Maringá: (44) 3029 1162 / Dourados: (67) 3033 8862
Início > Blog

Como montar um plano de ação estratégico

Foto do Post
Lídia Massari

  Se você, como gestor, sente inúmeras dificuldades no dia a dia da empresa, não sabe como tirar as ideias do papel e não vê organização de processos, talvez o que falte mesmo na sua rotina é um plano de ação estratégico bem elaborado.  

Para que uma empresa obtenha sucesso rapidamente, uma coisa é regra: organização. Por meio de um plano de ação é possível elencar as principais etapas de planejamento, execução e monitoramento das principais atividades.

Dessa forma, toda a equipe estará alinhada, tendo em mãos um cronograma eficiente de ações a serem executadas e metas a serem cumpridas. Veja a seguir qual é o impacto de um plano de ação estratégico dentro da sua empresa!

A importância do plano de ação para empresas

Já falamos aqui no blog sobre como é crucial a elaboração de um planejamento organizacional. A partir do momento em que o gestor já tem a reunião dessas informações, deverá então ser criado um plano de ação com foco em estratégia de resultados rápidos.

Dessa forma, podemos entender que o plano de ação, nada mais é do que um documento que registra todas as atividades, ferramentas, recursos e equipe necessária para concretizar os objetivos propostos no planejamento.

As principais finalidades de um plano de ação são, justamente, evitar atrasos de tarefas diárias e organizar o ambiente de trabalho. O impacto dessa ferramenta é trazer para a empresa muito mais produtividade, metas concluídas dentro do prazo e melhor direcionamento de recursos.

Por se tratar de um documento fácil de criar e gerenciar é possível utilizá-lo em diversas áreas da empresa como: Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Financeiro, Plano de Negócio, Gestão de pessoas, entre outros.

Portanto, tudo isso resulta em economia de tempo e recursos, além de otimizar o processo de tomadas de decisões.

Como colocar em prática um plano de ação estratégico

Geralmente esse tipo de documento é feito em formato de uma planilha, o qual determina os tipos de ações, recursos, equipe e projeto específico, ou seja, todos os envolvidos saberão exatamente o que, como, quando e aonde as atividades deverão ser realizadas.

Como todo processo existente dentro do ambiente organizacional, o plano de ação também precisa ser trabalhado em etapas de planejamento, execução, encerramento e monitoramento. Veja a seguir como montar e colocar em prática seu plano de ação estratégico:

1 – Planejamento e análise de dados

Primeiramente, faça um mapeamento geral da empresa. Quais processos precisam ser melhorados? Qual é o seu objetivo com a elaboração desse plano? Há muito desperdício de recursos? Em quanto tempo pretende atingir o objetivo? Qual é o orçamento para a implementação desse plano?

Ainda dentro desta primeira etapa, é hora de criar o documento em planilha. Aqui o planejamento deve ser bem aprofundado e com base na análise de dados, crie um cronograma de ações específicas.

Vale ressaltar que para alguns projetos é interessante a elaboração de um plano de ação secundário, ou seja, será definido a partir de um alerta de riscos ou com a finalidade de potencializar a qualidade das ações.

2 – Análise de andamento do plano

A etapa de execução deverá colocar em prática tudo o que foi definido no planejamento. No entanto, é interessante atribuir cada atividade com tags de níveis de urgência. Isso irá garantir que nenhuma falha ou atraso de andamento aconteça.

3 – Avaliação de desempenho

Como em todo processo, nenhuma ação funciona se não há monitoramento de resultados. Antes de finalizar cada projeto, avalie o potencial de cada ação, quais foram os resultados obtidos e o que poderia melhorar.

A partir do momento em que alguma falha foi identificada, deve-se registrá-la imediatamente em um documento. Da mesma forma, identifique possíveis causas e avalie soluções.

4 – Finalização do plano de ação

Nesta etapa o gestor deve revisar todo o plano, com o intuito de compreender todo seu processo, meios de execução e resultados obtidos. O documento deve ser arquivado para posteriores tomadas de decisões e acompanhamento. É importante também que seja compartilhado com todos os envolvidos na execução do projeto.

O plano de ação servirá para a implementação de futuras estratégias dentro da empresa, tendo em vista o tamanho do aprendizado adquirido.

Como você pôde perceber, é uma ferramenta de suma importância, simples de trabalhar e que traz enorme eficiência de resultados. Aproveite para aplicar agora mesmo em seu negócio!

 

 
Facebook
LinkedIn
Twitter
G+
E-mail
Compartilhe com sua rede.
Deixe seu comentário
 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRECSSON

Unidade Maringá
Avenida Colombo, 9161. Andares 1 e 2 no Shopping Catuaí - Maringá-PR
44 3029 1162
Unidade Dourados
Rua Ponta Porã, 1540 - Salas 1 e 2 – Jardim América – Dourados - MS
67 3033 8862
Avalie nosso site aqui:   Avaliar
Voltar ao topo
Voltar ao topo
@2019 Trecsson Business - Todos os Direitos Reservados
Vikings Digital