• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

MBA FGV Live Economia e Finanças

MBA LIVE FGV em Relações Internacionais

Em um mundo globalizado, é de extrema relevância adquirir instrumental analítico para lidar com questões internacionais. Para obter sucesso nesta área é essencial que você saiba lidar criticamente com a conjuntura mundial.

Informações

  • Formato

    Online
  • INÍCIO

    12/09/2022
  • Duração

    15 meses
  • Carga Horária

    432
  • Unidade

    Dourados, MS
  • Peridiocidade

    Semanal: 02 aulas semanais ao vivo das 19h às 22h20 e 01 Prova Presencial por mês.
Download do Programa do Curso

Objetivos do MBA LIVE FGV em Relações Internacionais

Você irá adquirir:

  • Capacidade de fazer diagnósticos do ambiente internacional sob ponto de vista da Economia, do Direito e da Ciência Política, as 3 áreas que compõem as Relações Internacionais.
  • Conhecimentos para atuar na área internacional de grandes empresas, terceiro setor e/ou governos.
  • Capacidade de produzir relatórios, policy papers e policy memos relativos às matérias em questão, estando cientes dos grandes temas que norteiam as Relações Internacionais atualmente. 

Público Alvo

O MBA LIVE FGV em Relações Internacionais é indicado para profissionais de nível superior que:

  • São expostos ao meio internacional que precisem desenvolver suas competências no poder público, privado, consultorias, firmas de advocacia, sistema financeiro, jornalismo e organizações/grupos internacionais.

Por que fazer um MBA na FGV?

Metodologia

Os cursos do Programa MBA LIVE da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

Os conteúdos das disciplinas visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.

As aulas, mediadas remotamente por ferramentas de videoconferência, são planejadas com aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem, sob a égide das metodologias ativas. Os alunos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual podem acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

As atividades práticas são desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas da FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.

As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.

Coordenação Acadêmica

  • Pessoa
    Oliver Stuenkel

    Oliver Stuenkel é professor associado de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV) e coordenador do programa de pós-graduação da Escola de Relações Internacionais da FGV. Coordena também a Escola de História e Ciências Sociais em São Paulo (CPDOC-SP) e o MBA em Relações Internacionais. Possui Mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government de Harvard University, onde foi McCloy Scholar, e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. É também membro não residente no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ??em Berlim e colunista para EL PAÍS e Americas Quarterly. Já colaborou para jornais como o New York Times (EUA), Financial Times (Inglaterra), Global Times (China), dentre outros. Ele é o autor do IBSA: the rise of the Global South? (Routledge 2014), BRICS and the Future of Global Order (Lexington, 2015) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity, 2016), publicado também em português e mandarim. Sua pesquisa concentra-se na política externa do Brasil, na ascensão da China e do seu impacto na governança global, bem como na política latino-americana. Entre 2016 e 2019 coordenou um projeto de história oral que envolveu gravar depoimentos com ex-presidentes, chanceleres e diplomatas latinoamericanos. Atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre os Estados Unidos e a China.

    Ler Mais

Módulos do Programa

Habilidades e desenvolvimento profissional em Relações Internacionais
24 hrs

Como escrever um ensaio. Técnicas de apresentação. Técnicas de estudo e gestão do tempo. Técnicas de debate. Como preparar um CV. Perfis de carreira em Relações Internacionais. Estratégias de negociação e mediação. Técnicas de fundraising.

Teoria e Prática das Relações Internacionais
24 hrs

Sociedade Internacional. Realismo e Institucionalismo Liberal. Economia Política Internacional (EPI), Construtivismo. BRICS, Assistência ao Desenvolvimento e Proliferação Nuclear.

Direito Internacional
24 hrs

Regulação jurídica das relações internacionais. Especificidades do direito internacional público. Normas, direitos e obrigações do direito internacional. Tratados internacionais. Costumes internacionais e como são identificados e quais os seus elementos.

Governança Global
24 hrs

Solução de Controvérsias na esfera internacional. Casos práticos de solução de controvérsias. Relacionamento entre poder e direito na esfera internacional. Relacionamento entre poder e direito na esfera internacional

Economia Internacional
24 hrs

Princípios de Economia. Forças de mercado da oferta e da demanda. Eficiência dos mercados. Tributação e comércio internacional. Teoria do Comércio Internacional. Produtividade do trabalho. Modelo-padrão de comércio. Economia de rendas, competição imperfeita e comércio internacional. Instrumentos de política comercial. Economia política da política comercial.

Teoria e Prática das Relações Internacionais II
24 hrs

Ascensão da China. os BRICS e os países emergentes. Democracia, direitos humanos e globalização. Conflitos contemporâneos

Análise de Política Externa
24 hrs

Introdução à análise de política externa. Análise mais detalhada das políticas externas das grandes e pequenas potências. Abordagem das instituições internacionais e como elas afetam/são determinadas por diferentes estratégias de política externa. Estudo das políticas externas de atores não-estatais.

Mídia e Comunicação nas Relações Internacionais
24 hrs

O papel da mídia na ordem contemporânea. Influência da difusão de informação sobre os processos de tomada de decisão em política internacional. Impacto da evolução das mídias de massa. O papel da mídia nos EUA, no Brasil e em outros países em desenvolvimento.

O Brasil no Mundo
24 hrs

A estrutura da política externa brasileira. Um sobrevoo pela História. A política externa brasileira na Nova República. As estratégias de inserção internacional de uma potência média ou emergente. As relações Norte Sul. O Brasil no contexto da governança global. Perspectivas para a política externa nos próximos anos.

Negociações Internacionais
24 hrs

Conceitos fundamentais de negociação. Estratégias e estilos de negociação. Mercado globalizado e o negociador global. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Aspectos multiculturais em negociações internacionais. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Análise de casos.

Movimentos Sociais e Terceiro Setor
24 hrs

Origens históricas de movimentos sociais. Teoria e análise. Movimentos Sociais no mundo e no Brasil. Dinâmicas e condicionantes de revoltas e protestos. Estudo comparado de movimentos sociais no mundo hoje. Conceitos e práticas do Terceiro Setor. Terceiro Setor e Relações Internacionais. Temas contemporâneos do Terceiro Setor. Resistências Políticas e Política Global.

Análise de Risco Político
24 hrs

Modelos de risco político. Risco político em mercados emergentes. Riscos regulatórios. O impacto econômico da geopolítica. As multinacionais brasileiras e o “Capitalismo de Estado”. Instabilidade Doméstica: Narcotráfico, Revoluções, Corrupção, Guerra Civil, Estados Falidos. Terrorismo. Expropriação.

Questões Internacionais Contemporâneas I: Cultura e Liderança
24 hrs

Atores internacionais: estados, governos subnacionais, organizações internacionais, ONGs, empresas multinacionais, pessoas. Prevenção, gestão e resolução de conflitos. Terrorismo. Cultura e Identidade. Democracia e autoritarismo. Futuro da diplomacia.

Questões Internacionais Contemporâneas II: Tecnologia e Inovação
24 hrs

Globalização e integração regional. Finanças e impacto social. Tecnologia, conectividade e inovação. Energia e sustentabilidade.

Finanças Internacionais
24 hrs

Algumas definições macro. Sistema de contas nacionais. Mercados de bens e financeiros. Introdução à Macroeconomia Aberta. O Balanço de Pagamentos. Equilíbrio Macroeconômico em Economias Abertas. Crise Europeia. Política Cambial. Brasil desde o Real. Trilema Mundell Fleming. Breve história do sistema monetário internacional.

Desenvolvimento Internacional
24 hrs

Os fundamentos institucionais do desenvolvimento. Globalização, crescimento e desenvolvimento. Eficiência de arranjos institucionais. A Nova Economia Institucional. A economia política da ajuda ao desenvolvimento Democracia e desenvolvimento. A economia política da desigualdade. Instituições internacionais e desenvolvimento. A economia política da corrupção e busca por rendas: patrimonialismo e clientelismo no mundo em desenvolvimento e nos países da OCDE.

Internacionalização de Empresas
24 hrs

A economia política da internacionalização de empresas. Comércio internacional e política doméstica. A evolução de cadeias de produção transnacionais. Poder e influência nos acordos comerciais contemporâneos. A prática da internacionalização. Como empresas se internacionalizam e quais são as receitas para um processo de internacionalização bem-sucedido.

Estudos Avançados de Relações Internacionais
24 hrs

Globalização e Tecnologia nas RIs. Surgimento de atores não-estatais nas RIs. Governança Global. Internet. Importância de atores não-estatais. Conflitos. Meio Ambiente e ecossistema global. Novas Tendências de Relações Internacionais.

Ver todos os módulos

Planos de Investimento

Parcelas Valor da Parcela Valor Total
1x R$ 25.555,00 R$ 25.555,00
12x R$ 2.248,05 R$ 26.976,60
24x R$ 1.191,05 R$ 28.585,20
*Tabela sujeita a alterações sem aviso prévio, válida até a criação da próxima tabela substitutiva.

FAQ

O que é a FGV Educação Executiva?

Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.

O que é ser um aluno ouvinte?

O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.

É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?

Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.

Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?

A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.

Em caso de desistência, quais as implicações?

Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.

Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?

Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.

Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?

A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).

Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?

Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.

Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?

Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.

O que é pós-graduação lato sensu?

É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.

Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?

Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.

Ver todas as dúvidas

Saber Mais

VOLTAR

Possui Interesse?

Preencha seus dados e nós entraremos em contato.
Deseja receber notícias, eventos e ofertas?
Sim
Não

Concordo com os Termos e Políticas.

Por favor aguarde...

Contato Enviado Com Sucesso!

Seu contato foi enviado com sucesso.

Falha ao Enviar!

Ocorreu um problema ao enviar, tente novamente.

Possui Interesse?

Preencha seus dados e nós entraremos em contato.

Cursos Relacionados

Ver Todos

Histórias da Trecsson

Ver Mais Histórias
Ver Mais Histórias