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Brand Awareness: Conceito, Impactos e Vantagens Para sua Empresa

Ter uma marca conhecida e reconhecida é um dos maiores desejos de qualquer empreendedor, independente do tamanho do negócio. O reconhecimento de uma marca gera mais vendas, mais indicações feitas pelos consumidores e proporciona uma notoriedade que se bem planejada eleva as possibilidades de crescimento. Para isso é necessário um eficiente trabalho de Brand Awareness, ou em bom português, consciência de marca.

Neste artigo vamos apresentar esse conceito, que é muito estratégico no mundo corporativo, e que gera resultados muito bons, como aumento de vendas, fidelidade, popularidade e referência para uma marca.

Vamos definir o termo, e mostrar como um bom trabalho de Brand Awareness impacta seu negócio no dia a dia. 

E mais, vamos listar todas as principais vantagens de você fazer um eficiente trabalho de consciência de marca.

Tudo isso a partir de agora:

O que é Brand Awareness

Sendo bem didático, Brand Awareness é uma métrica que mede o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores. Simples assim.

O termo em português, “consciência de marca”, apresenta outra função do conceito, que é a de analisar como as empresas são associadas ao produto ou serviço que elas comercializam, e se esta associação é feita de forma positiva ou não.

Isso significa o que? Bem, o Brand Awareness revela como a sua marca é vista e reconhecida pelos consumidores, como ela dialoga com o mundo, e como ela está presente na vida das pessoas.

De uma forma visual, podemos dar exemplos de marcas que fazem um eficiente trabalho de Brand Awareness:

1) Quando você está com sede, e pensa naquela Coca-Cola, você está referendando todo um trabalho de consciência de marca feito pela empresa ao longo das décadas.

2) Quando você se machuca e procura logo por um band-aid a relação é a mesma.

3) Quer sair para uma festa e logo pensa em chamar um Uber. 

Essa associação automática que temos ao pensar em uma marca e em como ela pode resolver algum problema nosso do dia a dia é feita pela empresa através de um eficiente trabalho de Brand Awareness.

Como se mede o trabalho de consciência de marca?

Essa questão torna o assunto um pouco mais complexo que o normal. Isso porque não há dados ou informações objetivas e exatas que vão medir a eficiência do seu trabalho de Brand Awareness.

Trabalhar o valor de sua marca no mercado requer tempo, passos lentos e seguros, e acima de tudo, estratégias bem definidas, focadas em contemplar as necessidades tanto de seus consumidores diretos, quanto do público como um todo.

É importante trabalhar a marca independente do nicho. 

Vamos imaginar que você tenha uma empresa que fabrica produtos infantis para bebês. 

Em uma primeira análise o trabalho de Brand Awareness será feito para que a marca se torne conhecida, reconhecida e referência entre consumidores que sejam pais e mães, ou seja, pessoas que são impactadas diretamente pelo seu produto.

Porém, é preciso construir uma boa imagem para um público maior, afinal de contas, as pessoas podem possuir sobrinhos, e até mesmo bebês de amigos e amigas. 

E mais, elas podem ser num futuro próximo pais e mães. 

Ou seja, o trabalho de consciência de marca não precisa ser planejado somente para impactar seu público alvo, é possível criar e planejar ações estratégicas para fazer a marca ser reconhecida por um número cada vez maior de pessoas.

Como o Brand Awareness impacta a vida de uma marca

O Brand Awareness impacta a vida de uma marca de diversas formas:

Entrar na mente dos consumidores

O Brand Awareness ajuda o público a entender, lembrar, e se sentir confortável com a sua marca e seus produtos. Um bom trabalho de consciência de marca com seu público-alvo ajuda a sua marca a ficar sempre na lembrança das pessoas, fazendo-as lembrar de você sempre que estiver pronta para pesquisar e fazer uma compra.  

Torna-se conhecida

Uma empresa que faz um bom trabalho com o Brand Awareness tende a se tornar conhecida para seu público alvo. 

E o resultado disso é um aumento de vendas, afinal de contas, quando um consumidor está prestes a comprar um produto ou a adquirir um serviço a tendência é que ele o faça a partir de uma empresa já conhecida por ele. 

É muito difícil, sobretudo em compras de um valor acima da média, que o consumidor busque uma marca desconhecida, sem indicação e sem a chancela do público.

Vira referência de qualidade ou de bom serviço

 Quando uma empresa define as ações de consciência de marca, ela tem como objetivo central se tornar uma marca conhecida e reconhecida pelo seu público. 

Entretanto, se tornar conhecida não necessariamente vai te fazer ganhar mercado e aumentar as vendas. 

Porque há marcas que ficam conhecidas de forma negativa, não é verdade? Um bom trabalho de Brand Awareness tem a capacidade de fazer com que a sua marca se transforme em referência de qualidade e de bons serviços, e será isso que garantirá que a sua empresa ganhe mercado.  

As vantagens do Brand Awareness para sua empresa 

São muitas as vantagens de um bom trabalho de Brand Awareness para o seu negócio:

Aumenta as vendas

O processo de construção de marca e de consciência de marca tem como foco gerar uma melhor aceitação do público para com o seu produto ou serviço. Isso gera de retorno, se bem feita, um aumento nas vendas de seus produtos ou serviço. 

A conta é lógica: se a sua marca está na boca do povo então as chances deles se lembrarem dos seus produtos ou serviços quando precisarem são muito maiores. E o primeiro passo para que um consumidor adquira aquele produto ou serviço é lembrar-se das marcas que oferecem.

Aumenta o alcance da marca

Aumentar o alcance da marca não traz necessariamente um aumento de vendas de imediato, mas cria todo um ambiente favorável para que sua marca seja lembrada em compras futuras. 

Fazer um bom planejamento com Brand Awareness acaba gerando um aumento de alcance da marca, que passa a ser conhecida em mais lugares, penetrando em um número de pessoas cada vez maior. Isso gera reconhecimento, gera maior engajamento se o trabalho for bem feito, e gera aumento de vendas, que é o objetivo maior de qualquer empresa.

Auxilia no planejamento de marketing

A equipe de marketing de uma empresa trabalha com dados e informações mais objetivas para construir ações estratégicas. 

Ainda assim, se a equipe de marketing entende qual a relação que aquela marca possui com seu público, então será muito mais fácil e produtivo construir ações que possam dar o resultado esperado. 

Se uma empresa possui uma relação com seu público baseado na confiança e nas posições externadas pela marca, então o trabalho de marketing irá focar nesta relação para fidelizar ainda mais seu público, gerando indicações e aumento de clientes.

Como aumentar o seu Brand Awareness?

São várias as ações que você pode começar a fazer para construir uma consciência de marca e gerar resultados como maior alcance e aumento de vendas:

Crie programas de indicação

A ideia de um programa de indicação é recompensar os clientes que promovem a sua marca e que te faz aumentar o alcance. 

Grandes empresas como a Uber, a Nubank, dentre outras, fazem muito bem este trabalho, oferecendo créditos, corridas grátis ou outros benefícios para os clientes que conseguirem novos compradores para a sua marca e seus produtos ou serviços. Essa é uma ação que já é bem popular e que tem efeito a curto, médio e longo prazo.

Defina a personalidade de sua marca

Essa é uma das principais estratégias de Brand Awareness. É muito mais fácil uma pessoa lembrar-se de uma empresa que possui uma personalidade bem definida, com as suas posições e crenças externadas para seu público que de uma empresa que não apresenta a sua missão e nem se posiciona para as questões relevantes do dia a dia. 

Ao definir a personalidade de sua marca você estará dando às pessoas motivos para que elas comprem seus produtos ou adquira seus serviços.   

Tenha uma identidade visual autêntica 

Faça um exercício de memória e pense na identidade visual da Coca-Cola (em vermelho e branco), ou da Apple, com uma maçã, ou da Uber, com paletas todas em preto e o nome em branco. 

O que elas têm em comum? Uma identidade visual autêntica e única, que gera um sentimento de lembrança automática nas pessoas, independente de serem seus clientes ou não.

É preciso construir uma identidade visual que gera esse sentimento nas pessoas, que de alguma maneira apresente e passe para as pessoas os valores da marca e que seja pensada para acolher um maior número de pessoas possíveis.

Produza conteúdos

Entregue conteúdos estratégicos e bem feitos para seus clientes e seu público em geral. Construa uma relação baseada na troca de experiências e informações com seu público e gere bons conteúdos para que ele ganhe conhecimento, receba informações e melhore de alguma forma a sua vida.

Conclusão

Vimos aqui a importância estratégica que um eficiente Brand Awareness proporciona para marcas, independente de seu tamanho. Para gigantes como Coca Cola ou Nestlé o trabalho de consciência de marca serve para deixar sempre em evidência as suas marcas, gerando engajamento e aumentando cada vez mais as vendas.

Para uma marca menor um trabalho de Brand tem uma função essencial que é construir uma relação saudável e produtiva com as pessoas, gerando um maior alcance da marca, através de indicações e pesquisas orgânicas.

E você, já pensou em usar esta métrica para aumentar o alcance de sua marca?

Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.

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O artigo vai apresentar o conceito de Brand Awareness, que envolve construir uma boa imagem para a sua marca com o objetivo de aumentar o alcance dela no mercado.

Brand Awareness

03/04/2023

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