Se você pensa em ingressar no mercado de trabalho, porém tem dúvidas sobre qual curso escolher, precisa saber que a especialização em Gestão de Projetos é um dos cursos mais requisitados pelas grandes empresas.
O mercado está cada vez mais escasso desses profissionais, portanto aumentam as oportunidades de crescer profissionalmente em uma área pouco concorrida. O profissional que se dedica a aprimorar seus conhecimentos na área, consegue assumir até posições de liderança ou cargos de diretoria.
Vamos deixar aqui uma visão geral sobre a especialização em Gestão de Projetos e ao final do artigo, você já terá sanado as maiores dúvidas sobre essa área promissora. Acompanhe!
De maneira geral, a maior atribuição do profissional em Gestão de Projetos é cuidar da parte de planejamento da empresa, quando o assunto é implementação de projetos.
É o Gestor de Projetos quem comanda todas as etapas, desde a elaboração de um projeto, a execução, monitoramento até a conclusão.
Vamos então explanar todas as etapas de um projeto que uma especialização em Gestão de Projetos aborda. Se você pensa em fazer um MBA, veja o que você estará apto a exercer ao final do curso:
O planejamento está presente em qualquer ação da empresa. Se não houver planejamento, os resultados esperados não serão satisfatórios. O mesmo acontece na implementação de um projeto.
Nessa etapa, o Gestor tem a liberdade de traçar metas, alinhar objetivos, fazer uma relação completa de todos os recursos disponíveis, análise financeira e planejar quais responsabilidades serão necessárias para colocar o plano em ação.
Nessa etapa de execução, o Gestor lida diretamente com a equipe de colaboradores da empresa. Por isso, ter amplo conhecimento em Gestão de Pessoas também é essencial.
Nesse momento, o profissional precisa ter uma visão estratégica para lidar com desafios e desenvolver soluções que colaborem diretamente com o sucesso da execução.
Não há como um projeto obter resultados positivos, se o monitoramento não é rigoroso, nem existe uma análise aprofundada durante o processo para cobrir possíveis falhas ou evitar erros.
É o Gestor de Projetos quem comanda essa etapa e mediante seu planejamento, ele saberá exatamente como analisar e monitorar os processos do projeto, elaborando relatórios ou gráficos que precisam ser arquivados para futuras consultas.
Como já mencionamos anteriormente, o Gestor de Projetos acompanha a implementação até o processo final de entrega de um projeto. A etapa final de um projeto é considerada a mais importante, depois do planejamento.
É nessa etapa que o Gestor irá fazer uma ampla análise de tudo o que foi possível alcançar e o que poderá ser melhorado nos próximos projetos. Haverá também nessa etapa um levantamento de tudo que será necessário para liberar o projeto, falando de questões burocráticas.
Uma especialização em Gestão de Projetos traz ao profissional conhecimentos amplos sobre todas essas etapas que mencionamos. Além disso, o profissional também desenvolverá e estará apto a exercer as seguintes atribuições:
• Gestão de Pessoas
• Gerenciamento de Cronogramas em Projetos
• Gerenciamento de Custos em Projetos
• Gerenciamento de Riscos em Projetos
• Gerenciamento de Aquisições em Projetos
• Gerenciamento de Recursos em Projetos
• Gerenciamento da Qualidade em Projetos
• Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders
• Gerenciamento de Escopo em Projetos
• Negociação e Administração de Conflito
• Gestão Estratégica
• Economia Empresarial
• Matemática Financeira
• Marketing
Um profissional em Gestão de Projetos que quer se destacar deverá, portanto, apresentar aptidões em todos estes quesitos. Além disso, as características primordiais desse profissional é ter visão estratégica, alta capacidade de gerenciamento e principalmente capacidade de liderar uma equipe.
O profissional que se dedicar a essa área terá grandes oportunidades em empresas de todos os portes, não somente multinacionais. O cuidado com a implementação de um projeto é essencial para qualquer tipo de empresa, e ter um profissional qualificado para cuidar dos processos é fundamental.
Quem se forma em Gestão de Projetos pode trabalhar em empresas dos mais variados segmentos: Construtoras, Consultoria, Administração, Informática, Marketing, Instituições financeiras, etc.
E as opções de exercer a função não param por aí. O profissional pode ainda se especializar em qualquer área dentro da Gestão de Projetos. Se o profissional se identificar e apresentar mais domínio em certa área pode se dedicar apenas ao setor de planejamento, coordenação de equipe, análise de riscos, entre outras.
Se você ainda não é graduado em nenhuma área de atuação, pode iniciar seu plano de carreira por alguma graduação do seu interesse e que some conhecimentos na área de Gestão de Projetos.
Por exemplo, você pode fazer uma graduação em Administração ou Economia, que são áreas importantes na Gestão de projetos.
Tanto a graduação como a especialização em Gestão de Projetos, precisam ser feitos em uma Instituição de qualidade, que possa te oferecer a melhor metodologia, ferramentas práticas, suporte e ensino de primeira.
Se destacar no mercado não basta apenas apresentar um currículo cheio de competências, o diferencial está na Instituição renomada escolhida.
A Trecsson Business, conveniada FGV há 18 anos, já formou mais de 2.500 executivos de sucesso, por meio de uma metodologia impecável, corpo docente com larga experiência de mercado e geração de valor para que os profissionais se tornem verdadeiros líderes para realmente fazer a diferença no mercado.
Garanta atuação rápida no mercado de trabalho e faça a escolha certa com a Trecsson Business. Faça já sua inscrição! Vamos construir juntos um futuro de sucesso?