• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Entenda o que é administração de conflitos e como aplicar na sua empresa

O conflito de ideias, o debate sobre qual é o melhor destino para os investimentos das empresas e os questionamentos dos clientes são ingredientes básicos para uma organização sobreviver em um universo que exige respostas rápidas e tomadas de decisões mais assertivas. A afirmação é do professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Alfredo Bravo.

Ele destaca que o conflito é essencial para a evolução dos seres humanos. ?Se não houver divergências no relacionamento entre duas pessoas, uma delas é desnecessária. Sem o bom combate, instala-se o marasmo?, decreta, para, em seguida, acrescentar que a ?vida é um constante processo de negociação?.

Alta Performance

Formado em Administração de Empresas, pela Universidade Federal Fluminense, Bravo desenvolveu a metodologia High Performance Negotiation (HPN, Negociação de Alto Desempenho, na tradução literal para o português). Baseada em estudos das universidades norte-americanas de Harvard e Wharton, a técnica é formada por sete passos, a serem listados ao se preparar para uma negociação, entre eles, objeto, objetivos, interesses, moedas de troca e argumentos.

O estudioso comenta que o HPN é um completo sistema de informação, que ajuda nas três etapas do processo de negociação: planejamento, o antes; a execução, o durante; e o controle, o depois. ?Nós devemos estar preparados, quando formos propor ou vender algo a alguém. Principalmente, quando estão envolvidos valores financeiros e emocionais?, alerta o mestre em Sistemas de Gestão, também pela Universidade Federal Fluminense.

Linguagem

Outro ponto vital para direcionar os conflitos para o campo da cooperação, é se estabelecer um alto nível de comunicação, a partir da adoção de uma linguagem clara, e objetiva. ?Nos diálogos, escritos e falados, precisamos escolher as palavras certas. Nas conversas frente a frente, temos que tomar o cuidado adicional com os gestos, pois o gestual pode contradizer nossos argumentos?, afirma o doutor em Administração, pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina.

A boa comunicação, ressalta Bravo, é determinante, ainda, para selar o vínculo da credibilidade. ?É elementar: ninguém negocia em um clima de desconfiança?, filosofa. O professor reforça que, na negociação, ?não existem vencedores, nem vencidos?. O processo só resultara em avanços quando houver ganhos para todos os lados envolvidos.

Master

A administração de conflitos é um dos temas tratados durante o curso Master em Negociações Empresariais. A duração é de 80 horas, divididas em cinco módulos de 16 horas, cada um. As aulas ocorrem, uma vez por mês, de terça a quinta-feira, das 19 horas às 23h30. Uma vantagem adicional do Máster é que os alunos podem frequentar os módulos de forma avulsa.

Sárgom Ceranto, diretor Comercial do Grupo Trecsson, explica que os cursos Máster foram criados para atender empresários e executivos interessados em conteúdo específico de qualidade, com professores de alto nível, em um curto espaço de tempo. ?Nosso foco é oferecer ferramentas para tornar as empresas mais competitivas e melhorar o desempenho dos profissionais?, frisa.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

O conflito de ideias, o debate sobre qual é o melhor destino para os investimentos das empresas e os questionamentos dos clientes.

Trecsson, Business, Conflito, Administração, Negociação, Empresariais, Curso Master

03/08/2018

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/entenda-o-que-e-administracao-de-conflitos-e-como-aplicar-na-sua-empresa