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Lean Thinking: quais os fundamentos e vantagens?

Como reduzir custos, diminuir perdas e aumentar a produtividade? Quem possui um negócio certamente já se deparou com alguns destes questionamentos, ou todos eles de uma vez só. 


É impossível uma empresa se apresentar ao mundo hoje em dia como moderna e não se debruçar sobre esses desafios. Neste sentido, o Lean Thinking surge e se populariza cada vez mais como uma grande aliada de organizações que desejam ‘se enxugar’.


Neste artigo vamos apresentar o conceito dessa metodologia que preza pelo pensamento enxuto, onde menos é mais e, principalmente, onde o equilíbrio entre redução de custos, eficiência operacional e qualidade dos produtos ou serviços oferecidos é a peça chave para o sucesso de uma empresa.


Vamos conhecer os fundamentos do Lean Thinking e mostrar quais as vantagens que essa ideia proporciona para pequenas, médias ou grandes companhias. Vamos começar?


O que significa Lean Thinking



Podemos definir o Lean Thinking como uma filosofia corporativa que preza pela eficiência na gestão, pelo foco no cliente, pela redução do desperdício e pelo enxugamento de toda a estrutura operacional, que proporciona um aumento da produtividade e consequentemente do lucro e da satisfação do consumidor.


Achou muito extenso? Bem, podemos dividir essa explicação em duas partes.


A primeira parte é mais para contextualizar a definição, apresentando o caso Toyota, que é emblemático por ter sido esta a empresa que deu o pontapé inicial neste modelo de gestão focado na diminuição de custos e de desperdício, e no aumento da produtividade, privilegiando o cliente final com produtos ou serviços eficientes e de qualidade. 


  • O caso Toyota

Em 1950, o engenheiro e chefe de produção da Toyota Taiichi Ohno liderou a equipe que desenvolveu um moderno sistema de gestão que buscava priorizar a eliminação do desperdício, gerando produtos eficientes, de alta qualidade e com o menor custo possível.

O livro “A máquina que mudou o mundo” (“The machine that changed the world”, 1990) detalha este caso e é uma ótima leitura para quem deseja se aprofundar ainda mais na filosofia Lean.


Já a segunda parte serve para apresentar de forma mais abrangente um modelo de gestão corporativa, com um pensamento focado na ideia de empresa enxuta, ou seja, sem excessos, sem desperdícios e com máxima eficiência.


A metodologia Lean Thinking tem como prioridade justamente agregar valor para o cliente e reduzir desperdício, e essa união quando feita de forma equilibrada fornece as condições ideais para que um negócio prospere de forma segura e contínua.


São diversas as possibilidades que uma organização possui para potencializar a produção ou para eliminar os desperdícios e as falhas que aumentam os custos e que prejudicam tanto a empresa quanto os seus clientes.  


Para que serve o Lean Thinking?




A principal função da metodologia Lean Thinking dentro de uma organização é criar um ambiente que permita a eliminação ou redução de desperdícios, e simultaneamente gerar valor para o cliente, que é o foco máximo desse pensamento, afinal de contas, se não há consumidor, não há chances de sucesso.


Para que isso aconteça na prática, e não fique somente na teoria, é preciso que a empresa tenha um entendimento muito claro dos fundamentos do Lean Thinking.


Quais os fundamentos do Lean Thinking?




São cinco os fundamentos desta metodologia de gestão, e todos estes devem ser pensados de forma estratégica e colocados em prática através de ações planejadas e contínuas.  


  • Valor

Já falamos aqui que um dos pontos essenciais dessa metodologia é gerar valor para o cliente. Para que isso aconteça, é preciso entender, através da perspectiva do cliente, o que ele considera um valor em relação ao produto ou serviço oferecido pela empresa.

Muitos negócios vão à falência por errar justamente neste ponto, acreditando de forma equivocada que o seu produto está gerando um valor que na verdade não está.


É preciso entender os desejos, os objetivos e as necessidades do cliente, e o quanto ele está disposto a pagar por um produto ou serviço seu que o contemple, e a partir de então trabalhar na solução desta equação.


  • Fluxo de valor

Identificou e estabeleceu o que é valor para o cliente? O passo seguinte é chamado de fluxo de valor, ou seja, é preciso analisar e avaliar todas as etapas que o seu produto ou serviço passa até chegar a fase de precificação.


É o momento de analisar minuciosamente todos os processos, operações e recursos, e identificar tudo que pode ser considerado excesso (basta lembrar do termo “empresa enxuta”).


Depois, é só buscar formas de eliminar ou corrigir esses processos, operações e recursos, aperfeiçoando toda a jornada do cliente, que deve ser melhorada ao máximo.


  • Fluxo contínuo

Definiu o que é valor para o cliente, analisou todos os processos pelos quais seu produto ou serviço passa antes de chegar ao consumidor, e eliminou os excessos, aperfeiçoando o sistema como um todo? Chegou então a hora de criar um método de fluxo contínuo.


O que isso significa?


Significa que chegou a hora de iniciar o novo processo de produção, desta vez mais enxuto, sem desperdícios, e com mais eficiência. O termo fluxo contínuo abraça justamente a ideia de produzir sem interrupções, de forma contínua, gerando maior produtividade, que gera maiores lucros.


  • Produção puxada

Também conhecida como produção sob demanda, esse fundamento estabelece que é o cliente que vai direcionar a produção na empresa, e não o contrário.  Ou seja, é o cliente que vai puxar o produto e não o seu negócio que vai empurrá-lo para o consumidor.


Essa mudança de pensamento gera mais agilidade, evita desperdícios, economiza com armazenamento e reduz a possibilidade da empresa ter que fazer grandes queimas de estoque para não perder receitas e ter prejuízos.


Nesse sentido, deve-se lembrar que estoque parado é dinheiro estagnado e fluxo inexistente, e situações como essas propiciam o fracasso de uma organização.


  • Aperfeiçoamento

O termo fala por si só. É preciso que todo gestor entenda que esta jornada de produção precisa ser aperfeiçoada a todo instante, e para isso deve-se sempre capacitar pessoas e melhorar processos.


Toda melhora pode e deve ser continuada, e no universo corporativo, com as evoluções tecnológicas, e as novidades  na gestão, é preciso estar sempre atento para se aperfeiçoar.


As vantagens do Lean Thinking



Mas quais seriam as vantagens da metodologia Lean Thinking? Quem leu atentamente já conseguiu observar alguns dos principais benefícios que esta filosofia gera, mas vamos conhecer mais detalhadamente:


  • Redução de custos

Quando a empresa analisa e avalia todas as etapas de sua produção, ela consegue identificar as falhas, os excessos e os desperdícios para corrigi-los e eliminá-los. Esse movimento resulta imediatamente em uma redução de custos que aperfeiçoa todo o sistema. 


  • Aumento de lucro

Quando o seu negócio consegue reduzir os custos com o aperfeiçoamento de todo o sistema de produção, a tendência é que esses valores economizados gerem uma maior lucratividade para a empresa.


Aumentar o lucro não acontece por meio de mágica, e a regra é básica: menos custos e maior produtividade, que gera melhores entregas, maior satisfação e aumento de vendas.


  • Dinamização da produção, melhorando a produtividade

Com um menor tempo de ciclo e de estoque, é possível que as empresas sejam mais ágeis na adaptação às demandas do mercado, reduzindo desperdícios e custos. 


Dessa forma, melhora a capacidade de atender às necessidades do cliente de forma mais eficiente, produzindo apenas o que é necessário, quando é necessário. Isso leva a uma melhoria na qualidade, na satisfação do cliente e na competitividade da empresa.


  • Aumento da satisfação do cliente

Se você trabalha incessantemente para oferecer ao seu cliente a melhor jornada possível, então as chances dele sair satisfeito são muito maiores.


A filosofia Lean Thinking tem como prioridade o foco no cliente, e por isso todas as ações visam, ao final, agregar valor para ele, oferecendo produtos ou serviços eficientes, de alta qualidade e com os menores custos possíveis.


Essa equação tende a agradar e fidelizar o cliente, que se vê contemplado em seus desejos e necessidades e a beneficiar a empresa, que finaliza o processo de produção com chave de ouro.


Conclusão

Conhecemos uma metodologia que vem sendo associada à ideia de empresa moderna e atual, mas que na verdade existe há muitas décadas. 


O Lean Thinking é uma filosofia que busca a gestão aperfeiçoada de uma empresa, focando na melhora contínua de seu sistema de produção e na experiência do cliente, que mais que nunca é figura essencial para que um negócio cresça e se consolide, ou fracasse e seja eliminado do mercado.


E você, já conhecia o pensamento Lean? Deseja conhecer mais sobre outras vertentes desta cultura corporativa? Então acesse agora mesmo a aba “blog” do nosso site e confira mais conteúdos sobre esses e outros temas.


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