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3 Passos para Motivar Seus Colaboradores

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Felipe Agnello
22/09/2014

Uma das tarefas mais difíceis de gerenciar colaboradores é mantê-los motivados. Além de delegar, organizar e manter os colaboradores com suas tarefas em dia, o gestor também precisa mantê-los motivados para executar suas funções com eficiência. Embora a motivação seja uma coisa que venha de dentro da pessoa, muitas vezes o gestor precisa fazer uma força para incentivar as pessoas a irem mais longe, atingir metas e conquistarem os objetivos da empresa. Independente de talento ou treinamento, o engajamento é uma das ferramentas essenciais para o sucesso de uma organização.

Muitos colaboradores não se sentem motivados para dedicar 100% ao trabalho porque eles não se sentem responsáveis pela empresa, muitas vezes por não possuírem parte dela. No entanto, os tipos de funcionários que assumem o trabalho com um forte senso de responsabilidade, tendem a se sentirem mais motivados e engajados, querendo resultados. Stuart Leung, da Salesforce escreveu sobre 3 passos para motivar seus colaboradores e consequentemente ver a produtividade da empresa subindo. Confira!


Concentre-se no impacto da empresa
Uma das formas mais importantes para começar a motivar os membros da sua equipe é mudar a maneira como você fala sobre a sua empresa. Na verdade a questão é que, enquanto os acionistas muitas vezes se preocupam com o desempenho financeiro de uma empresa, a maioria dos funcionários não têm tanto interesse nos resultados financeiros da organização. Isto ocorre geralmente quando os funcionários não veem uma correlação direta entre o salário e o sucesso financeiro da empresa.

A fim de obter funcionários mais engajados com a empresa, muitos gestores de sucesso descobriram que os colaboradores são muitas vezes mais motivados pelo impacto que a sua organização tem sobre o mundo ao seu redor, em vez do sucesso financeiro da empresa. De fato, muitos estudos descobriram que os trabalhadores mais jovens, que compõem a força de trabalho de hoje, muitas vezes abraçam mais este tipo mentalidade. Com isto em mente, os gestores procuram motivar a sua equipe concentrando-se no impacto que a empresa tem na sociedade, ao invés de estatísticas financeiras.  Usar esta abordagem em reuniões de equipe e em interações empregado-gerente pode ajudar a inspirar um engajamento mais natural dos membros da equipe.


Tenha "nós" em mente
Muitas vezes, quando os gerentes notam um funcionário desmotivado, eles instantaneamente começam a procurar os problemas que possam ter causado. No entanto, quando os gerentes jogam a culpa em um funcionário e perguntam: "Por que você está fazendo isso?" Eles estão muitas vezes apenas desencorajando seus empregados, ao invés motivá-los. Isso pode fazer com que os funcionários se retirem, ou sintam-se ainda mais retraídos. É importante lembrar que, muitas vezes, quando os funcionários não estão atuando como normal, há uma razão por trás disso, e, normalmente, é porque o funcionário se sente desvalorizado.

A fim de manter os funcionários engajados no que eles estão fazendo, comece a colocar o "nós" como mentalidade de trabalho com os membros da equipe. As questões devem ser abordadas como "O que podemos fazer para ajudar?" E "Como podemos resolver este problema?" Isso evita o problema de colocar a culpa em um sófuncionário, e também dá aos membros da equipe a oportunidade de se reconectar com a sua empresa. Membros da equipe que são abordados com a mentalidade "nós" em vez do "eu" também são suscetíveis a corrigir qualquer problema com o seu desempenho. Isso é porque eles sentem que suas ações impactam mais fortemente a equipe, em vez de apenas um indivíduo dentro da empresa.


Passe mais tempo inspirando que micro-gerenciando
Muitas vezes, os gerentes que gastam muito tempo tentando micro-gerenciar e controlar os esforços de seus funcionários, acabam se esquecendo de inspirar os membros de sua equipe. Uma pesquisa revelou que as pessoas que trabalham para líderes que são considerados inspiradores são mais comprometidos, produtivos e satisfeitos. Eles também são mais propensos a permanecer em seus postos de trabalho. 

Embora possa ser difícil ter tempo para tentar inspirar os outros em vez de gerenciar o trabalho que fazem, os líderes que tomam esta abordagem, muitas vezes estabelecem relações mais estreitas com os seus empregados e bem mais focadas, assim os membros da equipe ficam mais motivados e comprometidos. Inspire aqueles ao seu redor e preste muita atenção para a mensagem que você entrega. Os resultados podem surpreendê-lo.

Via www.salesforce.com

 

 
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