Gestão Comercial: Conheça o Mercado e as Oportunidades
Um dos fatores de maior impacto no sucesso de uma empresa é sem dúvidas ter uma equipe de excelência em Gestão Comercial.
O mercado corporativo traz muitos desafios para o empreendedor atual e ter nas mangas as melhores estratégias para se sobressair ainda é o melhor investimento. A área de vendas exige muita cautela e visão inteligente para obter os melhores resultados que beneficiam diretamente o futuro da empresa.
Exatamente por este motivo é que as companhias estão muito exigentes quanto à ocupação deste cargo. É um cargo de extrema responsabilidade e que é crucial para qualquer tipo de empresa alcançar os maiores objetivos.
Se você quer ingressar no mercado de trabalho, esta é uma excelente área para escolher. Porém, você precisa estar ciente que há a exigência de um longo caminho de aprendizado pela frente. Lembre-se que quanto mais qualificado você for, maiores serão suas oportunidades.
Esse longo caminho de aprendizagem pode te levar para alguns destinos desejados, dentre eles o mercado internacional e o mercado brasileiro. Ambos possuem suas particularidades.
A gestão comercial em mercado internacional
Quando se pensa em gestão comercial no exterior, uma das opções mais viáveis para os profissionais da área é dentro de empresas de importação e exportação. Essa área ocupa grande parte do mercado e é o maior objetivo de executivos e profissionais formados em gestão comercial no mercado internacional.
O estudo de legislação internacional, além do aperfeiçoamento de áreas como administração, gestão comercial, e comércio exterior são o foco de trabalho que irá formar o bom profissional que atuará na área de mercado internacional.
Esse mercado também acolhe, além de empresas de exportação e importação, bancos, empresas de seguro, empresas de logísticas especializadas em comércio internacional, dentre outros.
Com isso posto, caberá ao profissional dominar a língua do país escolhido para trabalhar. A necessidade da fluência existe, mas o mercado busca ao menos um candidato que consiga entender e conversar no idioma original.
Além disso, será necessário estar com as documentações regulares, como visto de trabalho e todas as exigências administrativas - até mesmo de saúde - que cada país exige dos estrangeiros que entram no país.
Fora isto, será exigência que o profissional em gestão comercial no exterior domine termos como mercado globalizado, entenda todas as nuances de siglas como a OMC, conheça os blocos econômicos mundo afora, além do domínio de áreas como marketing, tributação internacional, legislação comercial de cada país trabalhado, dentre vários outros itens necessários para o profissional se destacar no mercado.
Para o bom profissional, as oportunidades de trabalho são amplas e com chances significativas de sucesso. Para isso, entretanto, é necessário muito estudo, capacitação, especialização e preparo. Um dos primeiros e mais importantes passos será a escolha do curso a ser estudado. A especialização oferecida pela FGV em relações internacionais é uma ótima opção para se chegar ao destino tão almejado.
A gestão comercial no mercado brasileiro
O trabalho do gestor comercial é dos mais relevantes no mercado: trabalhar e organizar compra e venda de produtos e serviços dentro de uma empresa. Ele define equipes, estratégias de vendas, os locais de vendas, tudo em prol de uma melhor relação quantidade de vendas x qualidade do produto.
O gestor comercial no Brasil deve entender tanto de marketing, quanto de administração, logística, economia, transações comerciais, tributação, e uma série de outras partes do conhecimento econômico dentro de uma empresa.
A gestão comercial tem uma importância bem significativa no Brasil, já que somos um país que foca muito no setor terciário, formado basicamente pelo comércio e serviços. Assim, um gestor comercial já entra em um mercado de trabalho gigante, com muitas oportunidades, que abraça todos os profissionais qualificados.