• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Como construir confiança com os colaboradores

Para a sobrevivência de uma empresa em um mercado tão concorrido é essencial que haja confiança entre os colaboradores. É a melhor maneira com que a produtividade pode aumentar, com um ambiente confiável e livre de atritos. Os gestores e líderes são também responsáveis pelo que proporcionam e estimulam dentro de uma empresa quanto a relação de seus colaboradores, estabelecendo laços entre eles.

O consultor americano Stephen M. R. Covey, autor do livro ?O Poder da Confiança? e um dos maiores especialistas do mundo em confiança no ambiente corporativo, comenta: ?O primeiro passo para criar confiança em alguém é começar com você mesmo, criando autoconfiança. Pergunte-se: eu confio em mim mesmo? Então,você tem de focar em criar e cumprir compromissos com você mesmo. A autoconfiança precede confiança nos outros. Uma vez iniciado isso, você constrói confiança nos outros. A chave para isso é criar compromissos com os outros e cumpri-los. Fazer um outro compromisso. E cumpri-lo. Fazer outro compromisso, e cumpri-lo.

Repita esse processo. Faça e cumpra compromissos. E repetindo isso sempre, fazendo isso, você constrói confiança rapidamente. Faça o que você diz que vai fazer. Fazendo isso, a confiança aumenta. Mas se você se comprometer e não cumprir, a confiança diminui. Então, você pode construir isso rápido ou destruir rápido se você quebrar e não cumprir seus compromissos. Fazendo isso, você terá confiança em seus relacionamentos, em seus clientes. Quando você faz o que disse que ia fazer, a confiança aumenta?.

Sem dúvida, esse é um dos pontos mais importantes para se conquistar a confiança, seja de clientes ou de colaboradores. Cumprir com o que promete. Mas existem alguns outros detalhes que ajudam a compor um adequado nível de confiança no ambiente de trabalho e são essenciais para gestores e líderes. Confira!

PERTENCER E CONECTARSe as pessoas sentem-se excluídas do ambiente de trabalho, elas tendem a sentir-se ameaçadas e isso pode afetar a saúde e bem-estar. É importante que os indivíduos sintam-se conectados ao time.

SIGNIFICÂNCIA E POSIÇÃOPessoas estão sempre avaliando seus desempenhos e que contribuição estão fazendo na organização. Se as pessoas não sentem-se valorizadas, podem sentir-se ameaçadas, o que irá impactar negativamente a performance.

APRENDER E DESAFIARTrabalhadores precisam aprender sempre, para que possam adaptar-se ao moderno e cheio de mudanças ambiente de trabalho. Pesquisas indicam que colaboradores que sentem desafiados são mais produtivos.

SEGURANÇA E CERTEZASe colaboradores não estão suas posições certas, eles podem se sentir ameaçados, o que causará um efeito negativo na performance e produtividade.

VOZ E RECONHECIMENTOAs pessoas precisam ser encorajadas a exporem seus pontos de vistas, para que sintam que suas contribuições são reconhecidas e apreciadas.

JUSTIÇAÉ essencial que uma organização trate seus funcionários com justiça e consistência. Se colaboradores sentem-se tratados de forma diferente que os demais, pode causar altos níves de estresse e produtividade baixa.

ESCOLHA E AUTONOMIADar aos trabalhadores um grau de controle e deixá-los fazerem suas escolhas pode ajudar a balancear a vida em casa e no trabalho, ajudando a performance.

PROPÓSITOSe colaboradores possuem um senso claro de propósito e estão conscientes de suas contribuições para a organização, há mais chances da equipe ser engajada e produtiva.

 Via http://escoladecriatividade.com.br/

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Confira dicas que ajudam a compor um adequado nível de confiança no ambiente de trabalho e são essenciais para gestores e líderes.

Gestores, Líderes, Confiança, Colaboradores, Trabalho

11/07/2014

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/pessoas/como-construir-confianca-com-os-colaboradores