Lean Thinking: quais os fundamentos e vantagens?
Como reduzir custos, diminuir perdas e aumentar a produtividade? Quem possui um negócio certamente já se deparou com alguns destes questionamentos, ou todos eles de uma vez só.
É impossível uma empresa se apresentar ao mundo hoje em dia como moderna e não se debruçar sobre esses desafios. Neste sentido, o Lean Thinking surge e se populariza cada vez mais como uma grande aliada de organizações que desejam ‘se enxugar’.
Neste artigo vamos apresentar o conceito dessa metodologia que preza pelo pensamento enxuto, onde menos é mais e, principalmente, onde o equilíbrio entre redução de custos, eficiência operacional e qualidade dos produtos ou serviços oferecidos é a peça chave para o sucesso de uma empresa.
Vamos conhecer os fundamentos do Lean Thinking e mostrar quais as vantagens que essa ideia proporciona para pequenas, médias ou grandes companhias. Vamos começar?
O que significa Lean Thinking
Podemos definir o Lean Thinking como uma filosofia corporativa que preza pela eficiência na gestão, pelo foco no cliente, pela redução do desperdício e pelo enxugamento de toda a estrutura operacional, que proporciona um aumento da produtividade e consequentemente do lucro e da satisfação do consumidor.
Achou muito extenso? Bem, podemos dividir essa explicação em duas partes.
A primeira parte é mais para contextualizar a definição, apresentando o caso Toyota, que é emblemático por ter sido esta a empresa que deu o pontapé inicial neste modelo de gestão focado na diminuição de custos e de desperdício, e no aumento da produtividade, privilegiando o cliente final com produtos ou serviços eficientes e de qualidade.
- O caso Toyota
Em 1950, o engenheiro e chefe de produção da Toyota Taiichi Ohno liderou a equipe que desenvolveu um moderno sistema de gestão que buscava priorizar a eliminação do desperdício, gerando produtos eficientes, de alta qualidade e com o menor custo possível.
O livro “A máquina que mudou o mundo” (“The machine that changed the world”, 1990) detalha este caso e é uma ótima leitura para quem deseja se aprofundar ainda mais na filosofia Lean.
Já a segunda parte serve para apresentar de forma mais abrangente um modelo de gestão corporativa, com um pensamento focado na ideia de empresa enxuta, ou seja, sem excessos, sem desperdícios e com máxima eficiência.
A metodologia Lean Thinking tem como prioridade justamente agregar valor para o cliente e reduzir desperdício, e essa união quando feita de forma equilibrada fornece as condições ideais para que um negócio prospere de forma segura e contínua.
São diversas as possibilidades que uma organização possui para potencializar a produção ou para eliminar os desperdícios e as falhas que aumentam os custos e que prejudicam tanto a empresa quanto os seus clientes.
Para que serve o Lean Thinking?