Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    5minutos de leitura

    Gestão Empresarial: 5 Dicas de Controle de Custos para Seu Negócio

    Autor Lídia

    A análise e gestão da área de controle de custos são cruciais para colaborar com o destaque da empresa no mercado, além de garantir maior lucratividade e rentabilidade ao longo do tempo. Estas práticas são diretamente ligadas a Gestão Empresarial.

    Uma empresa que possui um bom gerenciamento empresarial, possui também uma gestão estratégica de custos, orçamento e controle de economias e gestão contábil financeira impecáveis.

    O cenário econômico ainda está em fase de estabilização e tudo o que você puder fazer por sua empresa para salvá-la da ruína é válido. E uma das estratégias mais eficazes, neste caso, é recorrer a ações de redução de custos. Separamos aqui algumas dicas para você. Confira!

    5 Passos Para Manter Um Controle de Custos na Gestão Empresarial

    1° Faça uma análise de gestão de custos

    O primeiro passo para iniciar um controle de custos em sua empresa é justamente fazer uma aprofundada análise na saúde financeira do seu negócio. Não há como implementar soluções, sem ter um prévio conhecimento de todo o histórico de sua empresa.

    Talvez existam ações ativas que não são necessárias nem estejam trazendo os resultados que você busca. Este investimento pode ser cortado ou empregado em outras ações mais objetivas.

    Procure sempre identificar e detalhar os tipos de gastos variáveis, são o que podem ser mudados e alterados sem prejudicar o rendimento da empresa.

    2° Fluxo de caixa

    Não há como falar de controle de custos sem mencionar o fluxo de caixa. O fluxo de caixa é o carro chefe para uma boa gestão de finanças da empresa. Um pequeno deslize, pode colocar todo seu planejamento no chão.

    Se sua empresa não tiver um controle rigoroso do fluxo de caixa, estabelecer metas e regras, será difícil manter a saúde financeira da empresa, principalmente nestes momentos de crise que estamos presenciando.

    Diariamente seu fluxo de caixa deve ser atualizado, faça um balanço completo e armazene os dados para futuras consultas. Essa prática te ajudará a ter uma visão mais assertiva nas tomadas de decisões que envolvem finanças.

    3° Invista na categorização de custos

    A categorização nada mais é do que nomear os custos por prioridade. Ter uma simples planilha de gestão ou até mesmo um bom software de gestão financeira pode te ajudar nessa questão.

    Desta maneira, você poderá identificar melhor quais os gastos podem esperar e quais formas de redução de custos você pode implementar na empresa.

    4° Gestão de estoque

    Quando falamos em redução de custos, precisamos falar de gestão de estoque, principalmente se seu negócio é de grande porte. Se não houver uma conversa em tempo real entre a equipe de logística e a equipe de Gestão Empresarial, pode ocasionar em desperdício e um aumento drástico de custos.

    5° Identifique e reduza as falhas

    Falhas nos processos são, na maioria das vezes, inevitáveis. Mas a equipe de gestão financeira de sua empresa, juntamente com a equipe de gerência, podem elaborar um histórico ou uma planilha detalhada de todas as falhas mais comuns dentro da empresa.

    Isso irá te ajudar a evitar novas falhas e corrigir possíveis gargalos, que colaboram muito com o desperdício, falta de insumos e gastos excessivos. Além disso, o gestor poderá elaborar com mais clareza planejamentos estratégicos e controle de custos para sua empresa.

    Controlando e analisando sempre, sua empresa só tem a ganhar. Uma Gestão Empresarial, em primeiro lugar, precisa ser encarada como o alicerce da empresa. Se seu negócio apresenta erros de gestão ou não consegue alcançar um crescimento exponencial, talvez seja a hora de começar a dar mais atenção para o controle de custos.

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Características de um Líder: Confira quais você possui!
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Características de um Líder: Confira quais você possui!

    Dentre as principais características de um líder, estão a paciência, ética, visão inovadora e sede de conhecimento. Confira todas as características neste conteúdo e veja quais você possui.

    Ler artigo
    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?

    Saber exatamente a diferença entre líder e chefe é primordial para entender mudanças e evoluir num ambiente de trabalho. Neste conteúdo detalhamos as diferenças entre essas duas personalidades do mundo empresarial. Confira qual é o seu perfil.

    Ler artigo
    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Um bom líder de equipe possui comportamentos típicos que podem ser observados através das grandes empresas de sucesso. Neste post você verá quais são essas características e como você pode replicar em sua carreira.

    Ler artigo
    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
    Como ser promovido no trabalho?
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Como ser promovido no trabalho?

    Como ser promovido no trabalho é a pergunta de todo profissional que deseja alcançar cargos superiores. Seja qual for sua área de atuação, veja 5 dicas de ouro que você pode seguir

    Ler artigo
    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?

    Toda organização apresenta divergências na comunicação e para evitar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento do negócio, a Gestão de Conflitos se torna uma ferramenta imprescindível.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos