• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Compartilhe:

Curso online ou presencial? Vantagens e desvantagens de cada formato

 Antigamente, os cursos presenciais eram a única opção que os estudantes tinham para escolher na hora de estudar. Mas esse cenário mudou e hoje é possível encontrar muitas opções de cursos online.

Seja para fazer uma graduação, uma pós-graduação, um MBA, ou um curso profissionalizante, existem ótimos cursos tanto online quanto presencial. Por isso, é preciso entender o seu estilo de aprendizagem para definir qual é o melhor. Confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada modelo.


Curso online

Com a correria do dia a dia, as pessoas andam sem muito tempo, o que fez a necessidade de resolver inúmeras atividades de forma online. Hoje, grande parte das tarefas do dia podem ser feitas pela internet, e isso também vale para a educação.

Para estudar um curso online, tudo que um estudante precisa é de um computador, acesso a internet e um lugar confortável para poder se instalar e estudar. Vale ressaltar que é sempre muito importante buscar referências de quem já fez o curso que está procurando, afinal isso o ajudará para que não tenha uma experiência frustrada.


Vantagens:

Há muitas vantagens que devem ser levadas em consideração na hora da escolha. Entre elas estão:

  • Flexibilidade de horário: Os cursos online podem ser feitos de acordo com a agenda do estudante, sem horário fixo para cumprimento da grade curricular.
  • Sem deslocamento: Não precisar se deslocar fisicamente é um grande diferencial, principalmente para quem vive em cidades maiores. Assim, proporciona a você uma economia de tempo e de dinheiro, já que não terá custo com o transporte.
  • Preço: Por não oferecer uma estrutura física ao estudante, o curso online tende a ser mais barato que o presencial.


Desvantagens:

  • Atividades sozinhas: Muitas pessoas não se adaptam ao curso online por ser uma atividade mais solitária. Geralmente todas as atividades do curso online você irá fazer sozinho.
  • Disciplina: Por ter uma flexibilidade de horário, uma das maiores dificuldades é manter o foco e a disciplina.


Curso Presencial


O curso presencial ainda é o mais procurado por pessoas que estão em busca de novos conhecimentos. Conheça as vantagens e desvantagens:


Vantagens:

  • Tirar dúvidas: Uma vantagem do curso presencial em relação ao online é na hora de tirar dúvidas. Geralmente no curso online você terá uma taxa de espera para esclarecer suas dúvidas, enquanto no presencial, você poderá esclarecê-las quando quiser.
  • Network: O curso presencial permite a criação de vínculos com colegas de classe. Com isso, há mais trocas de conhecimento e experiências.
  • Disciplina: Por ter horários e locais definidos, o curso presencial favorece a criação da rotina e manutenção da disciplina.


Desvantagens:

  • Deslocamento: Fazer o trajeto de casa até o curso ou do trabalho para o curso, pode ser um pouco desgastante.
  • Custo: O custo pode ser mais elevado considerando a estrutura, material disponibilizado, e até mesmo lanche.


Essas são algumas considerações que devem ser analisadas na hora de escolher o seu curso. Seja ele online ou presencial, o importante é escolher uma instituição séria e de qualidade comprovada.


Você sabia que a Trecsson possui uma variedade de cursos online tanto quanto presenciais? Confira todos nossos cursos disponíveis e se inscreva!


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Seja para fazer uma graduação, uma pós-graduação, um MBA, ou um curso profissionalizante, existem ótimos cursos tanto online quanto presencial. Por isso, é preciso entender o seu estilo de aprendizagem para definir qual é o melhor.

curso online, curso presencial

17/08/2020

https://www.trecsson.com.br/files/blog/13f3cf8c531952d72e5847c4183e6910/banner-desktop--curso-online_1034577829.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/cursos/curso-online-ou-presencial