• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Compartilhe:

Lato Sensu e Stricto Sensu: Diferenças, Conceitos e exemplos

O sonho de milhões de brasileiros, o ensino superior foi construído ao longo das últimas décadas para contemplar os mais diversos perfis de estudantes e de interessados em se especializar cada vez mais em uma profissão, ou em uma especificidade que ela possui.

A graduação acadêmica não tem tanto mistério, basta você escolher seu curso, analisar as particularidades dele, como a existência ou não de licenciaturas ou bacharelados, e buscar a sua formação profissional, que acontece normalmente em quatro ou mais anos.

Ao concluir a graduação, vem em mente uma pergunta: será que eu devo me especializar? Devo me aperfeiçoar? Devo me preparar melhor para o mercado de trabalho? Devo me aprofundar no tema de conclusão de curso?

Dependendo de sua resposta, os caminhos a seguir serão diferentes, e é aí que entramos mais profundamente no tema de hoje: quais as diferenças da pós-graduação em Lato Sensu e Stricto Sensu?

Vamos entender tudo.

Lato Sensu e Stricto Sensu: a explicação mais curta de suas diferenças 


As expressões são originárias da mesma gênese: o latim, e no sentido mais literal, temos o Lato Sensu como sendo "sentido amplo ou sentido livre" e Stricto Sensu como sendo "sentido estrito". No nosso caso específico os termos diferenciam a pós-graduação em sentido amplo (Lato) da pós-graduação em sentido estrito (Stricto).

Tanto Lato quanto Stricto Sensu são pós-graduações, que diferem de acordo com seus objetivos e seus formatos. 

Entendendo melhor o Stricto Sensu 


O Stricto Sensu segue a linha mais tradicional do ensino da pós-graduação no Brasil, sobretudo dentro da nossa estrutura de universidades públicas (municipais, estaduais e federais). A admissão dela é feita através de processo seletivo e ela se divide em Mestrado e Doutorado. A estrutura do Stricto Sensu, é:

  • Cursos de no mínimo dois anos (Mestrado) e quatro anos (Doutorado)
  • Todos os professores devem possuir diploma de pós-graduação em Stricto Senso
  • O diploma com título de Mestre ou Doutor


Mestrado 

O Mestrado é o caminho a ser seguido após a conclusão do curso de graduação, e o Doutorado é o nível acima do Mestrado.

O curso de Mestrado tem duração de dois anos, com a apresentação da dissertação. Em tese, os cursos Stricto Sensu se apegam bastante ao conceito de ensino e pesquisa. Pesquisa por conta da enorme base teórica que os cursos de Mestrado e Doutorado possuem, e ensino porque é bem comum que Mestres e Doutores escolham lecionar, seja em escolas, seja em faculdades e Universidades.

Doutorado 

Terminou o Mestrado e quer dar continuidade ao aprofundamento da vida acadêmica? Então nesse caso a opção é o Doutorado, que tem em seus cursos duração de quatro anos, e que finaliza – em tese – a jornada acadêmica de um estudante. 

O Doutorado, tal como o Mestrado, é finalizado com a produção de um texto original, que no caso aqui é a tese. Sendo aprovado em sua tese, o estudante chega ao ápice do ensino universitário, dentro da estrutura do Stricto Sensu.


Quais características o estudante deve ter para seguir a linha da pós-graduação em Stricto Sensu? 



Essa é uma questão que não segue uma regra, mas devemos ter na cabeça que cursos de Mestrado e Doutorado exigem um tempo de leitura e produção de texto muito maior que os cursos de especialização, que ainda veremos aqui.

Então a primeira característica é gostar de ler muito. Gostar de escrever muito. E a partir daí surgem outras características, como a apresentação de textos em seminários, encontros, colóquios, enfim, há uma divulgação pública intensa da produção de textos que um estudante de Mestrado ou Doutorado produz.

Assim, deve haver uma disponibilidade para sempre participar de espaços de discussão e apresentação de dissertações e teses. 

O Universo da pós-graduação Stricto Senso é muito mais teórica, enquanto que a Lato Sensu é prática, segue mais uma linha de mercado. E como já falamos, um mestrando, ou doutorando, está, comumente, buscando um espaço dentro da própria estrutura de ensino. Seu objetivo na maior parte das vezes é ser pesquisador, professor, ou ambos.

Resumindo:

  • Precisa gostar de ler muito
  • Precisa gostar de escrever muito
  • Precisa gostar de participar de eventos, seminários, colóquios, encontros, etc.
  • Precisa gostar de ensinar, pois o mercado de trabalho que mais absorve Mestres e Doutores são as escolas, faculdades e universidades.

É interessante observar que não há necessidade que o estudante siga a mesma carreira, ou o mesmo curso nesses três momentos da vida acadêmica (Graduação, Mestrado e Doutorado).

É possível que você se forme, por exemplo, em Administração, faça um Mestrado sobre Comunicação e um Doutorado seguindo a linha de Educação. Basta você construir um projeto acadêmico que contemple essas três áreas, ou em alguns casos nem há esta necessidade.

Confira o guia definitivo para construir uma carreira de sucesso que publicamos neste blog.

Lato Sensu  



Enquanto que os cursos Stricto Sensu trazem este vínculo mais estreito com o rigor acadêmico, os cursos Lato Sensu são mais livres para abordarem uma diversidade maior de temas, que visam expandir os ensinamentos dos cursos de graduação.

Pensando nas principais diferenças entre os dois, podemos já destacar algumas:

  • Os cursos Lato Sensu oferecem certificados, e não diplomas, como os Stricto Sensu;
  • Enquanto que os Stricto Senso possuem dois ou quatro anos de duração, os cursos Lato Senso possuem carga horária mínima de 360 horas;
  • Enquanto que todos os professores dos cursos Stricto Sensu devem ter diplomas, nos cursos de Lato Sensu, o corpo docente pode ser formado por 50% de professores mestres e doutores, e 50% de professores com especializações Lato Sensu;
  • Traz uma gama maior de temáticas e áreas de estudo;
  • Enquanto que os cursos Stricto Sensu possuem uma estrutura mais teórica, os cursos Lato Sensu possuem um viés mais prático, voltado para o mercado de trabalho.

A especialização propriamente dita 



Os cursos de especialização, que podem ser nas mais diversas áreas do conhecimento, visam aprofundar alguma temática existente no curso de graduação, atualizando e aperfeiçoando os conhecimentos já absorvidos na graduação.

A especialização visa basicamente proporcionar uma melhor inserção ou relocação do estudante profissional no mercado de trabalho. Ou então preparar o estudante para adentrar em algum segmento que ele queira trabalhar, mas ainda não possui uma capacidade mínima exigida.

Imagina que você acaba de se formar em Direito, que é um curso vasto em subáreas. Você então decide fazer uma especialização em Direito tributário para se inserir de um modo mais rápido e seguro no mercado de trabalho.

O MBA 



O termo MBA significa Master Business Administration e vem sendo bastante difundido no Brasil atualmente por quem busca uma Pós-Graduação, sendo a FGV uma das pioneiras no uso do termo. 

O curso é uma Pós-Graduação Lato Sensu, mesmo que tenha o termo ?Mestrado? em sua nomenclatura. Isso porque ele direciona o profissional estudante para a especialização, para o aperfeiçoamento em uma área profissional específica, focada no mercado de trabalho.

Os cursos de MBA adquiriram uma importância cada vez maior para o profissional que busca se aperfeiçoar no mercado de trabalho brasileiro, e este mesmo mercado sempre vê com bons olhos o surgimento de profissionais com visões otimizadas do universo empresarial.

Há diferenças entre o MBA e a pós-graduação, e nesse artigo nos aprofundamos mais sobre o tema.

Quais características o estudante deve ter para seguir a linha da pós-graduação em Lato Sensu? 



O estudante profissional que ingressa num curso de especialização possui, em grande parte das vezes, uma necessidade de se atualizar no mercado, de se reciclar, ou de agregar conhecimentos que ele imagina que vá aperfeiçoar sua vida profissional.

Os cursos Lato Sensu, por serem mais voltados para o mercado, têm uma atmosfera e dinâmicas muito mais práticas e pragmáticas. A necessidade de gostar de ler e saber escrever ainda se mostra obrigatórias, mas já não são tão prioritárias, sendo um diferencial para quem gosta ou domina escrita e leitura.

Conclusão

Com todo este conhecimento absorvido pelo nosso artigo, você já tem condições de entender todas as diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu. Já consegue identificar inclusive em qual deles você se enquadra melhor.

Então a partir de agora basta planejar seu futuro profissional, seja fazendo pesquisa, e estudando a fundo um tema teórico, tal como os cursos Stricto Senso, ou fazendo um aperfeiçoamento e atualização profissional com um curso Lato Sensu, que possui como um de seus objetivos justamente isso.

Gostou do conteúdo? Confira nosso blog e leia outros posts como este!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

As diferenças de Lato Sensu e Stricto Sensu, é uma dúvida muito comum para quem deseja dar continuidade em seus estudos. Veja suas diferenças.

Lato Sensu e Stricto Sensu

18/08/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/2f55707d4193dc27118a0f19a1985716/bannerdesktop1920x420px_0945256826.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/cursos/lato-sensu-e-stricto-sensu