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Marketing de Conteúdo: Terceirizar ou montar uma equipe?

O marketing de conteúdo tem se mostrado cada vez mais sólido como uma importante ferramenta para engajar consumidores. Pesquisas norte-americanas revelam que 67% dos consumidores afirmam que conteúdo customizado pela marca ajuda a levar a melhores decisões de compra. Além disso, o marketing de conteúdo pode custar até 62% menos que as ferramentas do marketing tradicional, e gerar três vezes mais leads (contato de de uma pessoa interessada em algum produto/serviço). Resumindo, essa é a hora das empresas investirem em conteúdo, principalmente, em mídias digitais.

Tudo bem, o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta, mas como produzir conteúdo de qualidade? A Kapost realizou uma pesquisa que identificou que 42% dos marketeiros acreditam que a falta de recursos humanos é a principal barreira desse ramo. Então surge a dúvida, terceirizar ou montar uma equipe? Indo direto ao ponto financeiro e falando em números, veja uma superficial simulação do custo para contratar uma equipe de marketing de conteúdo para sua empresa:

RedatorDependendo da experiência, um escritor para seu conteúdo receberia um salário de R$1.500,00 a R$3.400,00.

Designer GráficoDependendo também da experiência do profissional, um designer, para dar cara ao conteúdo receberia um salário de R$1.600,00 a R$3.600,00.

Desenvolvedor WebO salário de um desenvolvedor para web custa entre R$1.800,00 e R$4.000,00.

Para contar com uma equipe de três funcionários responsáveis pelo conteúdo, uma empresa investiria aproximadamente R$7.000,00 mensais, além do desafio de encontrar os recursos humanos ideais para o trabalho. Esse valor só em salários, sem contar os encargos trabalhistas, benefícios, custos de veiculação e produção, etc. Se sua empresa possui budget para isso, com certeza é o caminho certo, você terá o poder de alterar projetos em tempo real, mantendo a voz da marca e a qualidade sob supervisão. Mas, se esses números estão fora do seu orçamento, terceirizar a criação de conteúdo é a resposta para sua empresa.

A criação de conteúdo terceirizada permite acesso, muitas vezes, a um maior número de talentos criativos, profissionais que estão acostumados a lidar com os processos de criação de conteúdo diariamente e pode ser uma boa alternativa, ao invés de contratar. No entanto, é preciso escolher bem na hora de contratar a empresa ou freelancer responsável. Veja algumas dicas do estrategista de marketing e mídias sociais, Derek Miller, para escolher a melhor opção:

Faça a sua diligência.Antes de terceirizar, você deve pesquisar as empresas ou profissionais, pedir exemplos de serviços anteriores e aprender sobre o processo que usam, entre outras verificações. Se você não é competente em uma determinada área, como web design, verifique com alguém que é treinado neste campo para ajudá-lo a pesquisar as melhores opções.

Cuidado para não fazerem a sua diligência.Se a empresa ou profissional que você está contratando não está fazendo perguntas sobre o escopo do projeto e coletando informações sobre as especificações de seu produto/serviço, certamente ela vai deixar de atender às suas expectativas. Verifique se a empresa que vai cuidar do conteúdo se interessa por diversos pontos da empresa.

Qual é a política de garantia de qualidade?Se você decidir usar um freelancer, geralmente eles não possuem quaisquer estipulação associada à qualidade. No entanto, a maioria das agências irá fornecer-lhe uma política de garantia.

Conteúdo barato geralmente resulta em qualidade barata.O conteúdo de alta qualidade tem um preço. Mesmo assim, você ainda pode encontrar preços bons. Você só precisa se certificar de que eles entendem o projeto e suas expectativas antes de fornecer uma cotação para o serviço.

Em resumo, se sua empresa possui budget para montar uma equipe interna, vá em frente em contrate. Mas se os valores estiverem muito altos para sua organização, terceirizar é o caminho! 

Via kapost.com

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Veja uma superficial simulação do custo para contratar uma equipe de marketing de conteúdo para sua empresa!

Marketing, Conteúdo, Dicas, Simulação, Equipe, Marketing de Conteúdo

07/10/2014

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