Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    MBA FGV

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

    Compartilhar:


    No presente e no futuro próximo, com a globalização e a liberação dos mercados agrícolas, é imprescindível a gestão estratégica para transformar ameaças em oportunidades. As maiores ameaças estão não apenas com as empresas que desconhecem as melhores práticas de aproveitamento do solo, clima, relevo, tecnologia e produtividade, mas também com aquelas que não estão posicionadas estrategicamente.

    Praticamente em todos os casos, a eficácia operacional das empresas agroindustriais brasileiras não tem sido suficiente para conquistar e manter mercados, sendo necessária a implementação de uma estratégia adequada de inserção no mercado. Os choques competitivos externos, criados pelos movimentos cíclicos do mercado global, serão seguramente enfrentados com melhores resultados se a empresa do agronegócio se encontrar bem posicionada nesse mesmo mercado.


    Icone OBJETIVOS

    Os principais objetivos do MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio: 

    • Capacitar o participante do curso para o uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio, contribuindo para a formação de um profissional multidisciplinar capaz de integrar equipes de alto desempenho;

    • Identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa;

    • Elaborar planos de marketing;

    • Estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios;

    • Desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado;

    • Elaborar documentos de gestão ou para captação de recursos por intermédio de Planos de Negócio;


    IconeVÍDEO


    Icone PÚBLICO-ALVO

    O MBA em Gestão: Agronegócio é recomendado a profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio e prestadores de serviços para este setor e que tenham pelo menos dois anos de experiência profissional relevante.


    Icone METODOLOGIA

    Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

    Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.

    Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

    As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.


    Icone CERTIFICAÇÃO

    Os cursos de Pós-Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de "Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Nível Especialização" aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.



    coordenadorCoordenador Acadêmico

    foto
    Fabio Mituoka Mizumoto
    Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP, com intercâmbio na Olin Business School – Washington University in St. Louis. Engenheiro Agrônomo formado em 2001 na ESALQ-USP. Autor de artigos e capítulo de livros em Estratégia e Organizações, revisor e membro ativo do ifera (International Family Enterprise Research Academy). Com pubilicação na Editora Inglesa Edward Elgar no Handbook of Research on Family Business. Foi consultor ad-hoc do IFC-Banco Mundial. Atualmente é professor do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, da FGV-EESP (Escola de Economia de São Paulo) e Coordenador Acadêmico dos MBAs em Agronegócios da FGV-Management. Fundador da Uni.Business Estratégia com atendimento à Basf, Syngenta, Dupont, Dow, Novartis, FMC e seus parceiros, cooperativas e empresas familiares (Branco Peres, Virgolino de Oliveira, Zilor, 5aSec, Scala, Terrena, Vilela & Vilela, entre outras)Fundador da Iniciativa Next, uma rede de consultores em governança e gestão comprometidos com a continuidade dos negócios de seus clientes.

    modulosMódulos do programa

    • 01Avaliação de empresas e projetos agroindustriais
      24 hrs

      Ementa

      Revisão de conceitos de Contabilidade e de Matemática Financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Estudos de casos.

    • 02Cadeias Produtivas do Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Entender a estrutura de mercado dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas.

    • 03Direito Empresarial no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      As formas de organização societária e os contratos típicos (Parceria Rural, Arrendamento Rural, Sociedade em Conta de Participação) e atípicos. Imposto de Renda na atividade rural. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR): aspectos gerais. Imposto de Renda na atividade rural - Pessoa Jurídica: aspectos gerais do cálculo do Lucro Real e do Lucro Presumido. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Aspectos gerais e específicos do agronegócio. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária.

    • 04A Estratégia Competitiva no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Definição de Estratégia e Vantagem Competitiva. Processo de Estratégia: Diretrizes, Análises Internas e Externas e Objetivos. Processo de Estratégia: Criação da Estratégia. Processo de Estratégia: Implementação e Mensuração

    • 05Economia de Empresas no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Coordenação de Sistemas Agroindustriais pelo mecanismo de preços, contratos e integração vertical. Análise do poder de barganha e das estruturas de mercado. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.

    • 06Financiamento do Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Fontes de financiamento do agronegócio e garantias. Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento as exportações de produtos agropecuários. Metodologia e análise da estratégia de financiamento de projetos agropecuários e agroindustriais.

    • 07Gestão de Custos no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Contabilidade de Custos: origem das informações e elaboração de relatórios; Sistemas de Custeio: absorção, contribuição, ABC, meta e padrão; Custeio por Contribuição: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, análise do custo volume lucro; Decisões Baseadas em Custos: custos, capacidade produtiva, relação dos custos com os demonstrativos contábeis.

    • 08Gestão de Pessoas
      24 hrs

      Ementa

      Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    • 09Gestão de Riscos no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

    • 10Governança e Sucessão no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Governança empresarial, estrutura de Conselho de Administração e práticas entre gestores e controladores. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores e sucedidos.

    • 11Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Inovação em produtos e processos. Tendências de inovação e seus impactos no Agronegócio. Empreendedorismo e inovação. O papel das startups no Agronegócio e seus agentes de fomento.

    • 12Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro
      24 hrs

      Ementa

      Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Negociações internacionais. Perfis dos negociadores na Cadeia Global de Valor. As atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

    • 13Meio Ambiente e Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Legislação ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Uso e Proteção dos Recursos Naturais. Unidades de Conservação. Patrimônio Genético. Conformidade ambiental: licenciamento e Código Florestal. Cadastros: Ambiental, Fiscal e Agrário. Responsabilidades por Danos Ambientais. Novas oportunidades de negócio: Pagamento por Serviços Ecossistêmicos, Agroenergia.

    • 14Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas
      24 hrs

      Ementa

      As curvas de oferta e demanda; elasticidade e intervenções no mercado; características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.

    • 15Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos
      24 hrs

      Ementa

      Principais variáveis macroeconômicas (PIB, inflação e emprego) e como elas estão relacionadas. Principais instrumentos pelos quais o governo pode atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Por fim, as pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.

    • 16Logística Empresarial no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Fundamentos de Logística Empresarial e Supply Chain management. Configuração de uma SCM para o Agronegócio. Decisões na cadeia logística do Agronegócio. Tendências e Desafios da Logística do Agronegócio.

    • 17Marketing e Gestão de Vendas
      24 hrs

      Ementa

      Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas. Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistics selling approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança em vendas.

    • 18Pensamento estratégico e soluções de problemas no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Abordagens do pensamento estratégico. Ferramentas para a identificação de soluções de problemas nas organizações. Conceito e aplicação do Design Thinking. Aplicação destas abordagens aos desafios das organizações, considerando a ótica de clientes, colaboradores ou fornecedores. Essa disciplina visa desenvolver nos alunos habilidades como: capacidade de resolver problemas complexos, estabelecer empatia, criatividade colaborativa, visão sistêmica e de atingir resultados mais tangíveis e ágeis para as organizações.

    Faça o Download do Programa Completo com Plano de Investimento.

    Baixe o PDF e confira o plano de investimento e demais detalhes do curso.

    Icone Benefícios

    • IconeWi-Fi
    • IconeMóveis Modernos
    • IconeCoffee-Break Incluso
    • IconeEquipamentos Multimídia
    • IconeMaterial Acadêmico Impresso
    • IconeAmbiente Climatizado
    • IconeQuadros de Vidro
    • IconeAmbiente Sonorizado
    • IconeAcessibilidade
    • IconePraça de Alimentação próxima
    • IconeFácil localização
    • IconeVasto Estacionamento
    • IconeMochila Exclusiva
    • IconeHotéis Próximos

    Icone Planos de Investimento

    Parcelas Valor da Parcela Valor Total
    1xR$ 25.700,00R$ 25.700,00
    6xR$ 4.495,65R$ 26.973,90
    12xR$ 2.341,52R$ 28.098,24
    18xR$ 1.625,14R$ 29.252,52
    24xR$ 1.268,20R$ 30.436,80
    30xR$ 1.055,02R$ 31.650,60

    Icone Cursos de Extensão Internacionais

    Para complementar a formação acadêmica no exterior, todos os alunos de pós-graduação da FGV – sejam alunos atuais ou formados – têm a opção de participarem dos programas internacionais nas instituições parceiras. Essas instituições oferecem cursos customizados exclusivamente para a FGV, com duração de 1 a 2 semanas, com aulas, palestras, visitas técnicas e outras atividades educacionais.

    • Thumb
      Washington, DC, EUA
      40 hrs

      The George Washington University

      Saber mais
    • Thumb
      Irvine, CA, EUA
      40 hrs

      University of California Irvine - School of Law

      Saber mais
    • Thumb
      Hong Kong, CHN
      40 hrs

      The Chinese University of Hong Kong

      Saber mais
    • Thumb
      New York, NY, EUA
      40 hrs

      Columbia Business School Executive Education

      Saber mais
    • Thumb
      Coral Gables, FL, EUA
      40 hrs

      University of Miami - School Business of Administration

      Saber mais
    • Thumb
      Chicago, IL, EUA
      40 hrs

      The University of Chicago

      Saber mais
    • Thumb
      Irvine, CA, EUA
      40 hrs

      University of California Irvine Extension

      Saber mais
    • Thumb
      Terre Haute, IN, EUA
      40 hrs

      Indiana State University

      Saber mais
    • Thumb
      New York, NY, EUA
      40 hrs

      New York Institute of Finance

      Saber mais
    • Thumb
      Arrasate, SS, ES
      40 hrs

      Mondragon Unibertsitatea

      Saber mais
    • Thumb
      San Diego, CA, EUA
      40 hrs

      University of California San Diego Extension

      Saber mais
    • Thumb
      Tampa, FL, EUA
      40 hrs

      The University of Tampa

      Saber mais
    • Thumb
      Lisboa, PT
      40 hrs

      Instituto Universitário de Lisboa

      Saber mais
    Solicitação de Admissão Mais Informações

    Formulário de Mais Informações

    Tem dúvidas sobre o curso? Preencha o formulário abaixo, entraremos em contato com orientação especializada.

    • Icone WhatsApp
    • Icone Telefone
    • Icone E-mail
    * Itens obrigatórios
    Icone

    Solicitação enviada com sucesso!

    Agradecemos por seu interesse. Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

    FAQ

    Histórias da Trecsson

    Construa você também a sua história aqui na Trecsson.

    MBA

    Cláudia Carlesso Deriggi

    Advogada e Empresária

    MBA

    Gustavo Emídio

    Pastor

    MBA

    Edimar Dias Batista

    Gerente Geral Santander

    Cursos Relacionados

  • MBA em Gestão: Pessoas e Liderança
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA em Gestão: Pessoas e Liderança

    Início21 de Agosto
    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeMaringá - PR

    O MBA permite desenvolver habilidades pessoais e interpessoais que facilitam o comando/gerenciamento de pessoas e equipes.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
  • MBA em Gestão: Empresarial
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA em Gestão: Empresarial

    Início11 de Setembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeMaringá - PR

    O MBA aborda uma grande variedade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo de negócios, cada vez mais globalizado e competitivo.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
  • MBA em Gestão: Projetos
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA em Gestão: Projetos

    Início25 de Setembro
    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeMaringá - PR

    O MBA prepara profissionais para elaborar, executar e acompanhar projetos dentro de corporações e empresas, nos mais variados setores.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
  • MBA em Gestão: Empresarial
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA em Gestão: Empresarial

    Início25 de Setembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeDourados - MS

    O MBA aborda uma grande variedade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo de negócios, cada vez mais globalizado e competitivo.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira

    Início20 de Novembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeOnline

    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

    ModalidadeOnline
    PeriodicidadeVariada
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management

    Início20 de Novembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeOnline

    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

    ModalidadeOnline
    PeriodicidadeVariada
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing

    Início20 de Novembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeOnline

    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

    ModalidadeOnline
    PeriodicidadeVariada
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gerenciamento de Projetos
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gerenciamento de Projetos

    Início20 de Novembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeOnline

    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gerenciamento de Projetos proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

    ModalidadeOnline
    PeriodicidadeVariada
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais

    Início20 de Novembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeOnline

    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

    ModalidadeOnline
    PeriodicidadeVariada
  • MBA Executivo: Gestão Empresarial
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA Executivo: Gestão Empresarial

    Início20 de Novembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeOnline

    MBA Executivo: Gestão Empresarial proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

    ModalidadeOnline
    PeriodicidadeVariada
  • MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law

    Início20 de Novembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeOnline

    O curso MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law visa à formação gestores de assuntos jurídicos para atuar em empresas privadas, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos ou setores governamentais.

    ModalidadeOnline
    PeriodicidadeVariada
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação
    MBA FGV
    MBA FGV

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação

    Início20 de Novembro
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeOnline

    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

    ModalidadeOnline
    PeriodicidadeVariada
  • MBA FGV

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

    Início 25/09/2020
    Duração 18 Meses