• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Networking: Conheça a relevância e o impacto na sua carreira

Já ouviu falar que construir uma boa base de contatos por meio do Networking é uma ótima estratégia para sua carreira? Isso é realmente verdadeiro.

Estar atualizado quanto as novidades do mercado é fundamental para ter acesso a novas oportunidades de crescimento profissional. Mas ter uma base de contatos qualificada, facilita muito mais esse caminho.

Tanto nos negócios, quanto na vida pessoal, a influência de pessoas pode contribuir muito para a expansão, além de possibilitar a construção de grandes parcerias de sucesso.

Nesse artigo, você irá compreender mais sobre o conceito Networking e conhecerá os melhores caminhos para construir sua própria rede de contatos profissional. Confira!

Definição: Networking para carreira e negócios

O conceito de Networking, como já conhecemos, é basicamente a construção de uma rede de contatos. No entanto, a definição de Networking vai além disso.

Construir Networking no meio dos negócios e na carreira, significa utilizar esses contatos para determinada finalidade, seja para alcance de novas parcerias de negócio, seja para novas oportunidades no mercado de trabalho.

Diante disso, podemos entender que ter uma base sólida de contatos é uma estratégia inteligente de crescimento, que possibilita uma troca de experiências e conhecimentos valiosos.

E sabendo que estamos em contato com várias pessoas todos os dias a todo momento, por que não cultivar essas relações para um bem maior? Por que não, com a ajuda de outras pessoas, atingir seus maiores objetivos de carreira?

Benefícios do Networking para a carreira

Conviver com pessoas que compartilham as mesmas aspirações que você, pode lhe ajudar a ter uma visão diferente dos seus objetivos. Como o princípio do Networking é a troca de informações, você poderá aprender muito com outras pessoas.

E nesse mercado de trabalho competitivo, quanto mais conhecimentos aprimorados você apresentar, maiores serão as oportunidades.

Da mesma forma que você pode contribuir com o aprendizado de outra pessoa, ela pode lhe retribuir com alguma indicação de oportunidade ou informação relevante para seu plano de carreira. É um ganho mútuo.

Benefícios do Networking para os negócios

Principalmente para empreendedores que estão iniciando no mundo dos negócios, o Networking é peça chave. Um plano de negócios não se consolida apenas na etapa do planejamento.

É preciso uma reunião de novas ideias antes de apresentar algum produto ou serviço ao mercado e o Networking pode ajudar nisso. Conversando com pessoas influentes no assunto, o empreendedor pode ter vários insights importantes que poderão definir o futuro do negócio.

5 Passos para fazer Networking

1 ? Seja lembrado

Já ouviu aquele velho ditado: só é visto, quem é lembrado? Pois bem, para que as pessoas da sua rede de contatos se lembrem de você, caso surja alguma oportunidade, você precisa estar sempre marcando presença.

Mantenha suas redes sociais atualizadas e compartilhe informações relevantes que possam agregar valor também às outras pessoas. Não se esqueça de interagir e cultivar o relacionamento com seus contatos dentro e fora do ambiente web.

2 ? Ajude quem você puder

Se você marca presença e sempre está ajudando quem precisa, certamente as pessoas nunca irão se esquecer de você. Além disso, é uma forma de ampliar sua base de relacionamento, expandindo suas competências e conhecimentos.

3 ? Entre em grupos de interesse

Uma maneira bem rápida de construir Networking é entrar em grupos de discussões, debates e fóruns de uma determinada área de conhecimento. Nas redes sociais esses grupos são comuns e lá você poderá se relacionar, ajudar quem precisa e adquirir bons conhecimentos que farão diferença na sua carreira.

4 ? Participe de eventos coorporativos

Eventos coorporativos como palestras, webnários e workshops, por exemplo, podem trazer grande vantagem para o crescimento de sua base de contatos.

Além do aprendizado agregado no evento, você ainda sairá com uma bagagem repleta de contatos relevantes que poderão impactar diretamente nos resultados dos seus objetivos.

5 ? Faça um curso profissionalizante

Cursos como MBA, de curta duração, pós-graduação ou técnico são oportunidades incríveis de fazer Networking. Se você optar por realizar um curso de especialização em uma Instituição renomada, você poderá montar uma base profissional com professores que entendem do assunto e futuros profissionais de qualidade que estarão ingressando no mercado de trabalho.

E você, como está se relacionando com sua rede de contatos? Que tal começar a aumentar essa rede, transformando-a em grandes oportunidades futuras?

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Construir uma base de contatos utilizando Networking, é uma ótima estratégia para alavancar sua carreira profissional. Veja os benefícios do Networking!

networking, networking profissional

06/12/2017

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/pessoas/importancia-do-networking-para-a-carreira