• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Como inovar no agronegócio?

O mundo dos negócios está em constante evolução. Todo dia surge uma tecnologia diferente ou uma ferramenta que se aprimora, e tudo isso para facilitar o nosso dia a dia. Quando falamos em inovação, independente da área do mercado, ela precisa ser aplicada na organização para garantir o seu crescimento. E no agronegócio, não é diferente. 

Hoje no Brasil, a agro-indústria ainda é responsável por 40% das exportações, por isso é tão importante ter uma boa gestão para esse setor e buscar, continuamente, melhorias para se distanciar  dos concorrentes. Pensando nisso, fizemos um artigo especial com dicas de inovação para você poder aplicar no seu agronegócio!



O que é inovação?

A inovação é muito além de criar algo diferente, ou criar uma tecnologia nova. Ela pode vir através de costumes, legislações, regras, valores, reposicionamento de marcas, produtos e prestações de serviços, ou seja, é muito mais do que somente recursos digitais. 

Inovação significa uma novidade ou melhoria que gera valor para indivíduos e organizações. Em resumo, inovar é encontrar uma forma de resolver um problema, gerando benefícios para muitas pessoas. 

Inovação no agronegócio

Entre as principais ideias de inovação no agronegócio, estão a sustentabilidade, a gestão baseada em dados e o uso de novas técnicas e ferramentas na produção. Listamos algumas tendências que estão sendo bastante promissoras nessa área.

Automação

Ter uma gestão profissional ajuda a ter o controle e o monitoramento de todos os segmentos do processo produtivo. A automação permite a otimização do uso de insumos, de recursos e de tempo dentro da propriedade. Isso possibilita na redução das perdas e aumento na qualidade dos serviços. 

Inteligência Artificial 

A inteligência artificial consiste em um conjunto de algoritmos programados em máquinas, que possuem a capacidade de solucionar problemas. Em breve, no campo será possível ter tratores capazes de mudar de rota ao encontrar um obstáculo ou tomar decisões sem nenhuma intervenção humana. 

Energia solar 

A energia solar tornou-se popular no mundo e está cada vez mais presente no Brasil. A tecnologia alia economia e sustentabilidade trazendo muitos benefícios. As principais vantagens de ter um sistema de energia fotovoltaica são: redução na conta de luz de até 99%, diferencial competitivo, a energia é limpa, renovável, inesgotável, não agride o meio ambiente, você pode usar para os sistemas de irrigação e bombeamento de água dentro de sua fazenda. 

Produção sustentável 

A produção sustentável reaproveita os insumos através da reciclagem e utiliza processos específicos  no cuidado da matéria-prima. Isso permite, ao agronegócio, um foco maior na responsabilidade social, além de agregar valor ao seu produto. 

Para obter um crescimento no setor é preciso estar atento a todas as novidades e informações que surgem. Assim, o empresário deste segmento, ou agricultor, terá uma visão de como a inovação pode trazer mais valor ao seu negócio. Também é necessário ter um olhar 360º em todo o setor para poder reconhecer os problemas e identificar onde está a maior carência de solução. 

Agora que você já possui algumas dicas de como inovar no agronegócio, o que acha de fazer um MBA exclusivo para essa área? A FGV possui o MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio. O curso proporciona a você as ferramentas e as habilidades fundamentais para atuar no agronegócio brasileiro, seja nos diversos ramos da agroindústria nacional e serviços relacionados ao setor. 

Fale com um de nossos consultores e agende uma consultoria para saber qual curso irá alavancar sua carreira! 

Siga-nos nas redes sociais! 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Quando falamos em inovação, independente da área do mercado, ela precisa ser aplicada na organização para garantir o seu crescimento. E no agronegócio, não é diferente.

inovação no agronegócio

29/10/2020

https://www.trecsson.com.br/files/blog/e44fea3bec53bcea3b7513ccef5857ac/desktopagonegocio_1101442721.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/agronegoci/como-inovar-no-agronegocio