Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Comercial
    5minutos de leitura

    Gestão Comercial: Conheça o Mercado e as Oportunidades

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    Um dos fatores de maior impacto no sucesso de uma empresa é sem dúvidas ter uma equipe de excelência em Gestão Comercial.

    O mercado corporativo traz muitos desafios para o empreendedor atual e ter nas mangas as melhores estratégias para se sobressair ainda é o melhor investimento. A área de vendas exige muita cautela e visão inteligente para obter os melhores resultados que beneficiam diretamente o futuro da empresa.

    Exatamente por este motivo é que as companhias estão muito exigentes quanto à ocupação deste cargo. É um cargo de extrema responsabilidade e que é crucial para qualquer tipo de empresa alcançar os maiores objetivos.

    Se você quer ingressar no mercado de trabalho, esta é uma excelente área para escolher. Porém, você precisa estar ciente que há a exigência de um longo caminho de aprendizado pela frente. Lembre-se que quanto mais qualificado você for, maiores serão suas oportunidades.

    Esse longo caminho de aprendizagem pode te levar para alguns destinos desejados, dentre eles o mercado internacional e o mercado brasileiro. Ambos possuem suas particularidades.

    A gestão comercial em mercado internacional 


    Quando se pensa em gestão comercial no exterior, uma das opções mais viáveis para os profissionais da área é dentro de empresas de importação e exportação. Essa área ocupa grande parte do mercado e é o maior objetivo de executivos e profissionais formados em gestão comercial no mercado internacional. 

    O estudo de legislação internacional, além do aperfeiçoamento de áreas como administração, gestão comercial, e comércio exterior são o foco de trabalho que irá formar o bom profissional que atuará na área de mercado internacional.

    Esse mercado também acolhe, além de empresas de exportação e importação, bancos, empresas de seguro, empresas de logísticas especializadas em comércio internacional, dentre outros.

    Com isso posto, caberá ao profissional dominar a língua do país escolhido para trabalhar. A necessidade da fluência existe, mas o mercado busca ao menos um candidato que consiga entender e conversar no idioma original. 

    Além disso, será necessário estar com as documentações regulares, como visto de trabalho e todas as exigências administrativas - até mesmo de saúde - que cada país exige dos estrangeiros que entram no país.

    Fora isto, será exigência que o profissional em gestão comercial no exterior domine termos como mercado globalizado, entenda todas as nuances de siglas como a OMC, conheça os blocos econômicos mundo afora, além do domínio de áreas como marketing, tributação internacional, legislação comercial de cada país trabalhado, dentre vários outros itens necessários para o profissional se destacar no mercado. 

    Para o bom profissional, as oportunidades de trabalho são amplas e com chances significativas de sucesso. Para isso, entretanto, é necessário muito estudo, capacitação, especialização e preparo. Um dos primeiros e mais importantes passos será a escolha do curso a ser estudado. A especialização oferecida pela FGV em relações internacionais é uma ótima opção para se chegar ao destino tão almejado. 


    A gestão comercial no mercado brasileiro