Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    Sistemas de Gestão: como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio

    Autor Dayane

    A rotina de uma empresa demanda muitas tarefas que devem ser feitas diariamente. Os sistemas de gestão podem organizar todas os processos que serão executados. Por isso, é considerado um otimizador de recursos e tempo de trabalho.

    Na maioria das organizações, existem diversos processos que devem ser controlados e organizados, o que muitas vezes demanda o envolvimento de uma grande equipe para administrá-los.

    Por esta razão é que boa parte das empresas adotam um software de gestão. Eles promovem uma integração entre os setores, facilitando a verificação do andamento de demandas, além de fornecer recursos que otimizam o trabalho, encurtando o tempo e garantindo eficiência. Confira a seguir as principais vantagens de utilizá-los em sua empresa e como escolher o melhor produto.

    Quais são os benefícios de utilizar um software de gestão?

    Confira os 4 principais benefícios para decidir ter um sistema de gestão:

    • Economia

    Um sistema é capaz de integrar todos os recursos da empresa, ou seja, no dia a dia, o uso da tecnologia possibilita facilitar a comunicação entre os funcionários por meio de plataformas virtuais, melhor controle do tempo e da produtividade. Tudo isso promoverá uma redução de custos como o uso de materiais para escritório e a garantia de eficiência nas atividades.

    • Redução de falhas

    Com a tecnologia, as chances de erros são minimizadas. Isso porque ao utilizar um sistema de gestão muitas das ações que antes eram feitas manualmente, passam a ser realizadas pela plataforma. Alguns exemplos são os cálculos de impostos, relatórios, pagamentos, e etc.

    Essa automatização oferecida por um software traz mais confiança na operação da empresa, por possibilitar que falhas humanas sejam reduzidas.

    • Padronização

    Ter um sistema significa também que é possível padronizar os processos de trabalho. Isso quer dizer que é possível criar uma rotina nas atividades de trabalho, realizar a parametrização das ações, e garantindo a integridade das informações durante todo o processo.

    Mas é importante lembrar que, antes de implementar qualquer ferramenta, é fundamental realizar um treinamento com a equipe. Essa etapa garantirá com que todos estejam alinhados quanto a forma correta de operar o sistema e realizar os inputs dos dados.

    • Mais informações sobre a empresa

    Uma das principais vantagens do sistema de gestão é o acompanhamento de todas as ações do negócio. O sistema permite gerar relatórios, analisar o quadro atual da empresa e tomar decisões.

    Como escolher um sistema de gestão para sua empresa?

    Quando decidir comprar um sistema de gestão, é necessário analisar o lado prático. O software precisa ser de fácil manuseio tanto para você quanto para sua equipe. Analise também se a ferramenta tem todas as informações que você precisa no momento e se conciliará com a demanda do seu negócio.

    Um ponto bastante positivo é que todas as informações fiquem disponíveis em um painel que apresente a empresa como um todo, isso faz com que todos os processos sejam integrados e todos os membros tenham uma visão ampla da empresa.

    Implantar um sistema requer um investimento financeiro. Por isso, analise o custo-benefício da ferramenta, priorize as soluções que o sistema trará em curto, médio e longo prazo.

    Não se esqueça de conferir a segurança do software. Informações importantes serão dadas ao sistema, então é fundamental que os arquivos sejam criptografados e os servidores contenham código SSL, para que assim não haja violação de dados.

    A escolha de um bom sistema de gestão começa com a percepção da empresa em relação às suas necessidades. Não adianta contratar um software de gestão se o problema está em apenas um setor.

    Por isso, baseie-se em dados e percepções do cotidiano, o que mais precisa ser aprimorado e agilizado no dia a dia, quais setores são mais deficientes, e quais as tarefas que precisam ser executadas com maior agilidade.

    Como em qualquer tecnologia, falhas podem acontecer. Então não deixe de verificar se o sistema possui um bom suporte técnico para lhe ajudar em quaisquer eventualidades.

    Gostou do nosso artigo? Então deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais!


    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Ferramentas de gestão de pessoas: 10 estratégias para liderar
    Liderança e Gestão
    8 minutos de leitura

    Ferramentas de gestão de pessoas: 10 estratégias para liderar

    Com as evoluções acontecendo do mundo corporativo, foram surgindo ferramentas de gestão de pessoas para auxiliar líderes a alcançar ambientes mais produtivos. Confira 10 estratégias que o ajudarão a extrair o melhor de sua equipe.

    Ler artigo
    Formação de líderes: Prepare seus colaboradores para liderar!
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Formação de líderes: Prepare seus colaboradores para liderar!

    Sua empresa precisa desenvolver um processo de formação de líderes. O mercado mudou, os desafios mudaram e a necessidade de novos líderes surgiu. Confira!

    Ler artigo
    Características de um Líder: Confira quais você possui!
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Características de um Líder: Confira quais você possui!

    Dentre as principais características de um líder, estão a paciência, ética, visão inovadora e sede de conhecimento. Confira todas as características neste conteúdo e veja quais você possui.

    Ler artigo
    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?

    Saber exatamente a diferença entre líder e chefe é primordial para entender mudanças e evoluir num ambiente de trabalho. Neste conteúdo detalhamos as diferenças entre essas duas personalidades do mundo empresarial. Confira qual é o seu perfil.

    Ler artigo
    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Um bom líder de equipe possui comportamentos típicos que podem ser observados através das grandes empresas de sucesso. Neste post você verá quais são essas características e como você pode replicar em sua carreira.

    Ler artigo
    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos