Liderança inclusiva: Como promover a diversidade e a equidade na empresa
Estas duas últimas décadas vêm sendo marcadas por grandes transformações socioculturais no mundo. Revoluções no campo dos costumes vem mudando radicalmente o universo corporativo. Lutas por direitos iguais e por uma maior diversidade de pessoas no mercado de trabalho são grandes marcas deste período. Nesse sentido podemos afirmar que o líder do século XXI é, por definição, uma liderança inclusiva.
Mas o que isso significa? O seria uma liderança inclusiva e como ela entrou em nossas vidas?
Neste artigo vamos conhecer esta terminologia que ganhou espaço faz pouco tempo, e a partir de uma grande mudança de mentalidade que gestores e empresas precisam ter.
Vamos entender a importância em promover e incentivar a inclusão dentro das organizações e conhecer formas para desenvolver a ideia de liderança inclusiva dentro do universo empresarial.
Estão prontos?
O que é inclusão?
Sem entrar no significado literal da palavra, o termo inclusão foi agregado ao mundo corporativo nestas últimas décadas, a partir do diagnóstico de que havia todo um sistema de exclusão na sociedade, e nas empresas, por consequência.
Havia pouca diversidade nas organizações, prevalecendo sempre um gênero, uma faixa etária, pessoas sem deficiência, dentre outras referências.
Com o avanço da sociedade e as transformações culturais que falamos, o mercado sentiu esta necessidade de transformar o ambiente de trabalho.
Assim nasce o modelo baseado na ideia de inclusão, que vem ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo, e que vem diferenciando as empresas que querem ser modernas, relevantes e comprometidas daquelas que querem permanecer no passado.