Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    MBA presencial FGV

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

    Compartilhar:

    O curso MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio proporciona as ferramentas e as habilidades fundamentais para atuar no agronegócio brasileiro, seja nas atividades dentro da porteira, seja nos diversos ramos da agroindústria nacional, seja em toda a gama de serviços associados ao setor. Para que esse conhecimento seja transmitido, o curso está organizado em três módulos principais:

    • Visão Global do Agronegócio: o agronegócio conta com diversas características bastante particulares que o diferencia dos demais setores da economia brasileira e que condiciona a aplicação das diferentes ferramentas de gestão disponíveis. Nesse módulo, haverá uma visão ampla e sistêmica do agronegócio brasileiro de forma a capacitá-lo a operar nas principais cadeias agroindústrias que formam o setor.
    • Gestão Estratégica no Agronegócio: nesse módulo, serão apresentados os instrumentos de gestão mais modernos e, mais importante, já adaptados para a realidade do agronegócio brasileiro.
    • Inserção e Posicionamento do Agronegócio na Economia Brasileira: o agronegócio é o setor que, desde o início do atual século, mais tem crescido na economia brasileira e que melhor conseguiu se inserir nas cadeias globais de valor. Logo, nesse módulo, o aluno compreenderá de que forma que as atividades do agronegócio se relacionam com os demais setores e com as dinâmicas do comércio internacional.

    Icone OBJETIVOS

    Os principais objetivos do MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio: 

    • Utilizar ferramentas empresariais modernas para gestão do agronegócio;
    • Integrar equipes multidisciplinares de alto desempenho;
    • Identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa;
    • Elaborar planos de marketing;
    • Estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios;
    • Estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios;
    • Identificar e propor soluções eficazes para os problemas das organizações.


    IconeVÍDEO


    Icone PÚBLICO-ALVO

    Profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio e prestadores de serviços para esse setor com pelo menos dois anos de experiência profissional.


    Icone METODOLOGIA

    Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

    Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.

    Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

    As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.


    Icone CERTIFICAÇÃO

    Os cursos de Pós-Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de "Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Nível Especialização" aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.



    coordenadorCoordenador Acadêmico

    foto
    Fabio Mituoka Mizumoto
    Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP, com intercâmbio na Olin Business School – Washington University in St. Louis. Engenheiro Agrônomo formado em 2001 na ESALQ-USP. Autor de artigos e capítulo de livros em Estratégia e Organizações, revisor e membro ativo do ifera (International Family Enterprise Research Academy). Com pubilicação na Editora Inglesa Edward Elgar no Handbook of Research on Family Business. Foi consultor ad-hoc do IFC-Banco Mundial. Atualmente é professor do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, da FGV-EESP (Escola de Economia de São Paulo) e Coordenador Acadêmico dos MBAs em Agronegócios da FGV-Management. Fundador da Uni.Business Estratégia com atendimento à Basf, Syngenta, Dupont, Dow, Novartis, FMC e seus parceiros, cooperativas e empresas familiares (Branco Peres, Virgolino de Oliveira, Zilor, 5aSec, Scala, Terrena, Vilela & Vilela, entre outras)Fundador da Iniciativa Next, uma rede de consultores em governança e gestão comprometidos com a continuidade dos negócios de seus clientes.

    modulosMódulos do programa

    • 01Cadeias Produtivas do Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Conceitos e princípios aplicados ao Agronegócio e Cadeias Produtivas. Estruturas de mercado e coordenação dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Características, oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas do agronegócio. Ferramentas e esforços de marketing para coordenação das cadeias produtivas.

    • 02Estratégia Competitiva no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Definição de Estratégia e Vantagem Competitiva. Processo de Estratégia: Diretrizes, Análises Internas e Externas e Objetivos. Processo de Estratégia: Criação da Estratégia. Processo de Estratégia: Implementação e Mensuração

    • 03Gestão de Pessoas
      24 hrs

      Ementa

      Lidando com incerteza, mudança e estresse. Liderança. Comunicação estratégica. Motivação e criatividade. Equipes de alto rendimento (organização, composição, tamanho e qualidade de equipes; expandindo o conceito de equipe; treinamento e desenvolvimento de equipes; distribuindo responsabilidades e avaliando performance). Administração de conflitos.

    • 04Marketing e Gestão de Vendas
      24 hrs

      Ementa

      Compreensão do que é marketing. Entendimento e análise de mercado: ambiente externo, ambiente competitivo, ambiente do cliente/consumidor, ambiente interno com visão baseada em recursos e capacidades dinâmicas de marketing. Planejamento estratégico de marketing: posicionamento, segmentação, atratividade e foco. Planejamento tático de marketing: produto/serviço, preço, canais de distribuição e comunicação. Organização de marketing e de vendas. Planejamento de vendas: transacionais e consultivas. Gerenciamento de vendas e decisões de compras dos clientes. Poder e estilos de liderança em vendas.

    • 05Gestão de Custos no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Princípios e fundamentos de custos: contextualização histórica, fluxo circular da renda, conceitos básicos e as diferentes visões de custo para a economia, a contabilidade e a administração. Contabilidade de custos: contabilidade fiscal e gerencial, conceitos gerais da contabilidade, custos na demonstração de resultados, classificação e comportamento dos custos, métodos de custeamento. Decisões baseadas em custos: lucro econômico e lucro contábil, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança. Estudos de casos: custos na produção agrícola, na produção pecuária e na produção agroindustrial.

    • 06Gestão de Riscos no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração do risco para os agentes das cadeias produtivas do agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agropecuárias.

    • 07Economia de Empresas no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Coordenação de Sistemas Agroindustriais pelo mecanismo de preços, contratos e integração vertical. Análise do poder de barganha e das estruturas de mercado. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.

    • 08Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas
      24 hrs

      Ementa

      Curvas de oferta e demanda. Elasticidade e intervenções no mercado. Características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.

    • 09Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos
      24 hrs

      Ementa

      Principais variáveis macroeconômicas (PIB, inflação e emprego) e como elas estão relacionadas. Principais instrumentos pelos quais o governo pode atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.

    • 10Logística Empresarial no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Fundamentos de logística empresarial e de gestão de cadeias de suprimentos (Supply Chain Management). Configuração de uma cadeia de suprimentos para o agronegócio. Gestão e tomada de decisão na logística do agronegócio. Tendências e desafios da logística do agronegócio.

    • 11Financiamento do Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES e garantias. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento de exportações de produtos agropecuários e lançamento de títulos no mercado internacional. Estratégia de financiamento.

    • 12Avaliação de empresas e projetos agroindustriais
      24 hrs

      Ementa

      Revisão de conceitos de contabilidade e de matemática financeira. Análise econômica e financeira de empresas e projetos agroindustriais. Critérios de decisão sobre investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise das variáveis de risco do investimento. Análise de desempenho do negócio, por meio de indicadores de retorno. Uso de estudos de casos.

    • 13Direito Empresarial no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Formas de organização societária e os contratos típicos e atípicos. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Imposto de renda na atividade rural. Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR).. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor.

    • 14Governança e Sucessão no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Governança empresarial, estrutura de Conselho de Administração e práticas entre gestores e controladores. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores e sucedidos.

    • 15Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Inovação em produtos e processos. Tendências de inovação e seus impactos no agronegócio. Empreendedorismo e inovação. Papel das startups no agronegócio e seus agentes de fomento.

    • 16Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro
      24 hrs

      Ementa

      Evolução histórica do agronegócio brasileiro. Crescimento do agronegócio nacional e acesso aos mercados mundiais. Negociações agrícolas mundiais como processo para ampliação dos mercados. Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Perfis dos negociadores na Cadeia Global de Valor. Atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

    • 17Meio Ambiente e Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Desenvolvimento e meio ambiente. Conceitos da sustentabilidade. Economia de baixo carbono. Legislação ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental e Código Florestal. Indicadores e relatórios de sustentabilidade. Agricultura de baixo carbono. Desafios tecnológicos. Certificação e mercados sustentáveis. Oportunidades de negócios na sustentabilidade: pagamento por serviços ambientais, agroenergia.

    • 18Pensamento estratégico e soluções de problemas no Agronegócio
      24 hrs

      Ementa

      Abordagens do pensamento estratégico. Ferramentas para a identificação de soluções de problemas nas organizações. Conceito e aplicação do Design Thinking. Desenvolver a capacidade de resolver problemas complexos, estabelecer empatia, criatividade colaborativa, visão sistêmica e atingir resultados mais tangíveis e ágeis para as organizações.

    Faça o Download do Programa Completo com Plano de Investimento.

    Baixe o PDF e confira o plano de investimento e demais detalhes do curso.

    Icone Benefícios

    • IconeWi-Fi
    • IconeMóveis Modernos
    • IconeCoffee-Break Incluso
    • IconeEquipamentos Multimídia
    • IconeMaterial Acadêmico Impresso
    • IconeAmbiente Climatizado
    • IconeQuadros de Vidro
    • IconeAmbiente Sonorizado
    • IconeAcessibilidade
    • IconePraça de Alimentação próxima
    • IconeFácil localização
    • IconeVasto Estacionamento
    • IconeMochila Exclusiva
    • IconeHotéis Próximos

    Icone Planos de Investimento

    Parcelas Valor da Parcela Valor Total
    1xR$ 25.270,00R$ 25.270,00
    6xR$ 4.653,00R$ 27.918,00
    12xR$ 2.423,00R$ 29.076,00
    18xR$ 1.682,00R$ 30.276,00
    24xR$ 1.312,00R$ 31.488,00
    30xR$ 1.091,00R$ 32.730,00

    Icone Cursos de Extensão Internacionais

    Para complementar a formação acadêmica no exterior, todos os alunos de pós-graduação da FGV – sejam alunos atuais ou formados – têm a opção de participarem dos programas internacionais nas instituições parceiras. Essas instituições oferecem cursos customizados exclusivamente para a FGV, com duração de 1 a 2 semanas, com aulas, palestras, visitas técnicas e outras atividades educacionais.

    • Thumb
      Irvine, CA, EUA
      40 hrs

      University of California Irvine - School of Law

      Saber mais
    • Thumb
      Chicago, IL, EUA
      40 hrs

      The University of Chicago

      Saber mais
    • Thumb
      Lisboa, PT
      40 hrs

      Instituto Universitário de Lisboa

      Saber mais
    • Thumb
      New York, NY, EUA
      40 hrs

      Columbia Business School Executive Education

      Saber mais
    • Thumb
      Terre Haute, IN, EUA
      40 hrs

      Indiana State University

      Saber mais
    • Thumb
      Coral Gables, FL, EUA
      40 hrs

      University of Miami - School Business of Administration

      Saber mais
    • Thumb
      New York, NY, EUA
      40 hrs

      New York Institute of Finance

      Saber mais
    • Thumb
      Irvine, CA, EUA
      40 hrs

      University of California Irvine Extension

      Saber mais
    • Thumb
      Tampa, FL, EUA
      40 hrs

      The University of Tampa

      Saber mais
    • Thumb
      Washington, DC, EUA
      40 hrs

      The George Washington University

      Saber mais
    • Thumb
      San Diego, CA, EUA
      40 hrs

      University of California San Diego Extension

      Saber mais
    • Thumb
      Hong Kong, CHN
      40 hrs

      The Chinese University of Hong Kong

      Saber mais
    • Thumb
      Arrasate, SS, ES
      40 hrs

      Mondragon Unibertsitatea

      Saber mais
    Mais Informações

    Formulário de Mais Informações

    Tem dúvidas sobre o curso? Preencha o formulário abaixo, entraremos em contato com orientação especializada.

    • Icone WhatsApp
    • Icone Telefone
    • Icone E-mail

    Você concorda em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses?

    * Itens obrigatórios
    Icone

    Solicitação enviada com sucesso!

    Agradecemos por seu interesse. Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

    FAQ

    Histórias da Trecsson

    Construa você também a sua história aqui na Trecsson.

    MBA

    Gustavo Emídio

    Pastor

    MBA

    Edimar Dias Batista

    Gerente Geral Santander

    MBA

    Cláudia Carlesso Deriggi

    Advogada e Empresária

    Cursos Relacionados

    MBA em Gestão: Empresarial
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA em Gestão: Empresarial

    Início25 de Junho 2021
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeDourados - MS

    O MBA aborda uma grande variedade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo de negócios, cada vez mais globalizado e competitivo.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
    MBA em Gestão: Comercial
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA em Gestão: Comercial

    Início25 de Junho 2021
    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeDourados - MS

    O MBA capacita o profissional a atuar de forma estratégica na área comercial de uma organização, conquistando e fidelizando clientes em um mercado globalizado, dinâmico, exigente e concorrido.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
    MBA em Gestão: Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA em Gestão: Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance

    Início25 de Junho 2021
    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeDourados - MS

    Destinado a atualizar e aprofundar os conhecimentos nas áreas administrativa, contábil e financeira, enfatizando a utilização de instrumentos e ferramentas e visando o sucesso na tomada de decisão.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
    MBA em Gestão: Empresarial
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA em Gestão: Empresarial

    Início27 de Agosto 2021
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeMaringá - PR

    O MBA aborda uma grande variedade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo de negócios, cada vez mais globalizado e competitivo.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

    Início27 de Agosto 2021
    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeMaringá - PR

    Este MBA capacita o uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
    MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

    Início17 de Setembro 2021
    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeMaringá - PR

    O MBA permite desenvolver habilidades pessoais e interpessoais que facilitam o comando/gerenciamento de pessoas e equipes.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
    MBA em Gestão: Comercial
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA em Gestão: Comercial

    Início24 de Setembro 2021
    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeMaringá - PR

    O MBA capacita o profissional a atuar de forma estratégica na área comercial de uma organização, conquistando e fidelizando clientes em um mercado globalizado, dinâmico, exigente e concorrido.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
    MBA em Gestão: Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA em Gestão: Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance

    Início24 de Setembro 2021
    Horas/Aula18 meses
    UnidadeMaringá - PR

    Destinado a atualizar e aprofundar os conhecimentos nas áreas administrativa, contábil e financeira, enfatizando a utilização de instrumentos e ferramentas e visando o sucesso na tomada de decisão.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal
    MBA em Gestão: Projetos
    MBA presencial FGV
    MBA presencial FGV

    MBA em Gestão: Projetos

    Início29 de Outubro 2021
    Horas/Aula18 Meses
    UnidadeMaringá - PR

    O MBA prepara profissionais para elaborar, executar e acompanhar projetos dentro de corporações e empresas, nos mais variados setores.

    ModalidadePresencial
    PeriodicidadeMensal