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    MBA PRESENCIAL FGV

    MBA em Gestão: Comercial

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    O MBA em Gestão: Comercial proporciona um completo conjunto de teorias e ferramentas que permitirão a obtenção de resultados comerciais dentro de princípios éticos e morais, valorizando, de forma permanente, a tomada de decisões que contribuam para o atingimento das metas da organização, sem abrir mão da sua responsabilidade social.

    Os participantes do MBA em Gestão: Comercial são estimulados a pensar de maneira sistêmica, de forma a compreenderem a complexidade da função vendas e que a integração desta com as demais áreas funcionais é fundamental para a obtenção de bons resultados comerciais de forma permanente e consistente.

    O MBA em Gestão Comercial adota uma metodologia que combina análise de casos, exercícios, simulações e discussões dirigidas, além de utilizar um atualizado referencial teórico para dar substância e concretude ao conteúdo apresentado.


    Icone OBJETIVOS

    O MBA em Gestão: Comercial tem como principal objetivo capacitar o profissional a atuar de forma estratégica na área comercial de uma organização, conquistando e fidelizando clientes em um mercado globalizado, dinâmico, exigente e concorrido.

    Você irá adquirir:

    • Competências técnicas, comportamentais e gerenciais que permitam aos tomadores de decisão responsáveis pelas áreas comercial e de vendas, desempenhar as suas funções estratégicas e táticas com maior eficiência, eficácia e efetividade;

    • Competências interpessoais para um cenário global de negócios volátil, incerto, caótico e ambíguo;

    • Experiências práticas e boas práticas de vendas, considerando a realidade comercial das empresas que vivem em um contexto globalizado;

    • Capacidade de inovação nas ações comerciais das suas organizações;

    • Habilidades pessoais e interpessoais que facilitem a liderança de equipes de alto desempenho de vendas.


    IconeVÍDEO


    Icone PÚBLICO-ALVO

    O MBA em Gestão Comercial é diretamente voltado a:

    • Gestores de equipes comerciais, interessados em conhecer tendências modernas aplicadas na gestão comercial e, consequentemente, melhorar a qualidade das suas decisões relativas ao processo comercial;

    • Profissionais ligados às áreas comercial e de vendas de todos os segmentos (consumo, industrial, varejo e serviços), interessados no seu desenvolvimento individual e como time;

    • Empreendedores e executivos gerais de empresas que pretendam conhecer e extrair mais valor da área comercial das suas organizações;

    • Profissionais indiretamente ligados à área de vendas, mas que desejam compreender melhor o impacto da sua área funcional sobre os resultados comerciais das organizações (logística, controladoria, finanças, compras e outras análogas).


    Icone METODOLOGIA

    Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

    Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.

    Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

    As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.


    Icone CERTIFICAÇÃO

    Os cursos de Pós-Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de "Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Nível Especialização" aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.

    coordenadorCoordenador Acadêmico

    foto
    João Baptista Vilhena
    Coordenador acadêmico do MBA em Gestão Comercial da FGV, consultor nas áreas de vendas, liderança e Marketing.

    modulosMódulos do programa

    • 01Administração de Vendas
      24 hrs

      Ementa

      Implementação das estratégias de vendas. Organização e tamanho da força de vendas. Política de remuneração. Avaliação do desempenho e feedback. Supervisão de vendas.

    • 02Liderança de Equipes de Alto Desempenho
      24 hrs

      Ementa

      Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

    • 03Aspectos Legais nas Relações de Consumo
      24 hrs

      Ementa

      Histórico das relações de consumo. Princípios e conceitos. Política nacional das relações de consumo. Direitos básicos. Responsabilidade civil. Prevenção e reparação de danos. Decreto 7962/13 e aplicação nas relações de consumo.

    • 04Comunicação Interpessoal e Corporativa
      24 hrs

      Ementa

      Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal: técnicas de apresentação. A comunicação corporativa e os seus objetivos.

    • 05Negociação e Administração de Conflito
      24 hrs

      Ementa

      Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    • 06Workshop de Formulação Política Comercial
      24 hrs

      Ementa

      Elaboração e apresentação da política comercial.

    • 07Desenho e Gestão Integrada de Canais de Vendas
      24 hrs

      Ementa

      Canal de vendas. Tipos de intermediários. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais. Trade Marketing.

    • 08Finanças para não financeiros
      24 hrs

      Ementa

      O que são finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

    • 09Gestão de Tributos
      24 hrs

      Ementa

      Sistema tributário brasileiro. Tributos incidentes no faturamento. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica.

    • 10Formação e administração de preços
      24 hrs

      Ementa

      O papel do preço na estratégia comercial. O ambiente de negócios. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços. A importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços.

    • 11Economia comportamental e tomada de decisão
      24 hrs

      Ementa

      Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

    • 12Workshop em sales analytics
      24 hrs

      Ementa

      Sales Analytics. Monitoramento de vendas. Gestão de equipes pela Sales Analytics. Relatórios e painéis de Sales Analytics. Sistemas analíticos de venda. Previsão de tendências e resultados de venda. Métricas de Sales Analytics.

    • 13Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
      24 hrs

      Ementa

      Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    • 14E-Commerce e Internet das Coisas
      24 hrs

      Ementa

      Internet e negócios. Multiplicação das operações One Stop Shop e o uso da precificação dinâmica em larga escala. Paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias para E-Commerce. Tendências em E-Commerce.

    • 15Costumer Experience Management e Social Commerce
      24 hrs

      Ementa

      Jornada do cliente. Customer experience. Gestão da satisfação dos clientes e fidelização. Introdução ao Social Commerce. Criação de ações de Social Commerce.

    • 16Mídias Digitais e Vendas
      24 hrs

      Ementa

      Fundamentação sobre mídias digitais. Modelos de negócios digitais. Ferramentas mobile de ativação e relacionamento com clientes. Google Ads. SEO ? Search Engine Optimization.

    • 17Big Data para Vendas
      24 hrs

      Ementa

      Fundamentos de Big Data. Big Data Analytics para apoio a tomada de decisão. Aplicações do Big Data em vendas. Big Data para recrutamento e seleção. Integração do dado off-line e on-line.

    • 18Workshop de Planejamento de Vendas & Marketing
      24 hrs

      Ementa

      Interseção entre marketing e vendas. Decisões estratégicas do Plano de Vendas. Decisões táticas do Plano de Vendas.

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    Icone Benefícios

    • IconeWi-Fi
    • IconeMóveis Modernos
    • IconeCoffee-Break Incluso
    • IconeEquipamentos Multimídia
    • IconeMaterial Acadêmico Impresso
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    • IconeQuadros de Vidro
    • IconeAmbiente Sonorizado
    • IconeAcessibilidade
    • IconePraça de Alimentação próxima
    • IconeFácil localização
    • IconeVasto Estacionamento
    • IconeMochila Exclusiva
    • IconeHotéis Próximos

    Icone Planos de Investimento

    Parcelas Valor da Parcela Valor Total
    1xR$ 25.700,00R$ 25.700,00
    6xR$ 4.495,65R$ 26.973,90
    12xR$ 2.341,52R$ 28.098,24
    18xR$ 1.625,14R$ 29.252,52
    24xR$ 1.268,20R$ 30.436,80
    30xR$ 1.055,02R$ 31.650,60

    Icone Cursos de Extensão Internacionais

    Para complementar a formação acadêmica no exterior, todos os alunos de pós-graduação da FGV – sejam alunos atuais ou formados – têm a opção de participarem dos programas internacionais nas instituições parceiras. Essas instituições oferecem cursos customizados exclusivamente para a FGV, com duração de 1 a 2 semanas, com aulas, palestras, visitas técnicas e outras atividades educacionais.

    • Thumb
      Tampa, FL, EUA
      40 hrs

      The University of Tampa

      Saber mais
    • Thumb
      Hong Kong, CHN
      40 hrs

      The Chinese University of Hong Kong

      Saber mais
    • Thumb
      Irvine, CA, EUA
      40 hrs

      University of California Irvine Extension

      Saber mais
    • Thumb
      Irvine, CA, EUA
      40 hrs

      University of California Irvine - School of Law

      Saber mais
    • Thumb
      Washington, DC, EUA
      40 hrs

      The George Washington University

      Saber mais
    • Thumb
      Coral Gables, FL, EUA
      40 hrs

      University of Miami - School Business of Administration

      Saber mais
    • Thumb
      Lisboa, PT
      40 hrs

      Instituto Universitário de Lisboa

      Saber mais
    • Thumb
      Chicago, IL, EUA
      40 hrs

      The University of Chicago

      Saber mais
    • Thumb
      Terre Haute, IN, EUA
      40 hrs

      Indiana State University

      Saber mais
    • Thumb
      San Diego, CA, EUA
      40 hrs

      University of California San Diego Extension

      Saber mais
    • Thumb
      New York, NY, EUA
      40 hrs

      Columbia Business School Executive Education

      Saber mais
    • Thumb
      New York, NY, EUA
      40 hrs

      New York Institute of Finance

      Saber mais
    • Thumb
      Arrasate, SS, ES
      40 hrs

      Mondragon Unibertsitatea

      Saber mais
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    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeMaringá - PR

    O MBA prepara profissionais para elaborar, executar e acompanhar projetos dentro de corporações e empresas, nos mais variados setores.

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    PeriodicidadeMensal
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    Início 16/04/2021
    Duração 18 Meses