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    MBA FGV

    MBA em Gestão: Empresarial

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    O mundo empresarial, devido a suas constantes mudanças, tem exigido e buscado profissionais competentes, hábeis em gerenciar diferentes áreas e com uma visão estratégica para enfrentar os desafios. Essa busca de profissionais de gabarito tem impulsionado cada vez mais os executivos a procurarem, em Programas de Educação Continuada, o conteúdo e conhecimento para assim atender às necessidades imediatas do mercado.

    Sendo assim, para suprir essa demanda, foi criado o MBA em Gestão Empresarial, que aborda uma grande variedade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo de negócios, cada vez mais globalizado e competitivo. O programa é destinado a profissionais que desejam se instrumentalizar nas várias áreas do conhecimento da administração. Essa interdisciplinaridade faculta ao participante uma visão estratégica no processo decisório. Sua estrutura tem por objetivo oferecer o aprimoramento dos executivos, oriundos de diferentes áreas de formação acadêmica, para assumirem posições de destaque nas organizações.

    Os temas abordados enfocam agilidade, liderança, flexibilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, comunicação, relacionamento interpessoal e grupal, bem como instrumentais nas diversas áreas de atuação do executivo – finanças, marketing, gestão de pessoas, controladoria e estratégia, dentre outras. Ou seja, todos os temas estão associados ao desenvolvimento de habilidades e oferece os conhecimentos técnicos e gerenciais para a formação do gestor contemporâneo. É de se destacar também, o desenvolvimento da capacidade empreendedora dos participantes, alunos, em que os mesmos são incentivados a desenvolverem um projeto final de curso, de caráter prático, que venha agregar valor para eles ou para as empresas em que atuam.

    O sucesso do curso vem sendo plenamente reconhecido, tornando o MBA em Gestão Empresarial o programa de maior aceitação pelo mercado, sendo responsável por aproximadamente 33% do total dos alunos dos MBAs da Fundação Getulio Vargas, estando presente em todas as unidades próprias e cidades atendidas pela rede de conveniadas da FGV. É o programa "líder na formação de líderes". 


    Icone OBJETIVOS

    O programa MBA em Gestão Empresarial tem como objetivo proporcionar a capacitação técnica aprofundada na gestão de empresas de seus participantes, desenvolvendo a visão estratégica e de mercado, numa visão integrada e global. Apresentam conceitos e práticas das melhores ferramentas de gestão no sentido de capacitar os participantes na condução de suas atividades no ambiente profissional ou no desenvolvimento de sua capacidade empreendedora quando da montagem de negócios próprios. Desta forma o MBA apresenta os seguintes objetivos específicos:

    • Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa.

    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio.

    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios.

    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira.

    • Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões.

    • Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.


    IconeVÍDEO


    Icone PÚBLICO-ALVO

    Recomendado para profissionais que:

    • Desejam alcançar cargos executivos e precisam aprofundar seus conhecimentos em

    • Administração de Empresas

    • Sentem necessidade de se reciclar

    • Precisam alcançar novo nível de formação acadêmica


    Icone METODOLOGIA

    Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

    Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.

    Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

    As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.


    Icone CERTIFICAÇÃO

    Os cursos de Pós-Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de "Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Nível Especialização" aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.


    coordenadorCoordenador Acadêmico

    foto
    Betovem Coura
    Betovem Coura é PhD em Administração com área de pesquisa em Finanças e Contabilidade Gerencial pela Universidade da Florida, mestre em Administração de Empresas com concentração em Finanças pelo IBMEC. Graduado em Engenharia de Produção e Administração de Empresas com MBA em Engenharia Econômica e Financeira, pela UFF. Diretor da MVCon, prestando consultoria em Gestão Estratégica de Custos, Valuation, Posição Relativa de Custos (PRC), Benchmarking, Cadeia de Valores, Balannced Scorecard (BSC) e Alianças Estratégicas. Mais de 15 anos de experiência executiva em multinacional farmacêutica e banco de investimentos. Professor dos MBAs da FGV, tendo lecionado na UFF e no IBMEC. Professor da Universidade de Lisboa. Coordenador Acadêmico do MBA de Finanças, Controladoria e Auditoria da FGV e do MBA em Gestão Empresarial. Foi Coordenador Acadêmico da FGV em programas corporativos com grandes empresas como Vale, Eletrobrás, Allianz, Cadbury-Adams, Queiroz Galvão, HP, GE, BNB, BRRF e Banco do Brasil. Coordenador acadêmico da FGV na parceria com a universidade corporativa do SEBRRAE e do PÓS-MBA da FGV em Convergência para as Normas Contábeis Internacionais.

    modulosMódulos do programa

    • 01Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento
      24 hrs

      Ementa

      Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    • 02Negociação e Administração de Conflitos
      24 hrs

      Ementa

      Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    • 03Gestão de Projetos
      24 hrs

      Ementa

      Fundamentos de gerenciamento de projetos. Evolução dos Conceitos. PMI - PMBOK. As certificações em gerenciamento de projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento. Elaboração de project charter. Criação de EAP - WBS (work breakdown structure). Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto. Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto. Plano de Ação. Indicadores de desempenho e o Earned Value (valor agregado).

    • 04Gestão Estratégica
      24 hrs

      Ementa

      A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

    • 05Economia Empresarial
      24 hrs

      Ementa

      A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    • 06Matemática Financeira
      24 hrs

      Ementa

      Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

    • 07Gestão Contábil Financeira
      24 hrs

      Ementa

      Fundamentos da Contabilidade. Demonstrações Contábeis de acordo.com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração.do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Participações Societárias e variações do Patrimônio Líquido. Situação financeira x situação econômica. Critérios de análise econômico-financeira. Análise vertical, horizontal e indicadores de liquidez, endividamento. Lucratividade e rentabilidade.

    • 08Marketing
      24 hrs

      Ementa

      Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.

    • 09Jogos de Negócios
      24 hrs

      Ementa

      Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.

    • 10Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação
      24 hrs

      Ementa

      TI nas organizações: estratégia e conceitos. Tendências em tecnologia da informação. Planejamento e estratégia de TI. O impacto da tecnologia nos modelos de competitividade. Infraestrutura de TI. Aplicações nas organizações: Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI). Governança de TI.

    • 11Finanças Corporativas
      24 hrs

      Ementa

      Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    • 12Gestão da Qualidade e Processos
      24 hrs

      Ementa

      Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.

    • 13Direito do Consumidor
      24 hrs

      Ementa

      Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. As esferas de proteção: responsabilidade civil, penal e administrativa. Publicidade abusiva e enganosa. Prevenção e reparação de danos. Responsabilidade por vício e por defeito de produto e serviço. Formas de saneamento de vício e composição indenizatória. Desconsideração da personalidade jurídica e proteção patrimonial. Excludentes de responsabilidade. Proteção contratual sob a ótica do CDC. As cláusulas contratuais e as práticas comerciais abusivas. Responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.

    • 14Inovação nas Organizações
      24 hrs

      Ementa

      O papel da criatividade no processo de inovação. O comportamento criativo. Ferramentas de geração de ideias e sistemas de monitoramento. Relação entre processos de inovação, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem. A inovação como instrumento de criação de mercado. Ferramentas de inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Abordagem sistemática e a criação de novos conceitos. O Processo de gestão da inovação - da ideia, à implementação e comercialização.

    • 15Gestão de Vendas
      24 hrs

      Ementa

      Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo de venda. Relacionamento baseado em valor. Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial. Fatores críticos de sucesso.

    • 16Gestão Integrada de Custos e Orçamentos
      24 hrs

      Ementa

      Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamento como instrumento de planejamento e controle. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de operação: vendas, produção de despesas operacionais. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado e fluxo de caixa.

    • 17Empreendedorismo
      24 hrs

      Ementa

      Perfil do empreendedor. Barreiras ao empreendedorismo. Ambientes organizacionais favoráveis ao empreendedorismo. Identificação de novos negócios e sua estruturação. Vocação na seleção de projeto empreendedor. Avaliação e escolha de projeto empreendedor. Principais dificuldades e razões para o sucesso de ações empreendedoras. As oportunidades em franquias.

    • 18Plano de Negócios
      24 hrs

      Ementa

      Desenvolvimento de um plano de negócios. O empreendedorismo no Brasil. A modelagem dos novos negócios. A análise estratégica. Projeção de resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. Estratégia de Venda do Projeto.

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    Icone Planos de Investimento

    Parcelas Valor da Parcela Valor Total
    1xR$ 25.700,00R$ 25.700,00
    6xR$ 4.495,65R$ 26.973,90
    12xR$ 2.341,52R$ 28.098,24
    18xR$ 1.625,14R$ 29.252,52
    24xR$ 1.268,20R$ 30.436,80
    30xR$ 1.055,02R$ 31.650,60

    Icone Cursos de Extensão Internacionais

    Para complementar a formação acadêmica no exterior, todos os alunos de pós-graduação da FGV – sejam alunos atuais ou formados – têm a opção de participarem dos programas internacionais nas instituições parceiras. Essas instituições oferecem cursos customizados exclusivamente para a FGV, com duração de 1 a 2 semanas, com aulas, palestras, visitas técnicas e outras atividades educacionais.

    • Thumb
      Hong Kong, CHN
      40 hrs

      The Chinese University of Hong Kong

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    • Thumb
      Lisboa, PT
      40 hrs

      Instituto Universitário de Lisboa

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    • Thumb
      Arrasate, SS, ES
      40 hrs

      Mondragon Unibertsitatea

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    • Thumb
      Terre Haute, IN, EUA
      40 hrs

      Indiana State University

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    • Thumb
      Tampa, FL, EUA
      40 hrs

      The University of Tampa

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    • Thumb
      San Diego, CA, EUA
      40 hrs

      University of California San Diego Extension

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    • Thumb
      Coral Gables, FL, EUA
      40 hrs

      University of Miami - School Business of Administration

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    • Thumb
      Chicago, IL, EUA
      40 hrs

      The University of Chicago

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    • Thumb
      New York, NY, EUA
      40 hrs

      Columbia Business School Executive Education

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    • Thumb
      Washington, DC, EUA
      40 hrs

      The George Washington University

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    • Thumb
      New York, NY, EUA
      40 hrs

      New York Institute of Finance

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    • Thumb
      Irvine, CA, EUA
      40 hrs

      University of California Irvine - School of Law

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    • Thumb
      Irvine, CA, EUA
      40 hrs

      University of California Irvine Extension

      Saber mais
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