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Os 4 E´s do Empreendedorismo

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Felipe Agnello
09/09/2014

Independente de ter uma boa e criativa ideia de empreendimento, há diversos outros fatores que influenciam diretamente no sucesso de seu negócio. Raramente uma empresa se dá bem apenas produzindo e esperando uma resposta dos seus consumidores, é preciso ir além disso, ir lá fora e mostrar as pessoas que seu produto existe e veio para ficar.

Há quatro pontos bastante importantes dentro desse cenário, que podem te ajudar a sobressair e obter o sucesso da sua empresa. Confira!

Exposição

 

O marketing traz oportunidades, é importante identificar o comportamento dos consumidores e oferecer conselhos a eles, mostrar que você existe e expor a sua marca. Por exemplo, se você tem uma fábrica de tintas, conheça os vendedores do varejo local, visite as lojas de tintas na sua região e frequente essas lojas com regularidade, mostre as vantagens de seu produto. Como se você fosse um amigo ajudando na escolha de um produto na gôndola do mercado.

Experiência

Depois de se expor, vem a experiência de lidar com diversos grupos de pessoas e gerenciar suas expectativas. Nunca se esqueça de que os relacionamentos fazem o mundo girar. Outras fontes de experiência são as instituições de ensino. Muitas escolas executivas oferecem aulas sobre empreendedorismo para educar os alunos sobre quais erros devem evitar.

 

Expert Geral

No mundo hiper-conectado que vivemos, especializar-se em só uma base de conhecimento específico não é suficiente. Na verdade, é limitante, porque a taxa de mudança é tão rápida que o que você definiu-se como um especialista hoje, pode ser classificado como obseleto amanhã. Em vez disso, o que é necessário hoje são generalistas - pessoas que não apenas se adaptam às mudanças, mas antecipam revoluções do mercado. Conhecimento generalista implica além de muito conhecimento as competências práticas, tais como a agilidade de aprendizado, superação, visão e aptidão para a resolução de problemas. Quanto mais você aprende, mais você se abre para as oportunidades.

 

Estimar

É preciso estimar o empreendimento nos dois sentidos da palavra. Primeiro no sentido de apreciar o negócio. Segundo no sentido de ter opiniões sobre o empreendimento, mesmo sem certezas. O poder de estimar e prever resultados de cada tomada de decisão é baseado em julgamentos passados, em conhecimento e vivência adquirida na vida profissional. Para ser um empresário excepcional requer ser um eterno estudante dos possíveis cenários, estimar resultados o tempo todo. Você nunca sabe quando um problema ou oportunidade vai aparecer. O importante é saber os detalhes circustanciais de cada tomada de decisão, estabelecendo um senso crítico que auxilie nas futuras escolhas.

 
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