Maringá: (44) 3029 1162 / Dourados: (67) 3038 1477
Aluno/Professor
Início > Blog

Você sabe o que é PMBOK?

Foto do Post
Leidiana Palma

A sigla PMBOK é muito conhecida no meio empresarial pelos gerentes de projetos, isso porque esse é o guia que reúne as principais informações para que esses profissionais executem e gerenciem os projetos de forma eficiente.

E é devido a importância desse material que preparamos esse artigo, que tem o intuito de apresentar um pouco sobre o que é o PMBOK e como ele pode ajudar os gestores a alcançar os resultados de forma mais objetiva!

 

 

Como surgiu o PMBOK?

Entre os anos 50 e 60 as técnicas de gestão foram criadas e transformadas em uma disciplina com o objetivo de ajudar os gestores a colocar em prática seus conhecimentos. Surgiu então um movimento liderado pelo Project Manager Institute (PMI). Esse instituto organizou essas práticas e desenvolveu um método para se administrar projetos.

 

“O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Nosso trabalho para a profissão auxilia mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.” – PMI (brasil.pmi.org)

 

Como resultado disso surgiu o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Esse guia reúne conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos que todas as pessoas desse ramo devem conhecer e dominar.

Ao longo de 600 páginas, o guia oferece aos profissionais técnicas, além de teorias e práticas, de 10 áreas do gerenciamento de projetos. O livro ensina como planejar, executar e controlar todas as faces de um projeto desenvolvido em fases que se complementam.

Considerada a “Bíblia do gestor de projetos”, o PMBOK oferece conhecimentos adquiridos por profissionais de todo o mundo, são informações didáticas de fácil entendimento para que qualquer pessoa consiga desenvolver projetos de todos os tipos de complexidade.

O Guia descreve o ciclo de vida de um projeto, de forma detalhada, expondo os processos, atividades e documentos relacionados. Ele traz normas, técnicas, métodos e processos, a partir de anos de experiências de quem tem no currículo uma gestão estratégica e eficaz.

 

Porque o PMBOK é tão importante para a Gestão de Projetos?

A importância desse guia é reflexo, principalmente, da padronização. Isso porque a partir do aprendizado das práticas do PMBOK, é possível padronizar os processos por meio de diretrizes claras de gestão e distribuir as informações, com maior transparência, com o objetivo de garantir maior eficácia no gerenciamento do projeto.

 

Quer se aprofundar na Gestão de Projetos?

O MBA  da FGV em Gestão: Projetos é um dos cursos mais procurados por aqui, tamanha a sua importância no ambiente corporativo. Esse curso foi baseado nos conhecimentos do PMBOK, que é um guia reconhecido no mundo todo.

O curso possibilita desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, oferece conhecimentos técnicos para os alunos se tornarem gestores líderes, relaciona o teórico a prática, e trabalha o autoconhecimento do aluno para formar um projeto de carreira, além de obter um grande reconhecimento pelo título e permitir uma atuação rápida e imediata no mercado trabalho

 

Tem interesse no assunto e gostaria de mais informações? Temos turmas em Maringá e Dourados, acesse o link abaixo e saiba mais!

MBA FGV em Gestão: Projetos - Maringá, PR

MBA FGV em Gestão: Projetos - Dourados - MS

 
Facebook
LinkedIn
Twitter
G+
E-mail
Compartilhe com sua rede.
Deixe seu comentário
 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRECSSON

Unidade Maringá
Avenida Colombo, 9161. Andares 1 e 2 no Shopping Catuaí - Maringá-PR
44 3029 1162
Unidade Dourados
Rua Ponta Porã, 1540 - Salas 1 e 2 – Jardim América – Dourados - MS
67 3038 1477
Avalie nosso site aqui:   Avaliar
Voltar ao topo
Voltar ao topo
@2019 Trecsson Business - Todos os Direitos Reservados
Vikings Digital