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    Comercial
    4minutos de leitura

    Política Comercial: uma das chaves para o sucesso de vendas!

    Autor Leidiana

    Para que o seu negócio funcione com eficiência e tenha ótimos resultados nas vendas é preciso investir na política comercial.  Entender como ela funciona e colocar em prática as ações que podem ajudar a sua empresa faz toda a diferença.

    O sucesso de vendas está geralmente atrelado ao desempenho da equipe comercial, mas é importante ter em vista que, muito além do esforço de cada colaborador, são as estratégias e diretrizes das políticas comerciais que movimentam o resultado.

    O processo de implementação dessa política acaba acontecendo cedo ou tarde nas empresas. Em geral, essa necessidade é identificada quando alguns sinais característicos da ausência dessas diretrizes começam a ser identificadas pelo gestor, como os relacionados abaixo.

    Sintomas que indicam que está na hora de implantar políticas comerciais efetivas:

    • Preços e condições de pagamento indefinidos;
    • Conflito de canais;
    • Prazos e datas de atendimentos indefinidos;
    • Descontos a troco de nada, ou
    • Desconto dado ?pelo humor do gestor?;
    • Baixa exposição ou mau aproveitamento do mix de produtos;
    • Time de apoio interno não vende, apenas atende o telefone;
    • Lançamentos e promoções não são ofertados pelo vendedor.
    •  

    Essa lista de situações são alguns dos muitos exemplos existentes que apontam a necessidade de desenvolver e aplicar uma política comercial que seja efetiva.

    O que observar em uma política comercial?

    Antes de implantar qualquer a política comercial, é preciso avaliar questões como ?para quem a empresa quer vender?; ?como vai vender? e ?o que será vendido?. Somente assim será possível criar um modelo de vendas a ser seguido, e que será fundamental para o equilíbrio e sucesso de qualquer empresa.

    O uso da política comercial impacta diretamente no sucesso do negócio, possibilitando aos vendedores as informações necessárias para obter melhores resultados. As políticas comerciais podem auxiliar a empresa dentro de um contexto já existente, sem alterar a realidade da corporação.

    Alguns pontos que devem ser seguidos para garantir que a política seja eficaz:

    • Texto deve ser claro e objetivo;
    • Perfil do público ideal deve estar bem definido;
    • Fluxo do processo comercial desenhado;
    • Condições e prazos de pagamento definidos e claros;
    • Regras para aplicação dos descontos;
    • Regras de comissionamento;
    • Regras definidas a respeito dos fretes;

    Certamente existem muitos outros detalhes envolvidos na elaboração de uma política de vendas, que seja adequada à sua operação, além dos apresentados nesse artigo. O objetivo aqui é introduzir a ideia da necessidade para que, quando chegar a hora, você tenha uma diretriz a ser seguida.

    Mas se além disso você estiver buscando formas de melhorar o desempenho em vendas, tem esse outro artigo no nosso blog com 7 dicas que certamente vão te ajudar:

    https://www.trecsson.com.br/post/7-dicas-para-aumentar-seu-desempenho-em-vendas/

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