O que é agronegócio? Tudo que você precisa saber sobre este setor !
Qualquer brasileiro minimamente bem informado nesses últimos anos deve ter visto a palavra Agronegócio sendo inserida em alguma matéria jornalística sobre economia. Uma das grandes responsáveis pelo aumento da oferta de empregos no Brasil, esse setor de atividade econômica vive bons dias, mesmo em um contexto ainda não tão bom para a economia mundial.
Entender o que é Agronegócio, se faz importante para a compreensão de como o Brasil possui uma capacidade muito grande de crescimento no cenário internacional. Dentro do ponto de vista empresarial, conhecer essa área se faz necessário para ganhar mais uma opção, das mais rentáveis, de negócio.
Esse artigo vai te apresentar o que significa agronegócio, as características no universo do Agronegócio no Brasil e irá distinguir a palavra propriamente dita de outra comumente usada, a agricultura. Qual a diferença entre as duas?
Por fim veremos as profissões ligadas ao Agronegócio além das tecnologias que envolvem esta área que é uma das maiores responsáveis pelo crescimento do país no mercado internacional e que representa uma grande fatia das exportações nacionais.
Desenvolver uma boa gestão dentro do Agronegócio acaba por separar as grandes e bem-sucedidas empresas das demais. Por isso, oferecemos um complemento para esta leitura, sobre a importância da gestão no Agronegócio.
O que é Agronegócio?
Agronegócio significa um conjunto de atividades, sejam elas diretas ou indiretas, que envolvem a agricultura e a pecuária. Estamos falando aqui de toda uma cadeia produtiva que está por trás destas áreas, sendo o Agronegócio um grande conjunto de atividades que envolvem o setor primário, em conjunto com as atividades do setor secundário – a indústria – e com as atividades do setor terciário – o comércio.
Para entendermos melhor: imagina o saco de arroz vendido no mercado. Para este saco estar ali ele passou por diversas etapas de produção, e o Agronegócio representa essas atividades que fazem a semente de arroz ser transformada em um item comercial de mercado oferecido para os consumidores mundo afora.
Agronegócio x Agricultura
Enquanto que o termo Agricultura nasce para designar o setor produtivo baseado na atividade rural, sendo definido formalmente como a arte de cultivar os campos, cultivar as terras, o Agronegócio tem a sua definição apresentada pela primeira vez em 1957, pelos professores americanos Davis e Goldberg, apresentam o termo como o conjunto de empresas que fazem a produção de insumos (agrícolas), e que também fazem o processamento e toda a distribuição.
Ou seja, o Agronegócio expande por completo a atividade meramente agrícola, o "dentro da fazenda", para atividades complementares, para tudo que envolve a fazenda.
Agentes do Agronegócio
São exemplos de agentes do Agronegócio:
- Fornecedores de insumos (fertilizantes, adubos, sementes, vacinas - para animais - além de maquinário como tratores pulverizadores e moendas);
- Distribuidores;
- Cooperativas;
- Produtores rurais;
- Tradings (empresas especializadas em commodities agrícolas, que compra e vende, e origina);
- Agroindústria;
- Indústrias de alimentos;
- Varejo;
- Food service (Todos os prestadores de serviços alimentícios como restaurantes, bares, Food trucks, etc);
- Consumidores finais.