• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Compartilhe:

Especialização: a importância da pós-graduação para a sua carreira profissional

Exibir um diploma de especialização pode credenciar o profissional a aumentar a renda mensal e conquistar um cargo mais elevado na empresa, onde atua. A formação acadêmica também pode ser um diferencial para os empreendedores que desejam abrir um negócio próprio. Outro horizonte possível é ingressar na carreira acadêmica como professor.

No leque de opções oferecido pelo universo da educação, uma coisa é certa: na Era do Conhecimento, quem deixa de se aperfeiçoar e de se manter atualizado tem vida curta. ?A construção de carreiras sólidas passa pela sala de aula. O que precisa é definir onde quer se chegar para escolher qual caminho vai percorrer?, destaca o professor Hélio Arthur Reis Irigaray, coordenador dos cursos oferecidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Categorias

O ponto de partida, de acordo com o economista, é entender que os cursos de especialização, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado são chamados de pós-graduação. A principal divisão é feita entre programas lato sensu e stricto sensu. A primeira categoria é voltada para o aperfeiçoamento de uma área de atuação específica. Por isso, são mais direcionados para o mercado de trabalho.

Os MBAs são exemplos de programas lato sensu. Com foco na área de administração, têm duração mínima de 360 horas. As turmas são formadas por alunos com experiência em funções executivas. Os professores também são empresários e têm negócios de destaque nas disciplinas que lecionam.

Integrantes dos programas stricto sensu, mestrados, doutorados e pós-doutorados, nessa ordem, são indicados para os profissionais que desejam seguir carreira acadêmica ou atuar em centros de pesquisas. O conteúdo é mais teórico e científico.

Objetivo de vida

Doutor em Administração de Empresas, o coordenador dos cursos da FGV, cita um exemplo para que as diferenças possam ser entendidas melhor. Se um profissional de Nutrologia tem o interesse em se especializar em nutrição, o mais indicado é procurar a pós-graduação. Se o desejo for se tornar um líder no segmento da Saúde, deve fazer o MBA em Gestão Hospitalar.

Irigaray ressalta que quem procura a especialização pode atuar no mercado de trabalho e não precisa se concentrar, exclusivamente, nos estudos. Já o mestrado e o doutorado exigem dedicação integral, porque é necessário realizar uma pesquisa mais aprofundada.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Exibir um diploma de especialização pode credenciar o profissional a aumentar a renda mensal e conquistar um cargo mais elevado.

Trecsson, Business, FGV, Maringá, Pós, Graduação

25/09/2018

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/cursos/especializacao-a-importancia-da-pos-graduacao-para-a-sua-carreira-profissional