Aluno/Professor
Início > Blog

Sistema de Saúde precisa mudar o modelo, ter gestores competentes e focar na atenção ao paciente

Foto do Post
Cláudio Galleti

Com fonte de recurso limitada, o Sistema de Saúde do Brasil precisa mudar o modelo, transformar médicos em gestores competentes e focar em atender às expectativas do paciente. A análise é da professora doutora Maria Laiz Athayde Marcondes Zanardo e foi feita durante palestra ministrada, na quarta-feira à noite (19), no Centro de Eventos Trecsson Business, localizado no Catuaí Shopping Maringá.

Uma das principais autoridades do País, no assunto, Maria Laiz destacou que a estrutura, pública e privada, deve ser direcionada para a promoção da Saúde e a prevenção de doenças. “É necessário mudar o modelo e oferecer mais condições para a atenção primária, para reduzir os custos da média e alta complexidade. Vale a velha máxima do é melhor prevenir do que remediar”, ressaltou.

Ferramentas administrativas

Sobre a gestão do sistema, a coordenadora dos cursos da área de Saúde da Fundação Getulio Vargas (FGV) afirmou que os médicos brasileiros apresentam um padrão de excelência internacional no atendimento clínico e que chegou a hora de se dedicarem à capacitação e ao aperfeiçoamento das técnicas administrativas. “Os profissionais precisam dominar ferramentas como estabelecimento de metas, planejamento, indicadores, monitoramento de resultados, custos, formação e liderança de equipes de alto desempenho, controle de estoques, manutenção dos prédios e equipamentos, entre outros”, recomendou.

Na esfera do paciente, Maria Laiz mostrou dados de uma pesquisa que indicam que os desejos deles são, primeiro, ser bem acolhido; segundo, ter apoio emocional; e, por fim, receber um tratamento clínico, que resolva o problema. “É a humanização do atendimento na essência. Quem está doente, está fragilizado. Os profissionais da Saúde devem estar preparados para ajudar a controlar a ansiedade e auxiliar os pacientes e familiares a superarem os medos, comuns em situações do gênero”, acrescentou.

A experiência de ter atuado em hospitais, considerados de primeiro mundo, como o Israelita Albert Einstein, Sírio-Libanês e Samaritano, todos localizados na cidade de São Paulo, leva a especialista a concluir que inovar e investir em tecnologia vai além da compra e operação de máquinas e equipamentos de última geração. “Semelhante aos demais setores da atividade empresarial, o ser humano deve estar em primeiro lugar. Profissionais capacitados e motivados superam os obstáculos e produzem os resultados esperados”, frisou.

 
Facebook
LinkedIn
Twitter
G+
E-mail
Compartilhe com sua rede.
Deixe seu comentário
 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRECSSON

Unidade Maringá
Avenida Colombo, 9161. Andares 1 e 2 no Shopping Catuaí - Maringá-PR
44 3029 1162
Unidade Dourados
Rua Ponta Porã, 1540 - Sala 4 – Jardim América – Dourados - MS
67 3038 1477
Avalie nosso site aqui:   Avaliar
Voltar ao topo
Voltar ao topo
@2018 Trecsson Business FGV - Todos os Direitos Reservados
Vikings Digital