qual o perfil do colaborador do futuro?


Vamos agora entender como será o perfil do colaborador do futuro, quais as habilidades e capacidades que serão exigidas pelas empresas no momento da contratação. Confira:


  • Controle e inteligência emocional

É esperado que o mercado de trabalho futuro gere ainda mais pressão para os profissionais, que terão metas cada vez mais ambiciosas, além de uma concorrência muito forte. 

Pensando neste quadro, o colaborador que conseguir externar um comportamento sereno, tranquilo, que passe controle e inteligência emocional, sairá na frente na disputa por uma vaga de emprego.

O profissional do futuro deverá equilibrar as demandas corporativas, como metas e toda a pressão por resultados, com uma vida pessoal saudável, com qualidade de vida e serenidade nas tomadas de decisões.


  • Comunicação assertiva e escuta ativa

O profissional do futuro será um bom ouvinte, porque uma comunicação eficiente será peça chave para o sucesso de empresas e de colaboradores no mercado de trabalho futuro.

É preciso investir desde já em estudos e capacitações para desenvolver cada vez mais uma comunicação efetiva, assertiva e inteligente, que não deixe ruídos e que entregue de forma muito clara todas as suas opiniões e ideias.


  • Líder e influenciador

No futuro será preciso que cada colaborador tenha e pratique algum nível de liderança e influência no trabalho. Será cada vez mais desejado que o profissional consiga crescer estrategicamente na empresa, adicionando responsabilidades e influenciando outras pessoas.

O profissional que conseguir inspirar, ser admirado, ser respeitado e que tenha a capacidade de motivar e engajar outras pessoas será facilmente alocado no mercado.


  • Hábil na tomada de decisões

Um profissional com a capacidade de tomar decisões, sobretudo em momentos difíceis, terá muito mais facilidade para encontrar empresas que o valorizem.

A tomada de decisão é uma característica muito associada ao líder, mas que na verdade pode ser encontrada em qualquer colaborador em uma empresa. Para isso, é preciso ser proativo e buscar respostas ou ações que beneficiem a empresa sem ficar esperando que seu superior lhe peça. 

Qualquer bom profissional precisa ser hábil na tomada de decisões, mesmo que seja em níveis menores. 


Qual o perfil do líder do futuro?


E o líder do futuro? Quais serão as características que definirão esse cargo estratégico em uma empresa? Confira:


  • Gestão humanizada

Como já falamos, o trabalho no futuro reservará um grande espaço para a saúde mental e para a qualidade de vida das pessoas. Neste cenário, o líder precisará desenvolver uma gestão humanizada, com empatia, escuta ativa e muita compreensão do todo.

O líder do futuro encantará pela sua capacidade de agregar e de construir um ambiente de trabalho saudável, onde os colaboradores se sentem motivados e engajados a desenvolverem as suas funções.


  • Adepto do uso de tecnologias, dados e inovações

O líder do futuro também será alguém familiarizado com todas as inovações tecnológicas existentes no momento.

É preciso que o líder deseje saber e conhecer todos os assuntos ligados ao mercado de trabalho do futuro, que será dominado por tecnologias, algumas já existentes e outras que ainda estão por vir.


  • Gerenciador de conflitos

A empresa de sucesso do futuro será aquela que proporcionará um ambiente de trabalho saudável, produtivo e de bem estar para todos os seus colaboradores. Dessa forma, será papel do líder construir esse ambiente e zelar por ele, sendo o grande gerenciador de conflitos. 

É por meio de uma boa liderança que a empresa conseguirá manter uma equipe engajada e com produtividade em níveis altos.


Conclusão  

Vimos aqui que o futuro já começou no universo empresarial, mas que ele ainda reserva muitas transformações para empresas e colaboradores.

Vimos também o que será tendência no mundo corporativo daqui há algumas décadas e o que será preciso para que nós tenhamos o nosso lugar bem guardado no mercado de trabalho.

E você, já se sente preparado para o futuro do trabalho? Se você está em busca de especializações com os melhores professores da área corporativa, acesse a aba “cursos” aqui do site e confira as nossas opções!


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos falar sobre o futuro do trabalho e tudo que ele pode nos reservar, desde tendências, o perfil ideal do colaborador e do líder do futuro.

futro do trabalho

23/10/2023

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_1611165618.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/futuro-do-trabalho