Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    6minutos de leitura

    Networking: Conheça a relevância e o impacto na sua carreira

    Autor Lídia

    Já ouviu falar que construir uma boa base de contatos por meio do Networking é uma ótima estratégia para sua carreira? Isso é realmente verdadeiro.

    Estar atualizado quanto as novidades do mercado é fundamental para ter acesso a novas oportunidades de crescimento profissional. Mas ter uma base de contatos qualificada, facilita muito mais esse caminho.

    Tanto nos negócios, quanto na vida pessoal, a influência de pessoas pode contribuir muito para a expansão, além de possibilitar a construção de grandes parcerias de sucesso.

    Nesse artigo, você irá compreender mais sobre o conceito Networking e conhecerá os melhores caminhos para construir sua própria rede de contatos profissional. Confira!

    Definição: Networking para carreira e negócios

    O conceito de Networking, como já conhecemos, é basicamente a construção de uma rede de contatos. No entanto, a definição de Networking vai além disso.

    Construir Networking no meio dos negócios e na carreira, significa utilizar esses contatos para determinada finalidade, seja para alcance de novas parcerias de negócio, seja para novas oportunidades no mercado de trabalho.

    Diante disso, podemos entender que ter uma base sólida de contatos é uma estratégia inteligente de crescimento, que possibilita uma troca de experiências e conhecimentos valiosos.

    E sabendo que estamos em contato com várias pessoas todos os dias a todo momento, por que não cultivar essas relações para um bem maior? Por que não, com a ajuda de outras pessoas, atingir seus maiores objetivos de carreira?

    Benefícios do Networking para a carreira

    Conviver com pessoas que compartilham as mesmas aspirações que você, pode lhe ajudar a ter uma visão diferente dos seus objetivos. Como o princípio do Networking é a troca de informações, você poderá aprender muito com outras pessoas.

    E nesse mercado de trabalho competitivo, quanto mais conhecimentos aprimorados você apresentar, maiores serão as oportunidades.

    Da mesma forma que você pode contribuir com o aprendizado de outra pessoa, ela pode lhe retribuir com alguma indicação de oportunidade ou informação relevante para seu plano de carreira. É um ganho mútuo.

    Benefícios do Networking para os negócios

    Principalmente para empreendedores que estão iniciando no mundo dos negócios, o Networking é peça chave. Um plano de negócios não se consolida apenas na etapa do planejamento.

    É preciso uma reunião de novas ideias antes de apresentar algum produto ou serviço ao mercado e o Networking pode ajudar nisso. Conversando com pessoas influentes no assunto, o empreendedor pode ter vários insights importantes que poderão definir o futuro do negócio.

    5 Passos para fazer Networking

    1 ? Seja lembrado

    Já ouviu aquele velho ditado: só é visto, quem é lembrado? Pois bem, para que as pessoas da sua rede de contatos se lembrem de você, caso surja alguma oportunidade, você precisa estar sempre marcando presença.

    Mantenha suas redes sociais atualizadas e compartilhe informações relevantes que possam agregar valor também às outras pessoas. Não se esqueça de interagir e cultivar o relacionamento com seus contatos dentro e fora do ambiente web.

    2 ? Ajude quem você puder

    Se você marca presença e sempre está ajudando quem precisa, certamente as pessoas nunca irão se esquecer de você. Além disso, é uma forma de ampliar sua base de relacionamento, expandindo suas competências e conhecimentos.

    3 ? Entre em grupos de interesse

    Uma maneira bem rápida de construir Networking é entrar em grupos de discussões, debates e fóruns de uma determinada área de conhecimento. Nas redes sociais esses grupos são comuns e lá você poderá se relacionar, ajudar quem precisa e adquirir bons conhecimentos que farão diferença na sua carreira.

    4 ? Participe de eventos coorporativos

    Eventos coorporativos como palestras, webnários e workshops, por exemplo, podem trazer grande vantagem para o crescimento de sua base de contatos.

    Além do aprendizado agregado no evento, você ainda sairá com uma bagagem repleta de contatos relevantes que poderão impactar diretamente nos resultados dos seus objetivos.

    5 ? Faça um curso profissionalizante

    Cursos como MBA, de curta duração, pós-graduação ou técnico são oportunidades incríveis de fazer Networking. Se você optar por realizar um curso de especialização em uma Instituição renomada, você poderá montar uma base profissional com professores que entendem do assunto e futuros profissionais de qualidade que estarão ingressando no mercado de trabalho.

    E você, como está se relacionando com sua rede de contatos? Que tal começar a aumentar essa rede, transformando-a em grandes oportunidades futuras?

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência
    Pessoas e Comportamento
    8 minutos de leitura

    Gestão de pessoas: como desenvolver o perfil de liderança e influência

    Para manter a equipe totalmente alinhada aos propósitos do negócio, a gestão de pessoas eficiente é fundamental!

    Ler artigo
  • Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Estresse no trabalho: como os líderes podem ajudar a criar um ambiente agradável

    Inúmeros são os fatores que colaboram com o estresse no trabalho. Até mesmo uma liderança sem preparo pode ocasionar na desmotivação.

    Ler artigo
  • Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa
    Pessoas e Comportamento
    7 minutos de leitura

    Retenção de Talentos: 6 pilares para definir o pipeline de talentos da sua empresa

    A retenção de talentos é a melhor estratégia para o crescimento empresarial.

    Ler artigo
  • Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Comportamento organizacional: como identificar mudanças críticas na empresa

    A gestão de mudanças permite que todo processo de transição seja feito cuidadosamente, mas exige alinhamento com o comportamento organizacional.

    Ler artigo
  • Recrutamento e seleção: 4 erros de contratação que geram prejuízos
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Recrutamento e seleção: 4 erros de contratação que geram prejuízos

    Quando falamos em recrutamento e seleção de talentos, precisamos levar em conta o prejuízo de uma contratação errada. Conheça 4 erros!

    Ler artigo
  • Liderança e gestão de pessoas: 5 desafios que impactam sua empresa
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Liderança e gestão de pessoas: 5 desafios que impactam sua empresa

    Liderança e gestão de pessoas têm relação muito forte com a sustentabilidade do negócio no mercado. Confira aqui 5 principais desafios e soluções!

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos