• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Princípios do Aikido: O Guerreiro Empreendedor

Assim como A Arte da Guerra de Sun Tzu, também pode-se extrair lições de empreendedorismo a partir do Aikido. O Aikido é um estudo de arte marcial, filosofia e crenças religiosas, criadas no Japão, entre as décadas de 30 e 60 do século passado. O pai dessa arte marcial é Morihei Ueshiba, reconhecido como Grande Mestre pelos praticantes.

No Aikido, o objetivo do criador era idealizar uma arte em que os praticantes pudessem defender-se a partir dos ataques dos adversários. Ao invés do combate direto, a ideia do Aikido é de redirecionar os ataques, dando entrada na ofensiva a partir da transformação do movimento do oponente. Frequentemente, a arte é traduzida como ?o caminho da unificação, da energia da vida ? ou ?o caminho do espírito harmonioso?.

Para quem gosta de filmes de ação, deve-se lembrar do estilo de luta do ator norte-americano Steven Seagal. Ele é um dos praticantes do Aikido, e exibiu a luta em diversos filmes de Hollywood, boa parte durante a década de 90. Além disso, o lutador brasileiro Anderson Silva também teve aulas desse estilo de arte marcial. Acontece que Morihei Ueshiba deixou sábios textos, que podem servir para a vida no geral e ainda mais para quem possui espírito empreendedor e luta pela sobrevivência no mercado. Confira 11 princípios do Aikido abaixo!

1) Quem tem um objetivo na vida irá se defrontar com uma força oposta; para eliminar esta força, é preciso fazê-la trabalhar a seu favor.

2) Um verdadeiro guerreiro jamais sacrifica seus amigos para derrotar o adversário; portanto, ele tem que aprender a detectar e resolver os problemas antes que eles se manifestem.

3) A melhor maneira de enfrentar-se com o adversário é convencê-lo da inutilidade de seus gestos. O guerreiro mostra que seu objetivo não é destruir nada, mas construir sua própria vida. Quem caminha em direção ao seu sonho busca a harmonia e o entendimento antes de qualquer coisa.

4) Não fique olhando o tempo todo os problemas que estão no seu caminho: eles terminarão por hipnotizá-lo, impedindo qualquer ação.

5) A força de um homem não está na coragem de atacar, mas na capacidade de resistir aos ataques. Desta maneira, prepare-se ? através de meditação, exercícios, e uma profunda consciência de seus propósitos ? para aguentar firme e continuar no caminho, mesmo que procurem afastá-lo de sua meta.

6) Esteja preparado para grandes provas, à medida que o sonho se torna realidade.

7) Não olhe sua vida com ressentimento, e esteja preparado para aceitar tudo aquilo que ela lhe oferece; cada dia traz em si a alegria e a fúria, dor e prazer, escuridão e luz, crescimento e decadência. Tudo isso faz parte do ciclo da natureza ? portanto não tente reclamar ou lutar contra a vida. Aceite-a, e ela o aceitará.

8)Se o seu coração for suficientemente grande, ele será capaz de acolher todos aqueles que se opõem ao seu destino; e uma vez que você os tenha acolhido com amor, será capaz de anular a força negativa que seus adversários traziam.

9) Quando perceber que um adversário se aproxima, avance e lhe diga palavras delicadas. Se ele insistir na sua agressividade, não aceite a luta a não ser que ela vá lhe acrescentar algo; neste caso, utilize a força do oponente, e não gaste a sua energia.

10) Saiba o momento correto de usar cada uma das quatro qualidades que a natureza nos ensina. Dependendo das circunstâncias, seja duro como um diamante, flexível como uma pena, generoso como a água, ou vazio como o ar.

11) Se a origem do seu problema é o fogo, não adianta contra-atacar com mais fogo, porque isso só irá aumentar o incêndio: neste caso, apenas a água será capaz de combater o mal.

Via www.aikidorn.com.br/

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Assim como A Arte da Guerra de Sun Tzu, também pode-se extrair lições de empreendedorismo a partir do Aikido. Confira!

Sun Tzu, Arte da Guerra, Empreendedorismo, Aikido,

09/10/2014

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/principios-do-aikido-o-guerreiro-empreendedor