Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    5minutos de leitura

    Gestão Empresarial: 5 Dicas de Controle de Custos para Seu Negócio

    Autor Lídia

    A análise e gestão da área de controle de custos são cruciais para colaborar com o destaque da empresa no mercado, além de garantir maior lucratividade e rentabilidade ao longo do tempo. Estas práticas são diretamente ligadas a Gestão Empresarial.

    Uma empresa que possui um bom gerenciamento empresarial, possui também uma gestão estratégica de custos, orçamento e controle de economias e gestão contábil financeira impecáveis.

    O cenário econômico ainda está em fase de estabilização e tudo o que você puder fazer por sua empresa para salvá-la da ruína é válido. E uma das estratégias mais eficazes, neste caso, é recorrer a ações de redução de custos. Separamos aqui algumas dicas para você. Confira!

    5 Passos Para Manter Um Controle de Custos na Gestão Empresarial

    1 ? Faça uma análise de gestão de custos

    O primeiro passo para iniciar um controle de custos em sua empresa é justamente fazer uma aprofundada análise na saúde financeira do seu negócio. Não há como implementar soluções, sem ter um prévio conhecimento de todo o histórico de sua empresa.

    Talvez existam ações ativas que não são necessárias nem estejam trazendo os resultados que você busca. Este investimento pode ser cortado ou empregado em outras ações mais objetivas.

    Procure sempre identificar e detalhar os tipos de gastos variáveis, são o que podem ser mudados e alterados sem prejudicar o rendimento da empresa.

    2 ? Fluxo de caixa

    Não há como falar de controle de custos sem mencionar o fluxo de caixa. O fluxo de caixa é o carro chefe para uma boa gestão de finanças da empresa. Um pequeno deslize, pode colocar todo seu planejamento no chão.

    Se sua empresa não tiver um controle rigoroso do fluxo de caixa, estabelecer metas e regras, será difícil manter a saúde financeira da empresa, principalmente nestes momentos de crise que estamos presenciando.

    Diariamente seu fluxo de caixa deve ser atualizado, faça um balanço completo e armazene os dados para futuras consultas. Essa prática te ajudará a ter uma visão mais assertiva nas tomadas de decisões que envolvem finanças.

    3 ? Invista na categorização de custos

    A categorização nada mais é do que nomear os custos por prioridade. Ter uma simples planilha de gestão ou até mesmo um bom software de gestão financeira pode te ajudar nessa questão.

    Desta maneira, você poderá identificar melhor quais os gastos podem esperar e quais formas de redução de custos você pode implementar na empresa.

    4 ? Gestão de estoque

    Quando falamos em redução de custos, precisamos falar de gestão de estoque, principalmente se seu negócio é de grande porte. Se não houver uma conversa em tempo real entre a equipe de logística e a equipe de Gestão Empresarial, pode ocasionar em desperdício e um aumento drástico de custos.

    5 ? Identifique e reduza as falhas

    Falhas nos processos são, na maioria das vezes, inevitáveis. Mas a equipe de gestão financeira de sua empresa, juntamente com a equipe de gerência, podem elaborar um histórico ou uma planilha detalhada de todas as falhas mais comuns dentro da empresa.

    Isso irá te ajudar a evitar novas falhas e corrigir possíveis gargalos, que colaboram muito com o desperdício, falta de insumos e gastos excessivos. Além disso, o gestor poderá elaborar com mais clareza planejamentos estratégicos e controle de custos para sua empresa.

    Controlando e analisando sempre, sua empresa só tem a ganhar. Uma Gestão Empresarial, em primeiro lugar, precisa ser encarada como o alicerce da empresa. Se seu negócio apresenta erros de gestão ou não consegue alcançar um crescimento exponencial, talvez seja a hora de começar a dar mais atenção para o controle de custos.

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Por que a gestão de pessoas é importante para as empresas?
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    Por que a gestão de pessoas é importante para as empresas?

    A gestão de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas empresas. Ter uma equipe com funcionários satisfeitos, felizes e motivados trazem melhores resultados para a organização.

    Ler artigo
  • O que você precisa saber sobre liderança?
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    O que você precisa saber sobre liderança?

    Para a liderança ser efetiva é necessário que haja uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Um bom líder sempre gera respeito e admiração a todos que estão em sua volta.

    Ler artigo
  • Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!

    Os momentos de crise na empresa vêm e vão. Contudo, é preciso enxergar nelas a oportunidade de sobressair no mercado.

    Ler artigo
  • O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?

    Será que toda empresa pode adotar a gestão proativa? A gestão proativa, foca no aproveitamento de oportunidades e analisa padrões de mercado.

    Ler artigo
  • Gestão remota transforma o crescimento empresarial
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Gestão remota transforma o crescimento empresarial

    Conheça 5 práticas eficientes para implementar com sucesso a gestão remota na sua empresa!

    Ler artigo
  • O poder da liderança autêntica
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    O poder da liderança autêntica

    É indiscutível a importância da liderança autêntica e seu forte papel nas empresas. Conheça 5 qualidades de um líder autêntico!

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos