• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Gestão financeira: Como ter uma boa organização na sua empresa?

A Gestão Financeira é extremamente importante para uma empresa, independente de seu porte ou ramo de atuação. Uma gestão financeira engloba toda a administração dos recursos financeiros, que viabiliza o fortalecimento e crescimento da empresa.

Uma gestão bem feita possibilita a redução de gastos desnecessários e oportunidades de novos investimentos. Mas afinal, como conseguir ter uma gestão financeira eficiente para sua empresa?

Elabore um planejamento

Uma empresa precisa ter um bom planejamento. O planejamento deve conter objetivos, metas e estratégias para serem seguidas. Com isso, possibilitará a estruturação das ações internas de curto e longo prazo, e fornecerá o suporte necessário para que as áreas consigam executá-las.

O Planejamento estratégico precisa conter também indicadores para verificar se está no caminho certo ou se precisa de adequações. Com ele, poderá estabelecer prioridades, métricas para acompanhar resultados e tomar decisões de forma mais assertiva.

Utilize ferramentas financeiras

As ferramentas financeiras são a base para uma gestão financeira eficiente. Existem tecnologias que oferecem diversas opções de gerenciamento, em nível básico ou avançado. Essas ferramentas aperfeiçoam as tarefas do dia a dia, além de permitir um controle mais preciso dos recursos.

Organize a rotina de atividades financeiras

A gestão financeira administra todo o fluxo financeiro dentro de uma empresa, analisa cada movimento, além de acompanhar o desempenho diariamente. Por isso, é preciso muita organização e disciplina para manter o controle. Fazem parte da rotina financeira:

  • Coordenar contas a pagar e contas a receber;
  • Cuidar dos processos fiscais;
  • Realizar pagamentos, cobranças e recebimentos;
  • Administrar o fluxo de caixa;
  • Fazer elaboração futura do movimento financeiro;
  • Construir fundos e reservas;
  • Realizar a contabilidade integrada;
  • Prevenir desperdícios, etc.

O comprometimento na gestão pode afetar o bom andamento em outras áreas na empresa. Então é muito importante organizar as tarefas do dia e seguir uma ordem para desempenhá-las com eficiência.

Não misture dinheiro particular com o da empresa

Às vezes ocorre do proprietário, principalmente de empresas pequenas ou iniciantes, misturar gastos pessoais com as contas da empresa. Isso gera uma enorme confusão no caixa da organização, por isso manter contas bancárias distintas é uma das regras primordiais para ter uma boa gestão financeira.

Separe verbas para cada setor

Organizar como será distribuída a verba para cada área dentro da empresa, é outro ponto que precisa ser feito para ter uma melhor gestão. Os setores como Marketing, Recursos Humanos, Produção, Vendas, Compras, entre outras, precisam ter orçamentos individuais. Assim cada uma será responsável pelo gerenciamento da verba.

O departamento financeiro é importante dentro de uma organização, e precisa ser visto como algo estratégico, que necessita de um controle eficiente para atingir as metas estabelecidas.

A gestão financeira exige conhecimentos mais específicos e aprofundados. A Trecsson tem uma Pós-graduação em Gestão Financeira onde você poderá atualizar e aprofundar os conceitos, utilizar ferramentas de análise contábil e financeiras que aumentem o índice de sucesso nas tomadas de decisão visando o sucesso do negócio.

Conheça mais sobre a Trecsson acesse nosso site e conheça todos nossos cursos.


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

A Gestão Financeira é extremamente importante para uma empresa, independente de seu porte ou ramo de atuação. Uma gestão financeira engloba toda a administração dos recursos financeiros, que viabiliza o fortalecimento e crescimento da empresa.

gestão financeira

02/09/2020

https://www.trecsson.com.br/files/blog/67f7fb873eaf29526a11a9b7ac33bfac/desktopgestaofinanceira_1325571833.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/financas/gestao-financeira-como-ter-uma-boa-organizacao