• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Liderança inclusiva: Como promover a diversidade e a equidade na empresa

Estas duas últimas décadas vêm sendo marcadas por grandes transformações socioculturais no mundo. Revoluções no campo dos costumes vem mudando radicalmente o universo corporativo. Lutas por direitos iguais e por uma maior diversidade de pessoas no mercado de trabalho são grandes marcas deste período. Nesse sentido podemos afirmar que o líder do século XXI é, por definição, uma liderança inclusiva.  

Mas o que isso significa? O seria uma liderança inclusiva e como ela entrou em nossas vidas?

Neste artigo vamos conhecer esta terminologia que ganhou espaço faz pouco tempo, e a partir de uma grande mudança de mentalidade que gestores e empresas precisam ter.

Vamos entender a importância em promover e incentivar a inclusão dentro das organizações e conhecer formas para desenvolver a ideia de liderança inclusiva dentro do universo empresarial.

Estão prontos?

O que é inclusão?


Sem entrar no significado literal da palavra, o termo inclusão foi agregado ao mundo corporativo nestas últimas décadas, a partir do diagnóstico de que havia todo um sistema de exclusão na sociedade, e nas empresas, por consequência.

Havia pouca diversidade nas organizações, prevalecendo sempre um gênero, uma faixa etária, pessoas sem deficiência, dentre outras referências. 

Com o avanço da sociedade e as transformações culturais que falamos, o mercado sentiu esta necessidade de transformar o ambiente de trabalho.

Assim nasce o modelo baseado na ideia de inclusão, que vem ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo, e que vem diferenciando as empresas que querem ser modernas, relevantes e comprometidas daquelas que querem permanecer no passado.

Liderança inclusiva


E é justamente neste contexto que surge o conceito de liderança inclusiva. 

Ou seja, já não é mais suficiente para uma empresa ter uma boa gestão baseada estritamente na questão financeira e na relação produtividade e lucro. 

Não que isso tenha perdido importância, mas agora é preciso ir mais além e criar um ambiente que seja saudável, inclusivo, que receba e respeite minorias e que promova uma maior diversidade na sua equipe.

Assim a liderança inclusiva pode ser entendida como um modelo de gestão baseado na promoção da diversidade, na criação de ambientes de trabalho formados por colaboradores de diferentes perfis.

O líder agora precisa ter a capacidade de gerir de forma imparcial pessoas de diferentes perfis, gêneros, idades, crenças, dentre outros elementos. 

Este modelo de liderança consegue potencializar as qualidades de cada colaborador, respeitando as diferenças e humanizando o tratamento dado a cada um deles.

Por meio de um conjunto de ações estratégicas a empresa promove um ambiente de inclusão, fazendo cada colaborador se sentir respeitado, valorizado e acolhido na organização, criando uma relação de confiança e engajamento que gera benefícios para ambos.

Alguns pilares da liderança inclusiva


Podemos entender o conceito de liderança inclusiva a partir de alguns pilares que a representam:

Comprometimento

É preciso que haja um comprometimento das empresas e dos gestores sobre a necessidade de se desenvolver ambientes inclusivos e diversos nas empresas. 

Para uma organização é muito fácil criar uma ideia de que há diversidade e apoio a diversidade, mas sem ações práticas ou sem continuidade.

É necessário que haja de fato um comprometimento com a causa, e que empresas atuem para consolidar um ambiente de inclusão e apoio a todas as diferenças. 

Coragem

Mudar todo um modelo tradicional que existe há muito tempo não é nada fácil. Por isso a coragem é um dos pilares da liderança inclusiva, já que é necessário muitas vezes bater de frente com uma cultura organizacional que privilegia as mesmas pessoas de sempre. 

Mudar a maneira de se pensar uma organização, criando um ambiente novo, de inclusão, e com base nas lutas históricas vivenciadas por diversos grupos sociais, é tarefa das mais difíceis e que somente empresas e gestores com coragem serão capazes de fazer.

Curiosidade  

A curiosidade é uma das características que todas as grandes empresas inovadoras possuem em comum. Líderes curiosos possuem a tendência em acelerar processos de mudanças e a transformar o ambiente de trabalho para melhor se adequar às novas demandas sociais e culturais.

A curiosidade desperta a capacidade de aprender, de conhecer e de se mover, se transformar. Uma liderança inclusiva precisa gerar essas mudanças no ambiente corporativo, mantendo o respeito, mas provocando mudanças e criando novos hábitos mais compatíveis com a nossa sociedade atual.

Colaboração

Um dos maiores desafios da liderança inclusiva é buscar um equilíbrio eficiente entre o incentivo ao trabalho em equipe e a importância da coletividade no ambiente de trabalho com o incentivo ao empoderamento individual dos colaboradores, criando um espaço de crescimento e aperfeiçoamento de todas as pessoas.

É importante que líderes deem voz aos seus colaboradores, não limite suas ações e incentive a liberdade de ação para que eles exerçam cada vez mais a proatividade, empoderando a equipe e fazendo com que cada um dos profissionais nutram um sentimento de pertencimento pela empresa.      

A importância da liderança inclusiva


Uma liderança inclusiva tem a função de tornar o ambiente de trabalho mais saudável, diverso, plural, harmônico, equilibrado e prazeroso. 

Parece mágica, não é verdade?

O fato é que uma empresa que decide implementar o modelo de liderança inclusiva tende a gerar de fato um espaço de trabalho mais seguro e acolhedor para os seus colaboradores.

Mas não é somente isso. 

Pensando no dia a dia, um ambiente de trabalho plural, com pessoas de diferentes perfis, tende a ser mais inovador, criativo e mais propenso ao sucesso. 

Isso porque se você colocar em uma reunião estratégica somente colaboradores com o mesmo perfil a tendência é que haja uma grande limitação de ideias e perspectivas.

Quando uma empresa investe em inclusão e em diversidade ela cria um ambiente muito mais rico, diverso e criativo, com maiores possibilidades de que haja inovação ou soluções inteligentes para os seus problemas.

Quais as vantagens da liderança inclusiva


Existem vários benefícios que a liderança inclusiva proporciona para uma organização:  

Equipe diversa com pensamento plural

Do ponto de vista estratégico, possuir uma equipe com diversos perfis cria um ambiente muito mais rico e com maiores possibilidades de desenvolvimento. É consenso que as grandes empresas do mundo atualmente investem em equipes diversificadas por perceberem que elas geram mais produtividade, criação, inovação e soluções inteligentes.

Colaboradores mais engajados e motivados

Uma empresa que cria um ambiente de trabalho que valoriza todos os profissionais, independente de suas características e de seus perfis, certamente vai criar em cada um de seus colaboradores um sentimento de pertencimento, que gera motivação, e sobretudo, engajamento.

Sabemos que profissionais engajados é base para uma empresa bem sucedida.   

Melhora no clima organizacional

Quando uma empresa define a liderança inclusiva como modelo de gestão, ela acaba gerando nos seus colaboradores um impacto positivo, que ajuda na construção de todo um ambiente organizacional produtivo e saudável. 

Isso porque a equipe tende a responder às ações de liderança, e quanto melhores forem estas, melhores serão as respostas dadas pelo coletivo. 

Melhora a imagem da empresa

Diversidade e inclusão são conceitos que viraram de ponta cabeça o mundo corporativo nestas últimas décadas. Empresas que realizam trabalhos eficientes e honestos construíram uma imagem perante toda a sociedade que somente gerou benefícios.

Esta situação prova que empresas que investem nestes conceitos recebem em troca a admiração do público externo. 

Como promover a liderança inclusiva


Agora que já conhecemos o significado de liderança inclusiva, que vimos a sua importância e os benefícios que ela gera, vamos partir para a fase mais importante, que é mostrar como promover este conceito em seu ambiente de trabalho.

Que fique claro que não será do dia pra noite que a sua empresa vai se transformar em referência de liderança inclusiva, mas dando alguns passos vai acelerar muito o processo.

Faça um diagnóstico da empresa

O pontapé inicial é dado com um diagnóstico abrangente e completo da empresa. Quem são os colaboradores? Qual o perfil de sua equipe? Quais os valores e missão da empresa? Quais os objetivos ao implementar uma política de inclusão? É necessário que se tenha uma ideia bem clara de todas as respostas para entender em que estágio está o processo de construção de uma liderança inclusiva.

Aperfeiçoar o recrutamento e o processo de seleção

É no recrutamento que a empresa pode começar de fato um trabalho de valorização à diversidade. Desenvolver uma liderança inclusiva demanda construir uma equipe de trabalho diversa e plural, com perfis variados e valorizando minorias, que por muito tempo se viram a margem do universo corporativo, mas que hoje tendem a exercer uma função estratégica, pois entregam perspectivas e soluções que até pouco tempo estava mais limitada no ambiente de trabalho.

Invista em programa de inclusão dentro e fora da empresa 

Temos atualmente um número muito grande de projetos que valorizam minorias e que incentivam uma abordagem inclusiva e diversificada nas empresas. Assim, uma das ações que você pode tomar para criar em seu negócio um modelo de liderança inclusiva é investir em parcerias com alguns destes projetos.

Se a empresa se sentir pronto, pode ela mesmo criar seu programa de inclusão, com metas e objetivos a curto e médio prazo para inclusão de colaboradores e treinamento de lideranças.

Conclusão

Vimos aqui como as transformações sociais e culturais impactam no universo corporativo. 

As empresas precisaram ao longo destes últimos anos se adequar às novas realidades e a criar ambientes de trabalho mais inclusivos e plurais.

Assim nasceu a ideia de liderança inclusiva, que vem sendo estratégica para o crescimento e consolidação de marcas mundo afora.

É por isso que nunca devemos deixar de entender como a revolução cultural e dos costumes que temos vivido vem transformando o ambiente de trabalho.

E você, já ouviu falar de liderança inclusiva? Nos conte a sua experiência.

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos conhecer esta terminologia que ganhou espaço faz pouco tempo, e a partir de uma grande mudança de mentalidade que gestores e empresas precisam ter.

Liderança inclusiva

09/10/2023

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_170254842.png

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca-e-pessoas/lideranca-inclusiva