Maringá: (44) 3029 1162 / Dourados: (67) 3038 1477
Aluno/Professor
Início > Blog

Você sabe o que é PNL?

Foto do Post
Leidiana Palma

A PNL, ou Programação Neurolinguística, se popularizou tanto no ambiente corporativo quanto nas relações interpessoais. A técnica pode ser utilizada nas empresas como forma de treinamento das competências dos colaboradores, ampliando as habilidades de negociação e auxiliando na superação de obstáculos e na resolução de conflitos.

Outra vantagem na utilização da Programação Neurolinguística dentro das corporações é a contribuição para o desenvolvimento emocional do corpo de funcionários, fornecendo os recursos necessários para que possam atingir seus objetivos profissionais.

 

ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

A PNL é um conjunto de técnicas que ensina as pessoas a entenderem e modificarem seus processos cognitivos por meio das identificações dos padrões de linguagem, a fim de questioná-las e refletir sobre o que é preciso resignar. Através da PNL é possível aprender como organizamos nossos sentimentos e emoções e a maneira como esses refletem na forma como enxergamos a realidade interna e externa.

Por isso, foi dado a essa ferramenta o nome de “programação”, pois a PNL visa rever valores e conceitos, bem como as crenças limitantes de cada indivíduo. Nesse sentido, o cérebro é reprogramado para que possa impactar de maneira positiva nas nossas ações do dia a dia, bem como na execução de tarefas e na busca constante por melhorias.

É comum que, vez ou outra, diante de determinados cenários, nos questionemos sobre nossas ações e decisões depois que tenham acontecido. Nesses casos ficamos nos perguntando o que poderíamos ter feito de maneira diferente. Já aconteceu com você?

Isso ocorre porque cada indivíduo tem sua história, valores e motivações, que acabam influenciando nas ações verbais e não verbais do dia a dia.

Essa representação interna faz com que as pessoas enxerguem e reajam de forma diferente diante da mesma situação. Sabendo que essas reações são inconscientes, a PNL é usada para criar “programas mentais” que facilitam inúmeros aspectos da nossa vida.

 

HISTÓRIA DA PNL

A Programação Neurolinguística é uma ciência em constante evolução, seus criadores Richard Bandler e John Grinder continuam aprimorando a técnica. No início dos estudos, esses profissionais puderam observar que alguns padrões externos, como comportamentos e linguagens específicas, ajudam as pessoas a realizar suas atividades com excelência, influenciando diretamente nos resultados.

As pesquisas mostraram, ainda, que alguns padrões internos, como crenças e suposições, são determinantes para o alcance do sucesso. Ou seja, por trás dos comportamentos de cada indivíduo, existe uma estrutura de pensamentos que impactam diretamente nas suas ações e consequentemente na realização dos objetivos.

Por esses motivos, as empresas já perceberam a importância dessas técnicas no meio corporativo e têm incentivado os seus profissionais a participarem de cursos e treinamentos na área.

 

PNL NAS NEGOCIAÇÕES

Como falado anteriormente, o estudo da PNL te possibilita a compreender melhor o comportamento humano que, além de promover o autoconhecimento e ampliar seu desenvolvimento, abrirá portas para que você possa se conectar mais facilmente com outras pessoas.

Em um processo de negociação, conectar-se com a outra pessoa é uma etapa fundamental para deixá-la mais receptiva à suas ideias e, à essa conexão, é dado o nome de rapport.

Outro aspecto importante aprendido com a PNL é identificação do perfil de outras pessoas, entre sinestésico, auditivo ou visual. Essa identificação impactará em seu discurso deixando a sua comunicação mais eficiente.

Conhecer a si mesmo e conhecer o próximo é algo que vem acompanhado de inúmeros benefícios. Melhorar seu aprendizado, seu relacionamento com outras pessoas e até a forma como lida com as situações, traz consequências muito positivas para o seu cotidiano no âmbito pessoal ou profissional.

 

Esse conteúdo te ajudou a compreender um pouco mais sobre o que é PNL? Então compartilhe em suas redes sociais! Assim você estará auxiliando mais pessoas que podem estar com dúvidas sobre a Programação Neurolinguística.

 
Facebook
LinkedIn
Twitter
G+
E-mail
Compartilhe com sua rede.
Deixe seu comentário
 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRECSSON

Unidade Maringá
Avenida Colombo, 9161. Andares 1 e 2 no Shopping Catuaí - Maringá-PR
44 3029 1162
Unidade Dourados
Rua Ponta Porã, 1540 - Salas 1 e 2 – Jardim América – Dourados - MS
67 3038 1477
Avalie nosso site aqui:   Avaliar
Voltar ao topo
Voltar ao topo
@2019 Trecsson Business - Todos os Direitos Reservados
Vikings Digital