• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Recrutamento e seleção: 4 erros de contratação que geram prejuízos

Quando falamos em recrutamento e seleção de talentos, precisamos levar em conta o prejuízo de uma contratação errada. Qualquer falha na hora de contratar um novo colaborador pode levar a uma série de consequências negativas para o negócio.

Justamente por isso que essa etapa precisa ser minuciosa e deve alinhar as habilidades necessárias com os objetivos e metas do negócio.

Para te ajudar a otimizar o processo de busca de colaboradores para fazer parte de um time vencedor, separamos algumas dicas importantes. Confira a seguir!

4 erros para evitar no processo de recrutamento e seleção

1 Falta de planejamento no processo seletivo

Antes de mais nada, é importante detalhar e criar um plano de cargos e salários que serão ofertados. Esse plano permitirá que o candidato saiba exatamente o que esperar do futuro de sua carreira, ou seja, detalha a possibilidade de crescimento e aumentos de salário mediante metas ou produtividade.

Sendo assim, é um atrativo interessante para os candidatos ao mesmo tempo que ajuda o gestor a organizar melhor as competências estratégicas para cada cargo.

2 Não fazer um mapeamento de competências

Por falar em competências, temos um ponto importante neste tópico. A maioria das empresas que estão prestes a contratar um colaborador para determinado cargo, esquece de somar habilidades comportamentais, isto é, foca somente nas competências exigidas para o cargo.

Mas você deve estar pensando: o que há de errado nisso? Na verdade, este não é um erro, e sim uma falha de atenção estratégica que pode postergar o alcance dos seus maiores objetivos.

Para ilustrar melhor essa linha de raciocínio, vamos pensar em um cargo de líder de produção para uma empresa de calçados.

Para tal cargo, as competências principais são, sem dúvidas, o conhecimento técnico e a capacidade de comunicação. No entanto, para otimizar ainda mais esse processo seletivo, a empresa poderia montar uma roda de competências ou também conhecida como mandala de seleção de talentos.

Nesse modelo gráfico de perfil, o responsável pela contratação poderia incluir características cruciais que, em combinação com as capacidades exigidas, tornaria o candidato um forte potencial para alavancar sucesso na empresa.  Veja alguns exemplos:

  • Capacidade de treinamento;
  • Tomador de decisão;
  • Visão analítica e estratégica;
  • Mente inovadora;
  • Conhecimentos em gestão de riscos;
  • Resiliência;
  • Motivador de equipe;
  • Ética empresarial;
  • Administrador de conflitos.

Essas são algumas das características que tornam o papel do líder muito mais valioso dentro de uma empresa. Portanto, vale a pena incluir essa dica na próxima seleção de talentos de sua empresa.

3 Não aplicar testes de habilidades

Não realizar testes de aptidão pode resultar em sérios problemas no dia a dia do cargo. Por mais que as principais competências estejam contidas no CV, vale a pena testar na prática como o candidato se comporta frente aos principais desafios da sua empresa.

Portanto, junto a toda a equipe de gestão, elabore um teste de aptidão. Isso facilitará muito no processo de escolha do melhor perfil que irá ajudar a crescer o seu negócio.

4 Falta de atenção com a cultura organizacional

Uma falha tremenda na hora do recrutamento e seleção de talentos é esquecer de mencionar a cultura organizacional da empresa. Uma equipe que conhece os valores, missão e visão da organização estará sempre disposta a atingir metas, se adequar às mudanças e debater ideias em busca do crescimento.

Por outro lado, uma empresa que não demonstra atenção quanto ao seu posicionamento no mercado não inspira motivação, confiança nem transparência. Portanto, é de suma importância transmitir essas informações a todos os candidatos e potenciais escolhidos.

Dessa forma, as chances de atrair talentos que compartilham das mesmas ideias serão muito maiores.

Esperamos muito que essas dicas sejam válidas e que possam te ajudar a prosperar cada vez mais com estratégias para a reunião de um time de colaboradores vencedor. Compartilhe esse conteúdo!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Quando falamos em recrutamento e seleção de talentos, precisamos levar em conta o prejuízo de uma contratação errada. Conheça 4 erros!

recrutamento e seleção de talentos

05/02/2020

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/pessoas/recrutamento-e-selecao-4-erros-de-contratacao-que-geram-prejuizos