Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    5minutos de leitura

    Incentivação e Reconhecimento: as ferramentas para a motivação da equipe!

    Autor Leidiana

    Um bom líder deve reconhecer as ações positivas dos colaboradores e incentivar a criatividade. Mas, você sabe como manter sua equipe motivada, proporcionando um ambiente de trabalho saudável?

    Reunimos neste artigo algumas dicas de como você pode ser um líder eficiente ao manter sua equipe feliz e consequentemente obter bons resultados.

    O que motiva os profissionais?

    Por que as pessoas trabalham? Apenas por um salário no final do mês ou além do dinheiro querem se sentir úteis e reconhecidas? Atualmente, temos visto um movimento crescente de pessoas que abandonam seus empregos em busca de um trabalho que faça sentido.

    Por este motivo é importante manter os colaboradores motivados, para que sintam-se felizes no ambiente de trabalho. Afinal, estudos comprovam que trabalhar feliz traz aumento na produtividade e na eficiência.

    Além disso, o reconhecimento pode diminuir a rotatividade dentro da empresa, ponto muito importante já que é reconhecido que a troca constante da mão de obra não é vantagem nenhuma para as corporações.

    Parte disso deve-se ao período necessário para se treinar o novo colaborador e adequá-lo aos valores da empresa, além de toda a energia e dinheiro investidos nesse processo.

    De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association, 89% das pessoas afirmam que sofrem de estresse por falta de reconhecimento no trabalho. O desequilíbrio entre o esforço e o reconhecimento são as principais causas dos trabalhadores se sentirem infelizes.

    Outra pesquisa, realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, aponta quais são as situações mais desmotivantes, de acordo com os trabalhadores entrevistados:

    • 55,61% falta de reconhecimento no trabalho
    • 14,5 % ser contratado para uma tarefa e atuar em outra
    • 12,42% fazer as mesmas atividades de um colega, mas com salário menor
    • 8,79% acumular funções de outras pessoas
    • 7,67 % realizar atividades diferentes da minha profissão

    Formas de incentivar a equipe

    Equipamentos adequados

    O que acontece quando um profissional não encontra material necessário para trabalhar dentro da empresa? A produtividade e a eficiência serão afetadas, impactando diretamente nos resultados do colaborador. Com o tempo, isso deixará o funcionário irritado e sentindo-se desvalorizado.

    Por isso, vale a pena ficar atento às solicitações de cada setor, garantindo que todos possuam as ferramentas adequadas para a execução das atividades.

    Feedback e reconhecimento

    Um bom líder deve reconhecer os bons trabalhos realizados pela sua equipe e elogiá-los sempre que o momento for oportuno. Os erros são sempre apontados na busca de melhorias, mas os acertos devem ser expostos e elogiados.

    Converse com o seu colaborador e dê um feedback de como ele vem executando suas tarefas. Críticas e sugestões de como melhorar também são uma forma de incentivo.

    Treinamentos

    Capacitar os funcionários, proporcionar conhecimento e treinamentos fazem com que o profissional se sinta valorizado. Existem vários treinamentos on-line e presenciais, voltados para incentivar o que cada colaborador tem de melhor.

    Saiba mais sobre porque investir na capacitação dos colaboradores.

    Benefícios

    Os benefícios também são uma forma de incentivar a equipe. Descontos em academia, planos de saúde, auxílio aos familiares doentes, todas essas ações contribuem para a saúde física e mental do colaborador, refletindo no dia a dia dentro da empresa e nos resultados obtidos.

    O reconhecimento do trabalho pode desempenhar um papel importante para que sua equipe sinta-se prestigiada e continue dando o melhor de si na busca por resultados.

    Por isso, invista nessa estratégia e tenha funcionários mais felizes e competentes!

    Gostou dessa informação? Então, compartilha nas suas redes sociais para que mais gestores saibam como motivar seus colaboradores!

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Profissões do futuro na área da saúde
    Pessoas e Comportamento
    7 minutos de leitura

    Profissões do futuro na área da saúde

    Confira as principais profissões do futuro na área da saúde. A pandemia mostrou que algumas atividades terão destaque em um futuro próximo.

    Ler artigo
    Métodos de aprendizado: O manual para você aprender mais rápido
    Pessoas e Comportamento
    6 minutos de leitura

    Métodos de aprendizado: O manual para você aprender mais rápido

    Confira alguns métodos de aprendizado que irão ajudar você a dominar qualquer assunto que desejar. Um verdadeiro manual de aprender a sua disposição.

    Ler artigo
    Motivação organizacional: como aplicar na sua empresa?
    Pessoas e Comportamento
    4 minutos de leitura

    Motivação organizacional: como aplicar na sua empresa?

    Sua empresa está precisando de melhoria nos resultados e no desempenho dos funcionários? A motivação organizacional certamente pode contribuir, criando um ambiente de trabalho mais saudável, unido e motivador.

    Ler artigo
    O que é relacionamento interpessoal e como isso é benéfico para o trabalho
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    O que é relacionamento interpessoal e como isso é benéfico para o trabalho

    Relacionamento Interpessoal é a conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto.

    Ler artigo
    Como aumentar a produtividade no home office?
    Pessoas e Comportamento
    4 minutos de leitura

    Como aumentar a produtividade no home office?

    O home office surgiu inesperadamente na rotina atual do mundo. Devido a pandemia, milhares de empresas e trabalhadores tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade.

    Ler artigo
    Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?
    Pessoas e Comportamento
    5 minutos de leitura

    Inteligência emocional no trabalho: Por que é tão importante?

    Por se tratar de algo que ocupa um espaço significativo em nossa vida, é necessário saber lidar da melhor maneira possível com tudo que está envolvido. Só assim conseguiremos resultados positivos.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos