• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Mentalidade empreendedora: Dicas práticas para criar negócios de sucesso

Começar o próprio negócio não é tarefa simples e nem é para todos, não é verdade? Praticar o empreendedorismo requer uma série de características e habilidades que nem todas as pessoas possuem e talvez por isso que boa parte das empresas que são abertas acabam fracassando e fechando logo em seu primeiro ano. Para que ela cresça, se desenvolva e se consolide é preciso que muitos fatores funcionem, incluindo a necessidade de uma mentalidade empreendedora.

Mas você sabe o que seria essa mentalidade empreendedora?

Neste artigo vamos conhecer a sua definição e como ela é importante para os negócios.

Vamos entender por que ter uma mente empreendedora é essencial para se construir um legado de sucesso no mundo corporativo e como você pode desenvolver este comportamento no seu dia a dia.   

O que é uma mentalidade empreendedora


Podemos definir a mentalidade empreendedora como sendo um conjunto de habilidades que devemos utilizar nos negócios, como a capacidade de tomar decisões, de ter a iniciativa de criar soluções inteligentes e criativas, de enxergar oportunidades no mercado, ou de construir estratégias empresariais que te levem para o sucesso.

A lista de habilidades é ainda mais vasta, mas podemos começar com estas descritas acima. Isso porque não são somente características ou ações estratégicas que fazem você possuir tal mentalidade, é preciso que haja toda uma forma de pensar o empreendedorismo para que você consiga chegar onde quiser no mundo dos negócios.    

A mente empreendedora é o diferencial que muitas vezes separa o empresário comum daquele bem sucedido que constrói um legado e se transforma em referência em sua área de atuação.

Isso porque o sucesso empresarial depende de uma série de fatores, como a necessidade de arriscar, de ter estratégias bem claras, de possuir uma visão panorâmica do negócio, além de outras capacidades que precisamos desenvolver para que uma boa ideia não morra logo nos seus primeiros momentos de vida.

As características de uma mente empreendedora


Assim, para que a sua jornada empreendedora sobreviva e não morra logo de cara é preciso trabalhar uma série de comportamentos estratégicos que te levam ao sucesso e te afastam do fracasso.

Podemos começar entendendo quais seriam as características de uma mente empreendedora:

Coragem para arriscar de forma equilibrada

Uma das características essenciais de uma mente empreendedora é a coragem, tão necessária para iniciarmos um negócio sem medo de fracassar. Esse medo, por sinal, é o elemento que paralisa e sequer permite que a gente avance para o estágio inicial na criação de um negócio.

Ser corajoso, entretanto, não é ser irresponsável ou inconsequente. A coragem precisa vir seguida de uma inteligência estratégica que precisamos ter para planejar todos os passos de nossa jornada empreendedora.

Entender de finanças, compreender o mercado e observar qual a demanda que temos para aquela solução criativa é fundamental para que o empreendedorismo não seja tão somente uma aventura juvenil. É preciso pensar seu negócio a longo prazo, para que o caminho seja bem planejado. 

Capacidade para tomar decisões

A tomada de decisão muitas vezes já consegue separar o joio do trigo, não é verdade? A mente empreendedora é aquela que não se esconde em momentos chave da jornada empresarial. Nesses momentos é preciso que haja a habilidade para a tomada de decisão estratégica, para que você consiga escolher sempre o caminho mais adequado para alcançar seu objetivo.

A tomada de decisão, entretanto, não existe para ser praticada em ações estratégicas ou macro somente, ela precisa ser colocada em prática no dia a dia, em dezenas e centenas de situações pequenas, mas que destas situações dependem o futuro de um negócio.

É por isso que saber tomar decisões é um dos elementos mais importantes de uma mentalidade empreendedora.

Visão panorâmica e estratégica

Você vai montar seu negócio, mas até agora só conseguiu vislumbrar os primeiros meses de funcionamento? É bem possível que você sofra do mal da falta de visão estratégica.

Sim, é preciso ter essa incrível habilidade de projetar de maneira inteligente e clara todas as demandas da empresa. 

O futuro de seu negócio depende de muitos fatores, incluindo vendas, marketing, atendimento, qualidade do produto ou serviço, relações interpessoais, ambiente de trabalho, dentre outras coisas.

Ter uma mente empreendedora te leva a naturalmente pensar em todos esses detalhes e traçar metas e objetivos tanto gerais quanto específicos.

Assim, o líder capacitado consegue projetar o futuro levando em consideração todas as variáveis possíveis naquele momento, sabendo ainda que há brechas para imprevistos. Desta forma a empresa acaba ganhando muito mais força para sobreviver e se consolidar no mercado.

Raciocínio teórico e prático

Estudar e absorver todo conhecimento teórico que existe sobre gestão, administração de empresas e liderança é muito importante para alguém que deseja exercitar a mentalidade empreendedora.

Mas não se engane: é a prática que fará de você alguém capacitado para criar um negócio e fazê-lo prosperar.

Um empreendedor precisa possuir raciocínio prático e lógico para conseguir resolver todas as demandas diárias de maneira eficiente e produtiva.

Esse tipo de raciocínio, que busca resolver problemas ao invés de refleti-lo, é essencial para que seu negócio não afunda no mar das teorias filosóficas. 

O líder nato é aquele que sempre procura ser objetivo, ultrapassando obstáculos e resolvendo problemas diariamente. 

Persistência e disciplina

Ser persistente e disciplinado são duas características básicas para que a mentalidade empreendedora seja implementada.

É muito difícil encontrar jornadas empresariais que foram bem sucedidas logo de imediato. São muitos os obstáculos encontrados e muito provavelmente por isso que mais de 80% das empresas criadas fecham antes de completar dois anos de idade.

Empreender requer persistência, demanda essa vontade de aprender com os erros e buscar sempre se aperfeiçoar, melhorar o serviço entregue e criar condições para que o seu negócio consiga sobreviver cada vez por mais tempo.

Para isso acontecer será necessário outro comportamento estratégico, que é o da disciplina.

Ser disciplinado tem muito mais relação com organização e planejamento que qualquer outra coisa.

Um empreendedor que entende a importância de ser disciplinado terá mais condições de cumprir metas e prazos, de criar um bom ambiente de trabalho e de produzir sempre de forma crescente.

Por que é importante desenvolver uma mentalidade empreendedora?


A mentalidade empreendedora é uma das principais competências necessárias para a construção de um negócio de sucesso.

Colocá-la em prática vai te dar aquele suporte tão necessário para que uma boa ideia se transforme de fato em um caso de sucesso empresarial.

Porém, uma mente empreendedora não é importante somente para fincar as bases para a criação de uma empresa. Essa mentalidade pode ser absorvida e apreendida para ser utilizada em qualquer situação da vida, independente do cargo que você ocupe.

Ou seja, ser empreendedor é o princípio de sucesso em qualquer área de atuação. O empreendedorismo não é a arte da criação de negócios, mas sim a arte de se realizar pessoal e profissionalmente a partir de uma mentalidade vencedora e estratégica.

Dicas práticas para você desenvolver mentalidade empreendedora e criar um negócio de sucesso


Agora que você já sabe tudo sobre mentalidade empreendedora, vamos apresentar algumas dicas infalíveis para você exercitar esta arte e ter mais condições de ser bem sucedido nos negócios:

Cuidado com a ambição inicial

Você sabia que grande parte dos principais casos de sucesso começa com uma ideia simples e um negócio pequeno. Não há problema algum em você ser ambicioso e se imaginar dono de um império no futuro, porém é preciso que você comece seu negócio mantendo os pés no chão para que ele ao menos continue vivo após o primeiro ano.

Pense na ideia estratégica de crescer de forma segura e gradativa, esse modelo é sempre mais eficiente e gera menos chances de fracasso.

Corrija experiências fracassadas e persista 

O empreendedor precisa entender logo que a jornada empresarial é feita com altos e baixos, e entender isso será de grande importância para que haja um futuro. É preciso aprender com os erros e se aprimorar cada vez mais em suas empreitadas. 

Grandes nomes do mercado precisaram criar cinco ou mais negócios para enfim conhecer o sabor do sucesso. É preciso persistir e principalmente, corrigir todas as falhas cometidas nas experiências anteriores.

Assuma os riscos

 Outra dica de ouro para você que deseja ter uma mentalidade empreendedora é sobre os riscos. Sim, se arrisque, essa é uma das chaves do sucesso. 

Quem não assume riscos não erra, porém também não acerta. Saia desta situação cômoda e preguiçosa e seja alguém que de fato vai fazer a diferença no mercado. Assuma riscos e faça todo o possível para que as suas ideias sejam bem sucedidas.

Se olhe no espelho dos outros

 O bom empreendedor é aquele que melhora com os seus erros cometidos. Já o excelente empreendedor é aquele que melhora com os erros dos outros. Sim, tenha essa capacidade de observar os erros cometidos pelos concorrentes e busque antecipá-los para que não aconteça contigo também.

Seja um líder atualizado e inspirador para todos  

É muito provável que você não comece a sua jornada empresarial sozinho, e é por isso que a mentalidade empreendedora se relaciona também com a capacidade de você saber liderar uma equipe de forma eficiente e inspiradora.

Se atualize, agregue continuamente conhecimento e saber, para que a sua imagem sempre seja referência para as pessoas que podem e vão te ajudar na sua jornada profissional.

Conclusão

Vimos aqui que o sucesso empresarial depende de uma série de variáveis, incluindo principalmente a necessidade de uma mentalidade empreendedora.

É preciso ter esse comportamento diferenciado para que a gente consiga criar o ambiente perfeito para gerar sucesso no mundo corporativo.

Você já conhecia o conceito de mentalidade empreendedora? O que acha? Veja outros conteúdos como este em nosso blog.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos conhecer a sua definição e como ela é importante para os negócios. Vamos entender por que ter uma mente empreendedora é essencial para se construir um legado de sucesso.

Mentalidade empreendedora

23/08/2023

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_1122388450.png

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/mentalidade-empreendedora