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Novo Marketing: As 10 Dicas de Kotler

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Felipe Agnello
09/09/2014

No início do mês de Setembro, o pai do marketing moderno, Philip Kotler, participou de um evento em São Paulo palestrando sobre os novos desafios do marketing. Kotler indicou os caminhos que as empresas devem trilhar para obter sucesso no atual cenário, dando 10 dicas indispensáveis.

Kotler já possui mais de 50 livros sobre o tema e é um dos profissionais mais respeitados da área do marketing, sendo referência de estudo ao redor do globo. Já prestou consultoria a grandes empresas, inclusive IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Electric, Honeywell e Motorola - nas áreas de estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional. O pessoal da AdNews foi até o evento e fez um registro sobre os ensinamentos de Kotler, dá uma olhada nas dicas que ele preparou!

 

10 Dicas de Kotler

Kotler comenta sobre a diferença entre o marketing tradicional 1.0 e o novo marketing 2.0. No primeiro convencia-se o consumidor que se produto era o ideal, no entanto com tamanha concorrência isso já não funciona mais. É preciso engajar o consumidor, conquistar o coração deles. "No 2.0 você não compra mais pelo que sua mente diz, mas por sua emoção", explica Kotler. Entretanto, o professor analisa que o futuro será das empresas que aderirem ao Marketing 3.0.

"Pense no consumidor não em termos de alguém que vai comprar seu produto, mas alguém que deseja que o mundo seja um lugar bom para viver. O que você está fazendo para mostrar a ele que se importa?", perguntou o pai do marketing à plateia repleta de profissionais de marketing.


 

10 Dicas de Kotler

Kotler comenta sobre como as pessoas possuem computadores em seus bolsos e tomam decisões de acordo com o que pesquisam nesses dispositivos. "Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia", afirma Kotler.

Agora os consumidores pesquisam, perguntam e estudam antes de efetuar uma compra. "Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela te dizia naquele comercial de 30 segundos", relembra o professor. Isto sem falar nas próprias compras via dispositivos móveis.


 

10 Dicas de Kotler

Para despertar a emoção dos consumidores e tocar seus espíritos, o pai do marketing afirma: "Faça uma boa história".  É preciso ressaltar o motivo que faz de seu produto melhor que os da concorrência. Kotler dá como exemplo: a marca de frangos Perdue Chicken.

Nos EUA, todos compram esta marca porque Frank Perdue, o fundador, amava os frangos e os tratava de maneira diferente, sem processos maléficos aos animais, o que deixava a carne da empresa mais macia. "Há uma história com a marca, uma história que te toca enquanto os competidores estão apenas dizendo 'nós vendemos frango'", explica Kotler.


 

10 Dicas de Kotler

Kotler ressalta a importância do Brasil para os negócios na América Latina. Segundo o professor, a globalização afeta o Brasil, pois muitos produtos estão vindo de fora com preços mais baixos e competindo com os daqui. Para contornar isso, ele comenta sobre a importância de trabalhar com os países vizinhos. Ele acredita que o Brasil deve ajudar outros países e expandir suas marcas para toda a América Latina. Obviamente, ainda pode-se vender produtos na Europa e na Ásia, mas o consumidor natural está mais próximo. "É o seu [país] vizinho", explica Kotler.


 

10 Dicas de Kotler

Kotler defende um pensamento disruptivo nas empresas. É preciso refletir: o que ameaça sua empresa? E então pensar em soluções neste foco. "Uma companhia não sobrevive se não mudar", afirma Kotler. Citando seu livro Lateral Marketing, Kotler afirma que quanto mais inovador for o negócio criado, mais lucrativo ele será. O professor exemplificou mostrando o caso das bonecas para meninas. Nos anos 50, enquanto o mercado estava infestado com bonecas de bebês para as meninas brincarem de mamãe, uma empresa resolveu inovar e criou a Barbie.


 

10 Dicas de Kotler

Mais importante que apenas vender é criar uma relação. Nas palavras de Kotler, "um caso de amor com seu consumidor". "Nos dias de hoje apenas vender é estupidez. Seu trabalho não é produzir uma venda, mas criar posse do consumidor". É preciso mostrar para os consumidores que a marca está crescendo junto a eles. "Mudamos do marketing de transação para o marketing de relacionamento", comenta. "Mais e mais empresas estão focando em fazer mais pelo consumidor", conclui.


 

10 Dicas de Kotler

A presença online é essencial e tende a aumentar. Kotler acredita que no futuro, as verbas de mídia ficarão divididas entre 50% no digital e 50% nas chamadas velhas mídias. "É preciso criar sinergia. As velhas mídias e as novas trabalham juntas", explica.  Numa rápida pesquisa feita com a ajuda da plateia do evento, o professor mostrou que 93% dos presentes disseram pesquisar online antes de comprar algo. Se sua marca não está falando dela na web, pode acreditar: alguém já está fazendo isso por ela.


 

10 Dicas de Kotler

Kotler acredita que o design do produto é uma parte fundamental. Citou como exemplo a Harley-Davidson. A marca também desenvolve relógios, jaquetas e até barbas para quem quiser incorporar o estilo Harley. "Eu respeito mais as empresas que dizem ter um VP de Design" afirma Kotler.


 

10 Dicas de Kotler

Kotler acredita que os profissionais da área acabam negligenciando o marketing B2B e da parte de serviços. "Só falamos de produtos físicos", esclarece. Ele citou o case da Intel como exemplo. Com a campanha "Intel Inside", a marca praticamente obriga os fabricantes de computadores a colocarem seu chip nas máquinas. O êxito da Intel foi criar e ressaltar com o marketing este "ingrediente" mágico que faz seu processador melhor que os outros. Agora imagine quantas empresas B2B não fabricam "produtos invisíveis" e que, se tivessem uma campanha de marketing agressiva, poderiam virar uma nova Intel?


 

10 Dicas de Kotler

Kotler acredita que possuir uma loja física nos dias de hoje exige repensar. É preciso alinhar a logística para envolver compras online, "Não quer dizer que as lojas físicas vão desaparecer, mas elas irão precisar achar uma razão mais convincente para existirem" afirma. A Amazon foi citada como exemplo do pai do marketing.


Via www.adnews.com.br/

 
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