• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Escopo do produto: Definição e exemplos

Um dos conceitos mais importantes quando falamos de gestão de projetos é o de escopo, ou seja, o propósito desejado. 

Neste sentido, definir a diferença entre escopo do produto e escopo do projeto é essencial para que o profissional entregue um resultado final coerente com o planejado, e que, sobretudo, contemple o solicitante ou patrocinador do projeto.

Neste artigo vamos entender o significado de escopo, mas detalhando o escopo do produto. 

Vamos entender também como ele se diferencia do escopo do projeto, que se mostra tão importante quando falamos de gestão de projetos, e por fim, daremos exemplos de como o escopo do produto pode ser percebido.

O escopo na gestão de projetos


O escopo serve para definir a ideia inicial tanto de um produto quanto de um projeto, mas de modos diferentes. 

É no escopo que é detalhado todo o trabalho necessário para que aquele produto seja finalizado e entregue para o solicitante do modo como ele desejou.

O escopo é como se fosse uma linha mestra que direciona todos os passos para que o produto ou o projeto tome forma e seja finalizado. É o roteiro que é feito antecipando todas as fases da produção de um produto dentro de um projeto. 

No mundo corporativo, é essencial produzir o escopo para que não haja muitas brechas para surpresas negativas.

Dentro da gestão de projetos, podemos afirmar que o gerenciamento de escopo é um dos assuntos mais complexos justamente pelo fato de não entendermos sempre as suas diferenças dentro de um projeto. 

Fazer o escopo de um projeto e fazer um escopo do produto são ações distintas e que se não forem levadas em consideração corre o risco de prejudicar ambos, o produto entregue e o projeto desenhado. 

Escopo do produto e escopo do projeto


Agora vamos para o momento mais importante até aqui, que é saber diferenciar o escopo do produto e o escopo do projeto dentro do gerenciamento de um projeto.

Escopo do produto

Quando falamos em escopo do produto, estamos considerando as características que descrevem o resultado final obtido por ele, e principalmente, se está adequado com o que foi solicitado e desejado pelo contratante. 

Quais são as expectativas geradas pelo cliente ao solicitar a entrega daquele produto?

A partir desta questão que se pode construir o escopo do produto, listando todas as características necessárias para que aquele produto quando for entregue contemple o cliente de todas as formas desejadas.

Podemos incluir no escopo do produto:

  • Medidas;

  • Número de componentes;

  • Preferência de estilos;

  • Formato;

  • Quantidade.

Desta forma, um produto só pode ser considerado finalizado quando contempla todas as características sugeridas pelo cliente e colocadas no escopo do produto. Se o produto entregue não contemplar todos os aspectos corre-se o sério risco do cliente não receber o que pediu e gerar uma insatisfação.

Escopo do projeto

O escopo do projeto tem como característica descrever todo o trabalho necessário para que um produto seja colocado em ação, ou para que um objetivo específico, um serviço ou um resultado tangível seja alcançado.

O escopo do projeto tem como finalidade mapear todos os passos para que aquele produto seja entregue no prazo correto e contemplando todas as exigências do cliente.

O escopo do projeto vai definir todo o trabalho necessário para que um produto seja finalizado e colocado em ação. 

No escopo do projeto são discutidas questões referentes à estrutura, a logística, a metas, a comunicação e a todos os pontos necessários para que aquele produto seja entregue da maneira mais fiel possível às exigências do cliente.

Diferenças entre Escopo do produto e escopo do projeto


Agora, com as definições de escopo do projeto e escopo do produto ficou mais fácil diferenciar um do outro.

Escopo do produto 

O escopo do produto pode ser definido como o conjunto de características que o produto precisa ter ao ser entregue. 

Todos os detalhes e especificações devem contar no escopo do produto e deve ser levado em consideração pela equipe responsável. 

O escopo do produto precisa ser contemplado integralmente para que o resultado final atenda as necessidades e expectativas do cliente. 

Escopo do projeto

O escopo do projeto contém todo o trabalho que será necessário para que aquele produto, ou serviço, seja finalizado e entregue ao cliente. 

É preciso detalhar todas as atividades desempenhadas ao longo do projeto, com datas e prazos. Ou seja, é focado somente no trabalho necessário para que um produto ou serviço seja finalizado e entregue ao cliente. 

Assim, o gestor de projetos vai precisar garantir que prazos e ações sejam definidos e respeitados.

A importância do escopo do produto para a gestão de projetos


Ter em mente todas as características que o cliente deseja na entrega de um produto é de fundamental importância para que todo o processo envolvendo gestão de projetos seja realizado com sucesso.

Assim, podemos listar motivos pelos quais o escopo do produto é uma parte muito importante da gestão de projetos.

Errar no escopo do produto traz consequências para todo o projeto

Quando uma equipe finaliza o escopo do projeto, ela define todos os passos necessários para a entrega daquele produto na data certa e com a realização do trabalho necessário seguindo os passos planejados. 

Todo o escopo do projeto, focado em trabalho e em prazos, poderá ser jogado fora se o produto simplesmente não atender às expectativas do cliente. Por isso que o escopo do produto é tão importante para que o projeto como um todo não seja prejudicado.

Acertar na entrega do produto gera satisfação do cliente

Não há nada mais recompensador para uma equipe de projetos que contemplar todas as expectativas do cliente na entrega do produto. 

Isso só poderá ser conquistado se o escopo do produto for bem construído e detalhado, e, sobretudo, se for integralmente atendido, sem margem para erros ou modificações sem a anuência do cliente. 

Entregar um produto tal como o cliente desejou fideliza e motiva a equipe de projetos. 

Impede muitas modificações no andamento do projeto

Se você não detalhar de forma clara o escopo do produto e não respeitar integralmente o que foi pedido pelo cliente, vai correr o risco de, ao mostrar como está o andamento do projeto, ser obrigado a realizar modificações sugeridas pelo principal interessado no produto, que é o cliente. 

O escopo do produto serve para atender as necessidades do cliente e somente ele pode definir o que é adequado para ele. 

Então não adianta improvisar ou atender somente parte do que foi pedido. Se não atender o que estiver no escopo do produto, o trabalho será sempre refeito e o tempo de entrega vai aumentar, gerando todos os tipos de prejuízos.

Exemplos de escopo do produto


Se você chegou até aqui significa que grande parte ou todas as dúvidas sobre a relação entre escopo do produto e escopo do projeto foram tiradas.

Assim, vamos buscar na prática entender o que de fato o escopo do produto trabalha.

Vamos imaginar um projeto que envolve a construção de uma casa. 

  • O cliente será obviamente o proprietário da casa. 

  • O escopo do produto será a casa.

O escopo do projeto será todo o cronograma de ações que a equipe de projetos vai elaborar, com o trabalho necessário para que a casa seja entregue na data estabelecida.

Agora podemos entrar de fato no escopo do produto. Ou seja, o que deve conter naquela casa para contemplar as necessidades e desejos do proprietário.

Vamos imaginar que a casa deva possuir três quartos, todos com suíte. A casa precisa ter uma sala grande, para que o proprietário possa receber muitas visitas. A casa também deve ter uma área externa razoável, para que ele possa ser utilizado de diversas maneiras possíveis.

Acabamos de ver de forma bem rasa o escopo do produto. Claro que no projeto o escopo deverá conter muitas outras observações e características para contemplar completamente as necessidades do cliente.

Já o escopo do projeto vai focar em toda a parte de cronograma de atividades e de trabalho.

No escopo do projeto terá a data de início das obras, a quantidade de profissionais necessária para o andamento das obras e todos os passos para que a obra seja entregue na data estabelecida entre cliente e equipe.

Assim, o escopo do projeto será atendido caso na data correta a casa seja entregue.

Já o escopo do produto será atendido caso na data que for entregue o cliente se sinta completamente contemplado com a casa.

Conclusão 

Vimos aqui a diferença existente entre dois conceitos muito importante na gestão de projetos, que é o escopo do produto e escopo do projeto.

Vimos que o escopo do produto tem uma importância ímpar, pois mexe com as expectativas e desejos do cliente, e deve sempre ser levado em consideração e respeitado.

Um erro nesta parte causa estragos em todo o projeto.

E você, já esteve envolvido com um projeto que demandar as atividades de criação de escopo?

Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos entender o significado de escopo, mas detalhando o escopo do produto.

Escopo do produto

20/12/2022

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_0909308014.png

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/escopo-do-produto