Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Planejamento
    5minutos de leitura

    O que significa 5W2H e como aplicar?

    Autor Dayane

    Sempre é preciso buscar estratégias para desenvolver as atividades e comunicações corporativas com precisão e agilidade. Por isso, é importante conhecer a ferramenta 5W2H.

    Essa técnica representa um modelo internacional para gestão de negócios, com foco em aliar eficiência e simplicidade com o intuito de esclarecer todas as possíveis questões e estratégias para alcançar um bom resultado na empresa. Se você ainda não conhece essa ferramenta, continue a leitura para entender tudo!

    O que é 5W2H?

    É uma ferramenta de administração utilizada para determinar uma sequência de ações e seus responsáveis para alcançar uma meta ou objetivo, estabelecendo o que será realizado. Confira seu significado:

    • What: o que precisa ser feito?
    • Why: por que precisa ser feito?
    • Where: onde deve ser feito?
    • When: quando precisa ser feito?
    • Who: quem será responsável?
    • How: como deve ser feito?
    • How much: quais são os custos do processo?

    A técnica é utilizada para a empresa responder essas perguntas. São úteis tanto para uma cultura interna quanto para aplicação em um único projeto. O objetivo de usá-la é o foco na excelência de resultados.

    Como aplicar na empresa?

    Primeiro você precisa ter clareza ao tipo de atividade que deseja aplicar a ferramenta. Pode por exemplo usar na contratação de um colaborador, respondendo todas as questões para decidir para quem determinar tal vaga. Quando a técnica é aplicada, você percebe que os processos ficam mais ágeis e pode tomar decisões mais embasadas.

    O 5W2H pode ser aplicado em diversas situações, não só na empresa, mas na sua vida pessoal também. Afinal, esta é uma ferramenta criada para aprimorar o planejamento de qualquer atividade. Confira algumas atividades em que a técnica pode ser usada no ambiente empresarial:

    • no planejamento estratégico para tornar uma empresa mais lucrativa;
    • na manutenção de máquinas de uma indústria;
    • na definição de um processo de recrutamento e seleção de pessoal;
    • no aumento da sua carteira de clientes.

    Mesmo que sua empresa seja pequena, vale a pena experimentar essa ferramenta para decidir alguns processos. Pois, você consegue ter mais clareza dos objetivos e qual o melhor caminho a ser seguido.

    Quais as vantagens de aplicar ao seu negócio?

    Agora que você já sabe o que é 5W2H e como aplicá-lo na sua empresa, confira alguns motivos para você não deixar de implementar essa ferramenta!

    Ajuda a montar planos de ação

    A partir do momento em que você tem todas as informações mapeadas, criar planos de ação deixa de parecer algo tão complexo.

    Simples de ser manuseada

    A ferramenta funciona com perguntas e respostas sobre o que é preciso para alcançar um objetivo, então ela se torna muito simples de ser manuseada.

    Pode ser aplicada em qualquer negócio

    Pode ser usada por empresas de qualquer porte e até mesmo pessoas. Basta ter um problema para resolver, um projeto para desenvolver ou uma meta para alcançar.

    Não precisa de grandes investimentos

    Com baixo custo, o 5W2H pode ser implementado facilmente. E seu negócio não precisa se desfazer de um grande valor em dinheiro para colocá-lo em prática.

    Como você pode ver, a metodologia 5W2H é aquele tipo de ferramenta que pode te auxiliar para praticamente tudo. Ela se encaixa a diferentes situações e ocasiões, seja qual for seu objetivo.

    Se você deseja aprimorar ainda mais seus conhecimentos e habilidades, confira os nossos cursos de MBA disponíveis! A Trecsson é conveniada FGV e uma das principais referências em educação corporativa no país!





    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Planejamento estratégico de uma empresa: Exemplos aplicáveis
    Planejamento
    7 minutos de leitura

    Planejamento estratégico de uma empresa: Exemplos aplicáveis

    Planejamento estratégico de uma empresa, pode ser definido como um conjunto de ações pré-determinadas que uma empresa realiza para alcançar o sucesso. Confira exemplos aplicáveis acessando este conteúdo.

    Ler artigo
    Análise de cluster: O que é e como aplicar?
    Planejamento
    6 minutos de leitura

    Análise de cluster: O que é e como aplicar?

    Análise de cluster é uma técnica estatística que tem como objetivo reunir automaticamente dados semelhantes. Acesse o conteúdo completo!

    Ler artigo
    Carreira de sucesso: Guia definitivo para alcançar seus objetivos
    Planejamento
    7 minutos de leitura

    Carreira de sucesso: Guia definitivo para alcançar seus objetivos

    Ter uma carreira de sucesso é o objetivo de qualquer profissional que busca reconhecimento em suas atividades. Acesse este guia e você estará mais próximo disso.

    Ler artigo
    Governança Corporativa: Conceitos, Benefícios, como aplicar
    Planejamento
    7 minutos de leitura

    Governança Corporativa: Conceitos, Benefícios, como aplicar

    Tudo que você precisa saber sobre governança corporativa, está aqui! O que é, princípios, benefícios para sua empresa e principalmente como aplicar. Confira.

    Ler artigo
    O que é big data? Conceitos, Definição, Exemplos.
    Planejamento
    6 minutos de leitura

    O que é big data? Conceitos, Definição, Exemplos.

    Saber o que é big data, conhecer os conceitos e sua aplicação é o primeiro passo para quem deseja atingir o sucesso através dos dados. Venha conferir!

    Ler artigo
    5 passos para fazer reuniões produtivas e se destacar
    Planejamento
    4 minutos de leitura

    5 passos para fazer reuniões produtivas e se destacar

    Toda reunião tem um propósito, mas quando muitas mentes se reúnem existe a oportunidade de extrair ideias de inovação e melhorias no ambiente corporativo.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos