Maringá: (44) 3029 1162 / Dourados: (67) 3033 8862
Início > Blog

7 competências cruciais que o MBA em Gestão de Agronegócio desenvolve

Foto do Post
Lídia Massari

Em todo segmento de negócio, a gestão é um fator determinante para o sucesso. Quando falamos em um MBA em Gestão de Agronegócio, já podemos esperar um grande crescimento no ramo, uma vez que os conhecimentos adquiridos são aprofundados e práticos com foco nos principais desafios do setor.

É por meio de uma gestão de qualidade que o profissional poderá visionar grandes oportunidades, monitorar as mudanças de mercado e possíveis ameaças que possam dificultar a atuação da empresa.

Veja a seguir 7 competências fundamentais para um gerenciamento de excelência do agronegócio!

>> Conheça a importância da gestão no agronegócio

7 competências desenvolvidas por um MBA em Gestão de Agronegócio

1 – Aplicação tecnológica para aumento da produtividade

O agronegócio envolve uma vasta e complexa rede de produção, distribuição e revenda. A gestão de todo esse processo traz inúmeros desafios, dentre eles, a estabilização e o aumento da produtividade.

Para a otimização, a maioria das empresas de produção agropecuária utilizam conceitos tecnológicos. Isso ajuda muito na prevenção de perdas na produção e aumento da produção diária.

Conhecimentos práticos em gestão de agronegócio irão ajudar o gestor a aplicar melhor os recursos tecnológicos, com o objetivo de trazer maior efetividade no cumprimento das metas e objetivos.

2 – Gestão de custos e finanças

Para que o agronegócio se torne competitivo e rentável no mercado de hoje, deve existir um direcionamento inteligente, no que diz respeito à gestão de custos e finanças.

Há uma necessidade em alinhar as informações financeiras, custos operacionais com os objetivos de lucratividade e produtividade. Um gestor atento, sabe identificar os desafios, os riscos de todos os processos e modificá-los para garantir os padrões de competitividade.

3 – Gestão de pessoas com foco em competências

Dentre os principais desafios do agronegócio, a gestão de pessoas é o principal gargalo. Afinal, é por meio de um trabalho em equipe que os objetivos são alcançados.

Uma empresa de produção agropecuária não precisa apenas de um time preparado, com conhecimentos técnicos. A gestão de pessoas estratégica ajuda a identificar competências compatíveis com os principais objetivos como o aumento da produtividade e rentabilidade do agronegócio.

4 – Logística empresarial no agronegócio

O MBA em Gestão do Agronegócio desenvolve a competência de lidar com a logística empresarial do setor. A logística empresarial surgiu da necessidade de melhorar processos operacionais com o objetivo de gerar eficiência da produção com menos custos.

Quanto mais complexa se torna a atividade do agronegócio, maior a necessidade de controlar todas as etapas do processo produtivo. Dentre os principais pontos de atuação da logística empresarial no agronegócio podemos citar:

• Logística de suprimentos;

• Logística de apoio à produção agropecuária;

• Logística de distribuição.

É, portanto, fundamental para que a empresa tenha maior produtividade, que os produtos sejam entregues dentro do prazo e, acima de tudo, com alta qualidade.

5 – Marketing e gestão de vendas

Uma vez que o gestor adere às práticas tecnológicas, fica cada vez mais importante a aquisição de conhecimentos sólidos em Marketing e Gestão de Vendas.

A gestão do agronegócio aliada ao marketing potencializa as vendas, mantém os clientes bem informados, trabalha o pós-venda e estreita o relacionamento com o consumidor, além de aumentar o reconhecimento da empresa.

6 – Controle e previsibilidade

Qualquer empresa que almeja um crescimento contínuo jamais conseguirá se manter rentável sem controle e previsibilidade.

Fatores como condições climáticas e pragas podem arruinar toda a produção e é nesse cenário que a gestão se faz primordial. O gestor ajudará o negócio a se manter forte e saudável mesmo diante desses grandes desafios.  

7 – Planejamento de metas a longo prazo

Um dos maiores benefícios em investir na gestão do agronegócio é a possibilidade de fazer planos e previsões futuras. Tendo em mente um monitoramento constante do setor financeiro com expectativas de produção é possível identificar momentos de crise, implementar soluções preventivas e planejar ações otimizando recursos em um espaço de tempo determinado.

 

Gostou de conhecer quais são as principais competências desenvolvidas por um MBA em Gestão de Agronegócio? Então, conheça o impacto de um MBA no mercado de agronegócio atual

 
Facebook
LinkedIn
Twitter
G+
E-mail
Compartilhe com sua rede.
Deixe seu comentário
 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRECSSON

Unidade Maringá
Avenida Colombo, 9161. Andares 1 e 2 no Shopping Catuaí - Maringá-PR
44 3029 1162
Unidade Dourados
Rua Ponta Porã, 1540 - Salas 1 e 2 – Jardim América – Dourados - MS
67 3033 8862
Avalie nosso site aqui:   Avaliar
Voltar ao topo
Voltar ao topo
@2019 Trecsson Business - Todos os Direitos Reservados
Vikings Digital