Aluno/Professor
Início > Blog

MBA em Gestão de Projetos contempla todos os setores da atividade econômica

Foto do Post
Cláudio Galleti

Empresas dos mais variados segmentos investem na Gestão de Projetos para alcançar os resultados desejados, reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e, consequentemente, ampliar as margens de lucro. O que, até o início do século XXI, era comum para as áreas das engenheiras, Arquitetura e para a indústria da transformação, agora, recebe especial atenção de setores como médico-hospitalar, comércio, público e, inclusive, organizações sem fins lucrativos.

O professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Baptista Barcaui, destaca que a Gestão de Projetos está no “radar” de quem deseja “vida longa e próspera”. “Hoje, elaborar e gerenciar projetos é uma exigência para se obter sucesso. É reunir e aplicar as ferramentas que possibilitam fazer algo, com qualidade, de forma mais rápida e com um custo menor”, ressalta.

Técnicas e habilidades

Barcaui comenta que gerenciar um projeto requer competências técnicas e emocionais. O lado técnico está focado no planejamento, no cumprimento do cronograma, na avaliação dos riscos, no dimensionamento dos custos, no controle da qualidade, entre outros fatores. A questão emocional envolve os comportamentos de um líder; as atitudes para manter uma equipe “eclética”, coesa e pró-ativa; e as habilidades para negociar com liderados, fornecedores e clientes.

A postura ética e os compromissos “social e ambientalmente” responsáveis são outras “características inatas” aos gestores de projetos. “Ética, moral e sustentabilidade devem estar impressas, “em letras garrafais”, no DNA do projeto. São semelhantes à qualidade. Deixaram, há muito, de ser obrigação, para serem pilares básicos de qualquer iniciativa”, afirma o pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).

PMI

Coordenador do curso de MBA em Gerência de Projetos da FGV, Barcaui comenta que a grade curricular segue as práticas do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI, na sigla em inglês para Project Management Institute). “É a reunião do que há de melhor e mais avançado no mercado; uma bagagem de conhecimentos aperfeiçoada ao longo de mais de setenta anos de experiência”, acrescenta.

O professor recorda que a gestão de projeto é tão antiga quanto a humanidade. Compreende traços do antigo Egito aos tempos atuais. É aplicada em uma pequena reforma residencial, na realização de grandes eventos, como uma Olimpíada, e até na construção da Estação Espacial Internacional. “O tema, no entanto, ganhou corpo e passou a ser sistematizado no pós-guerra, em meados do século passado”, cita.

Uma das principais associações para profissionais do gênero, o PMI está presente em, praticamente, todos os países do mundo. O Instituto foi fundado em outubro de 1969. A sede está localizada na cidade de Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Hoje, a organização auxilia mais de 700 mil integrantes, espalhados pelos cinco continentes do planeta.

 

 
Facebook
LinkedIn
Twitter
G+
E-mail
Compartilhe com sua rede.
Deixe seu comentário
 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRECSSON

Unidade Maringá
Avenida Colombo, 9161. Andares 1 e 2 no Shopping Catuaí - Maringá-PR
44 3029 1162
Unidade Dourados
Rua Ponta Porã, 1540 - Sala 4 – Jardim América – Dourados - MS
67 3038 1477
Avalie nosso site aqui:   Avaliar
Voltar ao topo
Voltar ao topo
@2018 Trecsson Business FGV - Todos os Direitos Reservados
Vikings Digital