• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Compartilhe:

Conheça a Importância da Gestão em Saúde Pública

Seja no sistema público ou privado, um gestor de saúde precisa estar apto a desenvolver várias atribuições importantes, que no final contribuem exclusivamente para a necessidade e satisfação dos usuários.

Especialmente quando falamos em saúde pública, a preocupação é ainda maior, já que a demanda de atendimento cresce exponencialmente. Gerenciar gastos, materiais, processos e manter uma supervisão rigorosa de ações é essencial para contribuir com o desenvolvimento social e a qualidade de vida.

Você verá a seguir o que é gestão de saúde pública e a importância de um bom gestor na área da saúde pública e verá também quais são as oportunidades de mercado para esta área de atuação. Confira!

O que pensamos da saúde pública


Quando falamos em saúde pública, a primeira imagem que pode vir à cabeça do brasileiro é a de hospitais cheios e com longas filas de espera. Porém, por mais que este seja um dos desafios que o país precisa aceitar para que assim melhore a qualidade dos atendimentos, devemos destacar que o programa de saúde pública no Brasil é o maior do mundo, integralmente gratuito e com abrangência no país inteiro.

Gestão em saúde pública e a sua importância 


A gestão em saúde pública tem como função administrar projetos e ações da área da saúde e no setor público. Os gestores dessa área têm como algumas de suas funções o gerenciamento de gastos, a organização de processos e a supervisão de todos os núcleos de colaboradores.   

A gestão em saúde pública, independente do país, possui uma importância estratégica, pois dela dependem milhões de pessoas, carentes ou não. Por isso, para uma boa gestão, é necessário organização extrema, zelo pelo dinheiro público, otimização de tempo e produtividade, além de uma correta capacitação das equipes que fazem parte do sistema.

Estes são alguns dos pré-requisitos necessários para uma boa gestão, que poderá assim, por exemplo, coordenar um grande programa nacional, estadual ou municipal de vacinação pública e gratuita, poderá programar um bom sistema de agendamento de consultas, ou buscar novas tecnologias para melhorar o desempenho, seja através de softwares, aplicativos, ou de banco de dados que visem aperfeiçoar o sistema.

A gestão na área da saúde pública visa também buscar novas formas de financiamento, haja vista o subfinanciamento que existe no setor há décadas. Outra forma de boa gestão é conseguir modernizar as estruturas de saúde pública, defasadas no geral, otimizando a dinâmica de trabalho, a divisão de funções, a organização dos empreendimentos e capacitando cada vez mais as equipes envolvidas.

Um bom programa de saúde pública traz como resultado uma população saudável, com acesso ao sistema, e com um atendimento digno e eficiente. O gestor de saúde pública carrega este princípio com ele desde o início dos estudos que realiza para se adequar às necessidades da área.

O Perfil de Um Gestor de Saúde


A Gestão em Saúde envolve um processo administrativo complexo com uma gestão estratégica, a fim de alcançar metas e objetivos através de um planejamento conciso.

Dentre outras características e requisitos, um bom gestor de saúde precisa desenvolver e monitorar planos de ação, analisar recursos, elaborar políticas que auditem a viabilidade dos planos de ação, gerenciar custos em saúde e gerenciar serviços em saúde.

Além disso, o gestor precisa ainda ter amplo conhecimento em gestão de pessoas, que é um importante fator para alcançar determinados objetivos. O gestor precisa ser responsável pelo trabalho em equipe, pela organização, por compartilhar responsabilidades e delegar funções focadas na eficiência e eficácia do atendimento público de saúde.

Oportunidades de Mercado 


O setor de saúde pública anda carente de profissionais qualificados para atuar nos mais variados segmentos. Segundo pesquisas da OMS, atualmente existem apenas 0,99 profissionais de saúde para cada mil habitantes, um número bastante inferior para entregar a eficiência requerida no atendimento da saúde pública.

Sendo assim, podemos perceber que o setor de saúde necessita desesperadamente de profissionais capacitados e treinados principalmente na área de gestão. E para quem quer alavancar o sucesso em uma carreira pública, a Gestão em Saúde traz excelentes oportunidades de crescimento.

Os problemas do setor público de saúde 

Como já dissemos, a capacitação de profissionais qualificados é ainda um dos grandes problemas do setor público na área da saúde. Para uma boa gestão de saúde pública é necessário um quadro altamente capacitado, para lidar com problemas típicos do setor, como a falta de verbas e a demanda muito grande de usuários.

Se há uma evidente falta de verbas no setor, se torna ainda mais importante uma boa gestão financeira, o que vem se mostrando como um dos grandes problemas e desafios do setor público na área da saúde. Uma má gestão que desperdiça o pouco dinheiro que tem é tudo que um empreendimento público na área de saúde não precisa.

Pouca capacitação e má gestão financeira trazem como consequências problemas ainda mais aparentes e dramáticos, como, por exemplo, a falta de leitos, o longo tempo de espera, seja no sistema de regulação, seja em filas presenciais de atendimentos, e o atendimento aquém do minimamente digno e humanizado.

Facilitar o acesso aos atendimentos e aos serviços de saúde é também um dos principais desafios da gestão na área pública, pois a dificuldade encontrada para conseguir marcar uma consulta com um especialista, por exemplo, é tão grande que acaba obrigando muitos usuários a buscarem planos de saúde pagos, e se isso acontece é porque a gestão de saúde pública falhou.

Assim, é trabalho do gestor promover em sua equipe atendimento humanizado para a demanda que utiliza o serviço. Além disso, é preponderante que o gestor se qualifique de tal forma que conheça os problemas socioculturais daquele meio em que trabalha. Se capacitar cada vez mais é imperativo, e hoje em dia temos cursos e mais cursos com este objetivo.

E para isso, é importante investir em um Curso Superior de especialização focado na qualidade e ampla gama de conhecimentos técnicos.

Como ser um especialista na área de Gestão em Saúde Pública? 


É necessário antes listar aqui as habilidades exigidas ao profissional de gestão na área de saúde pública. 

Um dos consensos é que este profissional tenha a capacidade de analisar dados, para que desta forma consiga formular ações baseadas em fatos, e não em achismos. Para isso, é de fundamental importância também que ele seja técnico, conheça a área da saúde, e seja capacitado em conhecimentos diversos, como finanças, administração pública, científica, além de questões bem específicas do universo médico.

O gestor da área de saúde precisa ser um líder, e tal como todo bom líder, ele precisa ser proativo, ter empatia, saber escutar a sua equipe, fornecer confiança para que a sua equipe o auxilie na promoção de ações produtivas; precisa ter inteligência, sobretudo emocional, já que o ambiente em que trabalha o profissional de gestão em saúde pública é dos mais sensíveis que existe.

O gestor de saúde pública precisa, antes de qualquer coisa, ter atitude, e conseguir resolver problemas, ou antecipá-los, ao invés de reclamar. Precisa saber lidar com as deficiências do sistema público, e ainda assim oferecer um atendimento digno e humanizado para quem precisar. 

Onde se capacitar? 


A gestão anda junto com praticidade, eficiência e geração de resultados. Desta maneira, fazer um MBA em Gestão de Saúde da FGV, sem dúvidas é a sua melhor escolha, já que você estará optando por uma das Instituições mais renomadas e respeitadas do país.

O programa MBA em Gestão de Saúde da FGV visa proporcionar ao profissional ferramentas e conhecimentos práticos para agir estrategicamente e desenvolver planos de ação para driblar os principais desafios de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde pública e privada.

Conheça a metodologia de altíssima qualidade da FGV através de uma aula experimental da Trecsson Business, você está convidado a conhecer e comprovar nosso sistema de ensino focado na qualidade e eficácia de conhecimentos.

Inscreva-se agora mesmo no MBA em Gestão de Saúde em Maringá ou Dourados e garanta um futuro de sucesso. Estaremos te esperando para juntos construirmos um futuro melhor para todos!

Mas se você está se perguntando "qual a importância do MBA nos dias atuais", dê uma olhada nesse artigo que preparamos sobre esse assunto!


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

O processo administrativo complexo que envolve a Gestão em saúde, torna-o uma grande oportunidade para quem deseja entrar na área. Confira tudo sobre o assunto

gestão em saúde

31/07/2017

https://www.trecsson.com.br/files/blog/9fd81843ad7f202f26c1a174c7357585/desktop_0905458770.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/cursos/conheca-a-importancia-da-gestao-em-saude-publica