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Marketing de Conteúdo: Terceirizar ou montar uma equipe?

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Felipe Agnello
07/10/2014

O marketing de conteúdo tem se mostrado cada vez mais sólido como uma importante ferramenta para engajar consumidores. Pesquisas norte-americanas revelam que 67% dos consumidores afirmam que conteúdo customizado pela marca ajuda a levar a melhores decisões de compra. Além disso, o marketing de conteúdo pode custar até 62% menos que as ferramentas do marketing tradicional, e gerar três vezes mais leads (contato de de uma pessoa interessada em algum produto/serviço). Resumindo, essa é a hora das empresas investirem em conteúdo, principalmente, em mídias digitais.

Tudo bem, o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta, mas como produzir conteúdo de qualidade? A Kapost realizou uma pesquisa que identificou que 42% dos marketeiros acreditam que a falta de recursos humanos é a principal barreira desse ramo. Então surge a dúvida, terceirizar ou montar uma equipe? Indo direto ao ponto financeiro e falando em números, veja uma superficial simulação do custo para contratar uma equipe de marketing de conteúdo para sua empresa:

Redator
Dependendo da experiência, um escritor para seu conteúdo receberia um salário de R$1.500,00 a R$3.400,00.

Designer Gráfico
Dependendo também da experiência do profissional, um designer, para dar cara ao conteúdo receberia um salário de R$1.600,00 a R$3.600,00.

Desenvolvedor Web
O salário de um desenvolvedor para web custa entre R$1.800,00 e R$4.000,00.

Para contar com uma equipe de três funcionários responsáveis pelo conteúdo, uma empresa investiria aproximadamente R$7.000,00 mensais, além do desafio de encontrar os recursos humanos ideais para o trabalho. Esse valor só em salários, sem contar os encargos trabalhistas, benefícios, custos de veiculação e produção, etc. Se sua empresa possui budget para isso, com certeza é o caminho certo, você terá o poder de alterar projetos em tempo real, mantendo a voz da marca e a qualidade sob supervisão. Mas, se esses números estão fora do seu orçamento, terceirizar a criação de conteúdo é a resposta para sua empresa.

A criação de conteúdo terceirizada permite acesso, muitas vezes, a um maior número de talentos criativos, profissionais que estão acostumados a lidar com os processos de criação de conteúdo diariamente e pode ser uma boa alternativa, ao invés de contratar. No entanto, é preciso escolher bem na hora de contratar a empresa ou freelancer responsável. Veja algumas dicas do estrategista de marketing e mídias sociais, Derek Miller, para escolher a melhor opção:

Faça a sua diligência.
Antes de terceirizar, você deve pesquisar as empresas ou profissionais, pedir exemplos de serviços anteriores e aprender sobre o processo que usam, entre outras verificações. Se você não é competente em uma determinada área, como web design, verifique com alguém que é treinado neste campo para ajudá-lo a pesquisar as melhores opções.

Cuidado para não fazerem a sua diligência.
Se a empresa ou profissional que você está contratando não está fazendo perguntas sobre o escopo do projeto e coletando informações sobre as especificações de seu produto/serviço, certamente ela vai deixar de atender às suas expectativas. Verifique se a empresa que vai cuidar do conteúdo se interessa por diversos pontos da empresa.

Qual é a política de garantia de qualidade?
Se você decidir usar um freelancer, geralmente eles não possuem quaisquer estipulação associada à qualidade. No entanto, a maioria das agências irá fornecer-lhe uma política de garantia.

Conteúdo barato geralmente resulta em qualidade barata.
O conteúdo de alta qualidade tem um preço. Mesmo assim, você ainda pode encontrar preços bons. Você só precisa se certificar de que eles entendem o projeto e suas expectativas antes de fornecer uma cotação para o serviço.

Em resumo, se sua empresa possui budget para montar uma equipe interna, vá em frente em contrate. Mas se os valores estiverem muito altos para sua organização, terceirizar é o caminho! 


Via kapost.com

 

 
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