Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Planejamento
    6minutos de leitura

    Planejamento organizacional: por que é tão importante nas empresas?

    Autor Lídia

    Para alçar voos nesse mercado altamente competitivo não basta apenas ter uma ideia inovadora ou diferenciais. O planejamento organizacional é o que irá combinar ações de previsão, execução e monitoramento, ou seja, crucial para que o negócio obtenha ganhos recorrentes.

    Se uma empresa deseja colocar um projeto no mercado, precisa analisar sua viabilidade e se há forte potencial de sucesso. Sendo assim, um negócio que é bem planejado resultará em ganho de tempo, o que pode ser investido em outras ações ou criação de novas ideias. Veja a seguir mais sobre a importância de um plano organizacional

    Benefícios tangíveis para o negócio

    Primeiramente, vamos falar sobre as reais vantagens de aplicar um processo desse tipo em sua empresa. Aqui vale ainda frisar que dependerá muito do tipo de negócio e modelo de planejamento.

    Confira os principais benefícios que sua empresa poderá usufruir:

    • Estabelece metas e objetivos que condizem com a realidade da empresa;? Otimiza a distribuição de recursos;? Melhora a produtividade e agilidade nos processos;? Melhora o foco, comprometimento e motivação da equipe.? Alinhamento de informações e comunicação entre setores;? Ajuda na prevenção de riscos e evidencia soluções;? Implementa ações estratégicas de redução de custos;? Ajuda a identificar fatores externos e internos que possam prejudicar a estrutura e o desenvolvimento do negócio. 


    Em que consiste o planejamento organizacional?

    Consiste em estruturar os objetivos e todas as ações futuras para alcançá-los de forma assertiva. Além disso, é um processo sistemático que visa prever contratempos, planejar o futuro no negócio, definir ações focadas e monitorar resultados. Justamente por isso que deve ser um processo contínuo de análise minuciosa.

    É por meio de um planejamento organizacional que a empresa fará o melhor uso do seu capital, já que saberá exatamente quando e onde investir com segurança. A partir daí, a empresa terá um ambiente muito mais organizado para prosperar e alcançar resultados rápidos.

    Para implementar esse processo, os gestores deverão ter atenção às seguintes etapas importantes:

    • Diagnóstico
    • Análise externa
    • Análise de oportunidades e ameaças
    • Análise interna

    Com todas essas informações em mãos, será muito mais fácil compreender o melhor caminho para a organização. Contudo, vale a pena ressaltar que existem mais alguns tipos de planejamentos excelentes que devem ser alinhados com o planejamento organizacional, mas cada um com o seu propósito. Veja! 

    1 Planejamento estratégico

    É esse tipo de planejamento que reúne todas as informações de análise externa e interna. Com essa gama de dados é possível definir a filosofia, missão, objetivo e valores da empresa, fatores que formam um guia para um negócio escalável.

    Aqui são definidas ações práticas que transformarão todo o planejamento em metas alcançáveis por área da empresa. Também conhecido como planejamento funcional, possibilita a realização do plano estratégico, analisando sua viabilidade.

    São planos de curta duração que devem ser revisados e alterados sempre que houver necessidade de alinhamento com os objetivos propostos. Ainda fazem parte do plano tático os planejamentos de marketing, de produção, financeiro, RH e segurança. 

    3 Planejamento operacional

    O operacional avalia recursos, equipe e prazos necessários para a implementação das novas ações e atividades. Da mesma forma, auxilia na criação de uma programação linear que colabora com alta produtividade e resultados.

    Em resumo, o planejamento organizacional possui 3 pilares fundamentais de forte impacto dentro de uma empresa: estratégico, tático e operacional. Por isso, é importante ter atenção a todos eles para garantir maior competitividade no mercado.

    Que tal implementar esse processo na sua empresa? Não esqueça de medir os resultados e analisar todos os fatores que colaboraram para seu sucesso. Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Como montar um plano de ação estratégico
    Planejamento
    49 minutos de leitura

    Como montar um plano de ação estratégico

    Se você sente dificuldades no dia a dia da empresa e não vê organização de processos, talvez falte na sua rotina um plano de ação estratégico.

    Ler artigo
  • 5 metas que não podem faltar no planejamento de 2020
    Planejamento
    5 minutos de leitura

    5 metas que não podem faltar no planejamento de 2020

    Um novo ciclo começou! A cada início de ano é importante definir metas, mas no planejamento de 2020 algumas ações sérias devem ser tomadas. Confira!

    Ler artigo
  • 6 Regras Para Render o Máximo No Seu Dia
    Planejamento
    5 minutos de leitura

    6 Regras Para Render o Máximo No Seu Dia

    Confira 6 regras para render o máximo no seu dia pelo fundador do Thrive15.com, Clay Clark.

    Ler artigo
  • 5 Razões para Escrever um Plano de Negócios
    Planejamento
    6 minutos de leitura

    5 Razões para Escrever um Plano de Negócios

    O livro Escreva Seu Plano de Negócios explica porque o plano de negócios é essencial. Confira 5 razões que te farão escrever seu plano.

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos