• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Por que investir no treinamento e capacitação dos colaboradores?

Neste artigo vamos abordar a importância das corporações investirem no treinamento e capacitação dos seus colaboradores. Veja algumas dicas e estratégias para a sua empresa não errar na hora de oferecer uma política de treinamento para sua equipe.

Porque investir nos colaboradores?

Com o mundo corporativo cada vez mais competitivo, manter uma equipe de alta performance com profissionais capacitados impacta diretamente nos resultados da empresa.

Treinar e capacitar os colaboradores, são táticas usadas por empresas que querem aumentar o desempenho da equipe e seus resultados. Profissionais capacitados alcançam metas e geram lucros para a empresa, impactando diretamente no crescimento da corporação.

Como reter esses profissionais talentosos na empresa e incentivar a criatividade e o engajamento?

A resposta é simples: por meio de estratégias que visam valorizar e potencializar o que cada trabalhador tem de melhor.

Imagine profissionais que atuam em áreas que não têm afinidade, ou sem equipamentos necessários para execução do trabalho? Colaboradores desatualizados e sem um ambiente de trabalho saudável e propício para realização das tarefas ficam desestimulados e produzem menos.

Treinar e capacitar os funcionários faz com que eles se sintam engajados e pensem em um futuro dentro da empresa.

Dicas de como capacitar a sua equipe

 

1.Conheça sua equipe

Quando se conhece a equipe e conhece seus pontos fortes e fracos, fica mais fácil direcionar qual tipo de treinamento aqueles funcionários precisam. Uma observação importante é não se esquecer de considerar a individualidade, pois os colaboradores têm necessidades diferentes.

2.Potencialize as habilidades do colaborador

Desenvolver as habilidades em que o colaborador tem mais dificuldade contribui para a melhoria do desempenho, porém ainda melhor é focar as ações nos pontos fortes de cada um, para que desenvolvam as atividades com excelência. Isso certamente fará diferença na conquista por resultados.

3.Ofereça treinamentos presenciais e online

Existem diferentes tipos de treinamentos, sendo alguns presenciais e outros online. Procure um método que atenda às necessidades da sua empresa e dos colaboradores.

Cenário Brasileiro e a capacitação de colaboradores

De acordo com a 13ª edição do ?Panorama de Treinamento no Brasil?, em 2018 as empresas brasileiras investiram, na média, o equivalente à 1,62% da sua folha de pagamentos (aproximadamente  2,21 milhões) em treinamentos. Porém, esse número sofreu uma baixa de 8% se comparado com dados do ano anterior.

Algumas empresas ainda não perceberam a importância de capacitar seus colaboradores. Outras sabem, mas preferem não investir. Um dos fatores para esse cenário é o desaquecimento da economia do país. Ainda assim, essa área de capacitação vem ganhando relevância e se mostrando resistente mesmo em períodos de crise.

Afinal, somente através do conhecimento e da capacitação é que empresas conseguem se destacar no mercado e superar a concorrência em cenários de dificuldade.

Por isso, se o crescimento sustentável for o objetivo da sua empresa, é fundamental que você comece um trabalho de educação corporativa o quanto antes!

Você ainda não tem certeza de que esse é um caminho a ser seguido? Veja essas 3 empresas que aplicaram a educação corporativa e tiveram excelentes resultados!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos abordar a importância das corporações investiram no treinamento e capacitação dos seus colaboradores

treinamento e capacitação dos colaboradores

13/12/2019

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/educacao/por-que-investir-no-treinamento-e-capacitacao-dos-colaboradores